CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 12/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE DE MAURITI FAZ A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO O CUIDADO FARMACÊUTICO NA ATENÇÃO BÁSICA

Ação faz parte de um projeto do Programa Emulti, que consiste em promover um atendimento mais humanizado, melhor acompanhamento dos pacientes, avaliação clínica dos usuários, orientações de armazenamento de medicamentos, interações medicamentosas, entre outros cuidados.

Pensando em ajudar os pacientes a conseguir tomar corretamente os medicamentos, os Coordenadores do Emulti juntamente com as farmacêuticas da Secretaria de Saúde de Mauriti criaram caixas personalizadas que ajudam com tabelas e imagens de maneira lúdica. O objetivo é auxiliar pessoas idosas, com baixa visão, analfabetismo ou que vivem sozinhos a seguir horários, quantidade e dias.

CAIXINHA DE PAPELÃO

Segundo a secretária Evânia Furtado, "Foi desse jeito que criamos a "caixinha de papelão, do tamanho de uma caixa de sapatos, que virou um separador de remédios".

Além da caixinha de papelão com divisórias, de acordo com o número de medicamentos que cada paciente usa continuamente, os farmacêuticos usam a forma de bolinha coloridas e até desenhos específicos de comunicação visual para a paciente identificar horário e dosagem de cada remédio.

"O trabalho será também acompanhando e contará com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde, nas visitas que fazem periodicamente à casa dos nossos idosos", frisou a secretária.

#Saúde 11/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE FOI REALIZADO NA CÂMARA DOS VEREADORES A CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE

Hoje dia 11/03 foi realizado na Câmara dos Vereadores a Campanha de doação de sangue, onde a coleta externa foi de 90 candidatos, na qual totalizamos 82 voluntários, resultando em 69 doações de sangue.

#Saúde 24/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE EM AÇÃO - VISITA DOMICILIAR E EXAME DE ULTRASSONOGRAFIA EM UMA PACIENTE ACAMADA

Ontem, dia 23 de fevereiro, a ESF São Francisco realizou visita domiciliar e realizou exame de ultrassonografia em uma paciente acamada.

Garantir o acesso aos serviços de saúde tem sido o objetivo principal da gestão municipal que, com o empenho dos profissionais, tem desenvolvido um trabalho de grande relevância.

Dito isto, a Secretaria Municipal de Saúde manifesta com alegria os agradecimentos à ESF São Francisco e ao Dr. Gustavo que tornaram o acesso cada vez mais próximo daqueles que precisam de assistência em saúde.

#Saúde 09/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AÇÃO EDUCATIVA NA PRAÇA PADRE CÍCERO

Na manhã do dia 09/02/2024, A Secretária Municipal de Saúde, promoveu, uma ação educativa na praça Padre Cícero no centro da cidade, em parceria com a escola Profissionalizante Protécnica, onde foi realizado orientações preventivas contra as Arboviroses, Teste de Glicemia e Aferição da Pressão Arterial (PA), Panfletagem educativa e distribuição de preservativos.

#Saúde 02/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE DE MAURITI EM AÇÃO

Secretaria de saúde em ação a festa da Padroeira de Mauriti

A Secretaria de saúde está atuando por meio da Vigilância em Saúde realizando orientações de boas práticas de manipulação e higienização do ambiente, e distribuição de EPIs nas barracas em torno da festa da padroeira.

#Saúde 28/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SEMANA NACIONAL DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE

No último dia 21 de novembro de 2023, terça-feira, representante da Secretaria Municipal de Saúde participaram da Solenidade de Homenagem a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, no Hemocentro Regional do Crato.

Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Saúde de Mauriti foi homenageada pelo relevante papel de responsabilidade social e como parceiro do Hemoce na consecução do objetivo de educar e engajar a população regional na doação espontânea de sangue.

"É com profunda gratidão e carinho que recebemos em nome de todos os doadores mauritienses essa homenagem, pois o trabalho só tem frutos graças ao compromisso da população com a doação voluntária. Seguiremos apoiando o Hemoce em nossa cidade e motivando a população a Salvar Vidas, pois doar sangue é também a possibilidade de salvar vidas", afirmou a secretária Evânia Furtado.

