Friday, July 21, 2017

SAÚDE – SECRETARIA LANÇA PROGRAMA PARA DETECTAR LEISHMANIOSE Featured

Julho 05 2017

A Prefeitura de Mauriti está intensificando as ações de combate à leishmaniose, conhecida popularmente como calazar. Os agentes de endemia passam por treinamentos para colaborar com a prevenção da doença infecciosa, mas não contagiosa, que atinge principalmente cachorros na zona urbana.

O diagnóstico para a doença é feito basicamente com a coleta e análise de amostras sanguíneas. O exame de sangue possui a capacidade de detectar os anticorpos específicos que combatem o protozoário. A análise clínica dos sintomas do paciente também ajudam no diagnóstico seguro.

A Secretaria Municipal de Saúde está intensificando testes para detectar a presença da doença, e lança a campanha “ SEU CÃO NÃO PODE SER UMA AMEAÇA”. Para isso está disponibilizando o teste gratuito. O criador pode solicitar o teste pelo telefone 3552-2120 ou dirigir-se até a sede da Secretaria de Saúde do Município.

Por Jose Wilton Montenegro

Coord. Setorial de Com, Social e Imprensa