Monday, June 18, 2018

AGRICULTURA – Secretário Cartaxo Lucena busca fortalecimento da pecuária leiteira Featured

Março 06 2018

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Cartaxo Lucena, esteve reunido em Fortaleza, com Henrique Girão, Gerente de Suprimentos e Política Leiteira, CBL Alimentos, Grupo Betânia e Jaguaribe. Na ocasião apresentou dados estatísticos, quantitativos e qualitativos da pecuária leiteira de Mauriti, avanços e desafios a serem enfrentados.

Cartaxo Lucena solicitou o apoio para aumentar a demanda de produção de leite no município, e recebeu de Henrique Girão o compromisso de realizar um estudo técnico de produção e projeção e que ainda no mês de março irá visitar Mauriti para “in loco” conhecer melhor a realidade de hoje e propor algum de investimento, garantiu ainda o interesse na implantação de uma unidade de recolhimento, além de dispôs-se a ajudar produtores de leite acima de 200 litros/dia com tanques de resfriamento de 1.000 litros. Girão ainda ressaltou a importância do município de Mauriti que conhece o solo mauritiense, a disponibilidade d’água do  lençol freático e o potencial para produzir diariamente 150 mil/litros/dia, que gerará emprego e renda para o município.

SEAPA

Ainda em Fortaleza o secretário Cartaxo Lucena esteve com Euvaldo Bringel, Secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Governo do Estado do Ceará  - SEAPA, onde discutiu a sobre a ampliação da área de Palma Forrageira no município, com a intenção de implantar uma unidade demonstrativa. Também conversou-se acerca da Implantação de um condomínio Florestal do Mogno Africano, o secretário garantiu a transferência de tecnologia, apoio técnico, suporte necessário e total apoio. Ficou acordado que ainda neste mês de março, o Técnico da SEAPA, Hélio Chaves, estará no município para uma capacitação de demanda junto a um grupo de agricultores familiares interessados em cultivar, podendo, inclusive, participar agricultores familiares contemplados com o Programa Irrigado na Minha Propriedade - PIMP. Na oportunidade foi solicitado alevinos a fim de repovoar os açudes e riachos do município, com a distribuição de alevinos gratuitamente. Bringel afirmou que até maio fará a distribuição com sua presença no município.

Para encerrar sua visita a Fortaleza o Secretário Cartaxo Lucena, visitou a APRECE onde se reuniu com o conterrâneo Expedito Nascimento, representante da Confederação Nacional dos Municípios - CNM e Consultor da Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará - APRECE. Na oportunidade discutiu sobre as políticas públicas municipais no âmbito agrário. Onde recebeu de Expedito Nascimento a garantia de total apoio ao município de Mauriti.

colaboração SEAMA

Last modified on Março 06 2018