#Saúde 27/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ALUSÃO AO NOVEMBRO AZUL

Aconteceu na última segunda-feira, dia 27/11/23, um momento de Educação em Saúde para os Agentes de Combate às Endemias, ministrado pela Dra. Lídia Maria, abordando a temática: Prevenção ao Câncer de Próstata, em alusão ao Novembro Azul.

#Saúde 18/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 9ª ETAPA DO PROGRAMA “VER MELHOR”

No último final de semana, durante os dias 15, 16 e 17 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Central de Marcação de Exames e da equipe do HMMSJ, realizaram 110 cirurgias de catarata e 21 pterígios.

É a saúde municipal avançando, pois ao mesmo tempo em que a estrutura física do HMMSJ está em plena reforma, as equipes continuam realizando os atendimentos de clínica médica e pediátrica de urgência e emergência, partos, cirurgias eletivas entre outros procedimentos, com o intuito de melhorar a qualidade de vida da população.

Pois, segundo a secretária Evânia Furtado, "o nosso papel, em essência, é cuidar de gente. E é isso que buscamos diuturnamente, promover o acesso aos serviços de saúde e melhorar a estrutura física dos nossos equipamentos".

#Saúde 14/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VAMOS DE ATUALIZAÇÃO DE OBRAS!

OBRA
CONCLUÍDA!

Reforma e Ampliação da Secretaria Municipal de Saúde 100% Concluída.

Ficou muito linda né gente!
Uma grande conquista para a população, espaço moderno e aconchegante para os atendimentos ainda melhor e eficiente, a Prefeitura de Mauriti melhorando a qualidade de vida de todos os Mauritiense!

Agradecemos imensamente a confiança e o apoio da população nessa jornada de transformação. É com união e determinação que podemos construir uma cidade melhor, onde os serviços públicos serão de excelência e a qualidade de vida de todos será cada vez mais elevada. Juntos, somos capazes de alcançar grandes conquistas.

#Saúde 13/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EQUIPE DA SECRETARIA DE SAÚDE DE MAURITI PARTICIPOU DA OFICINA REGIONAL PARA IMPLANTAÇÃO DAS ATIVIDADES DE VACINAÇÃO

A coordenadora da Atenção Básica de Mauriti, Samira Coelho, e coordenadora de Setor de Imunização, Isadora França, participaram hoje, 13, de uma Oficina Regional para a Implantação das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade e Processo de Microplanejamento na cidade de Juazeiro do Norte.

Um dos pilares fundamentais para garantir o cumprimento de metas é que elas sejam geradas a partir do nível local/municipal, determinando as necessidades e disponibilidade de recursos para garantir o acesso à vacinação para a população, com ampla participação de líderes e comunidade.

#Saúde 06/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREVENÇÃO E COMBATE ÀS ARBOVIROSES

A Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolveu na última quarta-feira, 06 de setembro, atividades de Prevenção e Combate às Arboviroses.

É a "Saúde em Ação" no Distrito de Palestina, em parceria com o Comitê Intersetorial de Prevenção e Combate às Arboviroses, o NUCA e os ACE's, desenvolveram ações simultâneas sobre a prevenção e o combate às arboviroses na Escola Ossian Araripe, na Escola José Acilio e na praça São Francisco com os membros do grupo de saúde "Movimente-se".
A equipe do NUCA, alguns alunos e os ACE's realizaram uma ação de orientação porta a porta sobre as Arboviroses, com também distribuíram panfletos e telas para a população.

#Saúde 06/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PALESTRA SOBRE SÍNDROME DE BURNOUT

Na tarde do dia 06 de setembro de 2023, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Direção de Vigilância em Saúde e o CAPS II, realizou a palestra com a psicóloga Pietra Oliveira Cesário para os Agentes de Combate às Endemias e os Coordenadores da Vigilância em Saúde sobre a Síndrome de Burnout.

