Tuesday, May 22, 2018

AGRICULTURA: Secretaria busca fortalecimento e culturas alternativas para o município. Featured

Maio 17 2018

Na manhã  desta quarta-feira(16), o secretário  estadual de agricultura, pesca e aquicultura, Euvaldo Bringel, visitou o município de Mauriti em encontro com o Prefeito Mano Morais (PDT), o secretário de agricultura do município, Cartaxo Lucena e alguns parceiros e agricultores. Na ocasião, foram discutidos projetos de cultura alternativas, como mogno africano e palma forrageira, como também, o fortalecimento da pecuária leiteira, visto que, Mauriti  já tem um grande potencial na área.

O secretário Euvaldo Bringel anunciou que o município de Mauriti foi contemplado com 3 módulos de Mogno Africano, sendo três hectares a serem implantados no município.

Após a reunião houve uma visita ao Condomínio Rural Valdemar de Alcântara, e em seguida, reuniram-se com a associação do sítio Curtume que, reivindicaram uma desbulhadeira, roçadeira mecânica e uma ensiladeira, visto atender as demandas dos maiores produtores de feijão e leite do município, ajudando e viabilizando  as suas produções, o secretário comprometeu - se em diligenciar junto ao Governo do Estado.

PSICULTURA

Pela tarde, com a participação do Técnico Tiago - SEAPA, visitaram a produção de alevinos do produtor, Adailton Leite, a fim de viabilizar o credenciamento e o mesmo ficar como uma unidade fornecedora para o repovoamento dos açudes públicos do nosso município e região do Cariri. O Secretário Euvaldo autorizou o repovoamento dos açudes para meados de junho. Será apresentada uma demanda de quatro açudes, Quixabinha, Gomes, Anauá  e dos Porcos e fazer o dimensionamento de acordo com a vazão dos mesmos. Na oportunidade, foi questionado também  a criação de uma oficina de piscicultura, viabilizando a piscicultura no município.

Colaboração: SEAMA

Last modified on Maio 17 2018