A Síndrome de Burnout é um esgotamento físico e mental causado pelo estresse crônico no trabalho, resultando em exaustão, desmotivação e baixo desempenho. É importante buscar ajuda profissional para lidar com essa condição.

#Saúde 22/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GOVERNO DE MAURITI REINAUGURA A NOVA SEDE DA SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO

O Governo Municipal de Mauriti reinaugurou hoje, 21, a nova sede da Secretaria de Saúde do município. O prédio passou por uma grande reforma e está sendo entregue uma nova estrutura para atender a comunidade mauritiense.

A obra foi feita através da parceria da Prefeitura de Mauriti e emenda do ex deputado federal, Denis Bezerra. O valor da obra foi algo em torno de R$ 500 mil reais.

A secretária de saúde Evania Furtado falou sobre os números alcançados pela saúde do município desde o início da sua gestão em 2021 até os dias de hoje, e ressaltou a importância da reforma para melhorar ainda mais o atendimento à população que todos os dias procuram os serviços de saúde. "Nós em conversa com o amigo Missô falamos sobre as deficiências que existiam no prédio, e ele prontamente conversou com o deputado Denis Bezerra que destinou a emenda para conseguirmos entegar esta bela secretaria para todos. Aproveito para em público agradecer a todos que nos ajudam a fazer a saúde de Mauriti", destacou a secretária.

O prefeito João Paulo Furtado também agradeceu a parceria do deputado e comentou sobre todos os esforços que a gestão tem feito para entregar uma saúde de qualidade à população. "Todo mundo é conhecedor do quanto nós nos redobramos para deixar a saúde num patamar que os mauritienses merecem, não é fácil, porque todo recurso que entra ainda é pouco diante da demanda, mas acredito que com nossa boa vontade e dos nossos parceiros vamos conseguir avançar ainda mais", frisou João Paulo.

Estiveram presentes na ocasião o senhor Missô Marques, representando o deputado Denis Bezerra, o ex prefeito Isaac Júnior e os vereadores Deuzivan Silva, Roberto Simão, Rangel Cartaxo e Virgínia Reis.

#Saúde 18/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE BEBÊ PREFEITO 2023 RECEBE CHAVE DA CIDADE DE MAURITI

A Prefeitura de Mauriti através das secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde e articulação do Selo UNICEF realizaram a abertura da XI Semana do Bebê com a entrega da chave da cidade para a primeira criança nascida durante a semana, que aconteceu na última quinta-feira 17.

A pequena Sarah Nascimento nasceu de parto normal no hospital municipal, recebendo o título das mãos da primeira - dama e secretária de saúde Evania Furtado, acompanhada pelo prefeito João Paulo Furtado, e dos seus pais. O bebê prefeito simboliza o compromisso do poder público com a garantia dos direitos da primeira infância.

A Semana do Bebê está incluída no calendário de eventos municipal e compreende a realização de ciclos de palestras e ações educativas nos estabelecimentos da rede pública de ensino e postos de saúde, bem como, a divulgação de programas e serviços oferecidos às gestantes e crianças de 0 a 6 anos de idade.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social do Fundo das Nações Unidas para a Primeira Infância e uma das metas obrigatórias para o município de Mauriti receber a certificação internacional do Selo UNICEF, edição 2021-2024, tendo como objetivo tornar a primeira infância prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

#Saúde 04/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE MENTAL

A equipe do CAPS realizou ontem, 03 de julho, uma capacitação da Educação permanente em saúde mental sobre o tema Manejo da agitação psicomotora na emergência do hospital e Maternidade São José.

#Saúde 30/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DESTRUIÇÃO DE ENTORPECENTES

Na manhã de quarta-feira, 28 de junho de 2023, representantes do setor de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, acompanharam a diligência de destruição de entorpecentes.
Estiveram presentes durante o procedimento o Delegado da Polícia Civil, representantes do Ministério Público e Autoridade Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde.

#Saúde 15/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREVENÇÃO E COMBATE ÀS ARBOVIROSES

Nessa manhã, 15/06, O Comitê intersetorial das Arboviroses, em parceria com a Escola Edson Olegário, desenvolveu uma Ação coletiva no distrito do Coité, trabalhando a prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti

#Saúde 13/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CAPACITAÇÃO E ATUALIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA
#Saúde 23/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE I CONFERÊNCIA DA REGIÃO DE SAÚDE

O CESAU e a SRSUL realizaram no dia de hoje, 23 de maio de 2023, a I Conferência da Região de Saúde - Cariri, na cidade do Crato-CE.

O Município de Mauriti, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, viabilizou a participação dos delegados que foram eleitos na 11ª Conferência Municipal de Saúde.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Carlos, afirmou que: "Esse é um momento ímpar, uma vez que proporciona aos Delegados e Delegadas Eleitos(as) nas Conferências Municipais, pensaram além de suas fronteiras e discutirem a política Macro Regional de Saúde. Através da Participação Popular, visando a efetividade das ações de promoção e prevenção em saúde."

#Saúde 19/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA “VER MELHOR” DE MAURITI BATE A MARCA HISTÓRICA DE 500 CIRURGIAS DE CATARATA

A gestão de Mauriti tem muito a comemorar quando se fala nos investimentos em saúde. Prova do trabalho sério que vem sendo desenvolvido no município, o Hospital e Maternidade São José, por meio do Programa "Ver Melhor" chegou a marca histórica de 500 cirurgias de Catarata realizada na unidade hospitalar.

Os critérios são técnicos e passam pelas Unidades Básicas de Saúde no encaminhamento de exames, antes do procedimento e os mutirões foram realizados no Hospital e Maternidade São José.

O prefeito João Paulo comemorou o feito e agradeceu a toda equipe que compõe a Secretaria de Saúde do município pelo empenho. "Quando nós recebemos a prefeitura identificamos uma fila enorme de pessoas que necessitavam de procedimentos, e era de costume serem enviadas a Brejo Santo para realizar a cirurgia. Com os investimentos que estamos fazendo no Hospital de Mauriti conseguimos realizar os procedimentos na unidade e hoje comemoramos esta marca histórica, que é importante não para mim, mas para todos os mauritienses que agora podem enxergar melhor", comentou o prefeito João Paulo.

A Secretária de Saúde Evânia Furtado também falou da sua satisfação em poder estar ajudando tantas pessoas que necessitam do SUS no município. "Nosso trabalho é muito intenso, as vezes até cansativo, mas ver o quanto cada pessoa sai satisfeita com seu procedimento realizado é recompensador. Vamos trabalhar cada dia mais para elevar o nível da saúde de Mauriti. Este é o nosso compromisso!", disse a secretária.

#Saúde 20/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REPRESENTANTES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PARTICIPAM DO XX CONGRESSO DO COSEMS-CE.

O evento estadual conta com a 3ª Mostra "Ceará, aqui tem SUS", que consiste na apresentação de 70 trabalhos que foram selecionados dos mais de 200 trabalhos submetidos pelos municípios cearenses.

O município de Mauriti submeteu 02 trabalhos: VER MELHOR MAURITI: mais de 200 mauritienses voltarão a ver a vida com um novo olhar; e o Nascer Bem Mauriti: Projeto para promoção de cuidados materno-infantil do município de Mauriti.

Nota-se que o título do Ver Melhor ainda se encontra em uma perspectiva de futuro, pois quando foi pensado em 2021 tinha o intuito de atender apenas uma média de 200 pessoas. No entanto, quando a população percebeu agilidade do serviço e a facilidade do acesso, ocorreu um crescimento significativo pelo procedimento na Central de Marcação do Município. Essa busca corroborou para a realização de outros etapas com mais de 500 procedimentos realizados, ultrapassando a meta do projeto inicial e se transformando em uma ação quase que permanente.

Quanto ao Nascer Bem Mauriti, o município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem buscado fortalecer o projeto e ampliar as ações de forma permanente, viabilizando garantir o cuidado materno-infantil de forma integral.

#Saúde 03/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MOBILIZAÇÃO NO COMBATE ÀS ARBOVIROSE

O Governo Municipal convida toda a população para participar de uma mobilização no combate às Arbovirose que acontecerá no bairro Barrosão.

Será nesta terça - feira (4), a partir das 8 horas.

A concentração será no PSF Bela Vista.

Não deixe de participar!

#Saúde 10/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REUNIÃO AMPLIADA E PREMIAÇÃO DOS INDICADORES DO PREVINE BRASIL

Na tarde de ontem, 09 de março, a Secretaria Municipal de Saúde de Mauriti fez uma reunião com os trabalhadores das equipes de Saúde da Família e logo depois suas premiações dos indicadores do Previne Brasil.

#Saúde 09/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE RESULTADOS DOS INDICADORES E AS AÇÕES ESTRATÉGICAS

Na manhã de ontem, 08 de março, a Secretaria Municipal de Saúde de Mauriti recebeu a equipe técnica da Área Descentralizada de Saúde de Brejo Santo.

Na oportunidade, os coordenadores da SMS apresentaram os resultados dos indicadores e as ações estratégicas que foram desenvolvidas durante os anos de 2021 e 2022.

#Saúde 03/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MARÇO LILÁS - MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE AO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO

O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher. A campanha Março Lilás tem como objetivo, conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino.

O câncer de colo de útero, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor mo mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

È causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

A importância da conscientização sobre este tipo de câncer, é que na grande maioria das vezes ele pode ser evitado.

#Saúde 02/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE FIBROMIALGIA! SAIBA COMO SOLICITAR A SUA CARTEIRINHA.

Lei Municipal nº 1563/2019

FIBROMIALGIA

Saiba como solicitar a sua carteirinha!

Dirija-se a Secretaria Municipal de Saúde e solicite a sua carteirinha com as cópias dos seguintes documentos:

- RG;

- CPF;

Cartão do SUS atualizado;

- Laudo médico especificando o diagnóstico de fibromialgia;

- Comprovante de residência atualizado;

- 2 fotos 3x4 recentes.

#Saúde 18/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE EM AÇÃO!

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos seus serviços e setores, tem buscado desenvolver ações educativas importantes para o período de Carnaval.

Na manhã de hoje, 18 de fevereiro, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu uma ação educativa na praça Padre Cícero com os seguintes serviços:
? Teste rápido de Sífilis;
? Verificação de Pressão Arterial;
? Oferta de preservativos;
? Orientações de prevenção contra IST's.

#Saúde 17/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE EM AÇÃO!



A Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos seus serviços e setores, tem buscado desenvolver ações educativas importantes para o período Carnaval.

Neste sentido, a equipe da Vigilância Sanitária vem realizando visitas aos estabelecimentos comerciais como: churrascarias, restaurantes e bares, como também as casas noturnas.

Realizou ainda orientação aos responsáveis por blocos carnavalescos.

Buscou-se, portanto, orientar sobre a proibição da comercialização e consumo de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, como também, orientações sobre educação em saúde quanto à importância do uso de preservativos e distribuição dos mesmos.

#Saúde 14/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NOVO NÚMERO DA OUVIDORIA DA SAÚDE

A Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde é o canal de comunicação à sua disposição. Ao ouvir você nosso principal objetivo é garantir a melhoria constante dos serviços prestados aos cidadãos.

Fiquem a vontade para
registrar solicitações, elogios, sugestões, informações, reclamações e denúncias sobre os Serviços de Saúde.

Número e Email da Ouvidoria da Saúde (88) 9.9350-2170
Email: ouvidoriasaude@mauriti.ce.gov.br

#Saúde 14/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

No dia de ontem, a articuladora do Selo UNICEF e a enfermeira Tainá Maranhão participaram do programa de rádio, para fazer uma explanação sobre o tema prevenção da Gravidez na adolescência. Ainda durante o programa foi divulgada a programação semanal sobre a temática que será abordado nas escolas durante toda a semana.

#Saúde 09/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE DE MAURITI ESTÁ REALIZANDO AULAS DE AERÓBICA NA ACADEMIA DA SAÚDE

A Secretaria de saúde de Mauriti tem buscado incentivar as pessoas as boas práticas de atividades físicas como condição para melhorar a saúde. Para isso, a atual gestão reabriu a Academia da Saúde e está ofertando aulas de aeróbica duas vezes por semana para os munícipes.

Ao todo já são mais de 100 alunos inscritos e a intenção da secretária Evania Furtado é que em breve novas modalidades estejam também em funcionamento no equipamento.

#Saúde 08/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE A SAÚDE DE MAURITI NÃO PARA!

Ontem, 07 de fevereiro, a coordenação de Vigilância em Saúde reuniu-se com as coordenações das Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Ambiental com o intuito de construir estratégias e alinhar suas práticas.
Sabe-se que o trabalho em saúde deve ser permeado pelo diálogo e o fortalecimento dos setores e serviços.

#Saúde 08/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 1ª REUNIÃO AMPLIADA DE 2023

A Equipe da Secretaria Municipal de Saúde participou na tarde de hoje, 08 de fevereiro, da 1ª Reunião Ampliada de 2023.
Os trabalhos foram iniciados pela senhora Tereza Cristina, Superintendente Regional do Cariri e Vice-presidente COSEMS Cariri.

#Saúde 27/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE AVANÇA EM MAURITI

Os serviços de atendimento em saúde primária à população de Mauriti sempre foram tratados como primordiais na gestão do prefeito João Paulo Furtado.

O programa avalia o desempenho dos municípios em relação aos serviços de atenção primária em saúde.

O desempenho confirma o bom trabalho prestado pelos profissionais da Secretaria de Saúde do município, que inclui a equipe administrativa e a equipe da atenção primária de saúde. A boa avaliação é resultado do planejamento e execução das ações junto aos serviços de saúde.

De acordo com prefeito esse é um resultado muito importante para o município. "O resultado mostra que quando a Saúde é tratada como prioridade e respeito, por uma gestão comprometida, junto com uma equipe de excelentes profissionais, os resultados aparecem. Parabéns a todos os envolvidos por este resultado. Vamos trabalhar para melhorar os índices ainda mais", declarou o prefeito.

A secretária de Saúde do município, Evania Furtado, ressaltou a importância dos trabalhos realizados e parabenizou as equipes de saúde. "Todos que compõem a equipe da saúde de Mauriti sintam-se parabenizados pelo engajamento nessa conquista. Nós que compomos a gestão municipal, sendo sensíveis a este fato, não podemos deixar de reconhecer o apoio da nossa equipe", frisou a secretária.
Sobre o Previne Brasil.

#Saúde 16/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA PRIMEIRA REFORMA GERAL DO HOSPITAL MUNICIPAL

A Prefeitura de Mauriti continua fazendo melhorias na Saúde em prol da população. Nesta quinta-feira (19), o prefeito João Paulo Furtado assinará a ordem de serviço para início da reforma e ampliação do Hospital Municipal e Maternidade São José. A solenidade acontecerá na Rua Sinval Lacerda, na frente da unidade hospitalar.

Com a assinatura da ordem de serviço, a unidade receberá pinturas interna e externa do prédio, da demarcação de estacionamento e de esquadrias, instalação de iluminação, luminárias e lâmpadas, revisão da parte hidráulica e reparos em tetos, forros, banheiros, pisos, entre outros.

"O Hospital Municipal é reconhecido pelo trabalho de qualidade que oferece aos pacientes. Com a reforma, queremos reformar e aumentar a estrutura da qual foi entregue há muitos anos à população. Tudo o que for preciso de infraestrutura da área da Saúde vamos fazer para garantir um melhor atendimento a todos que precisam da unidade", disse o prefeito João Paulo Furtado.

Com investimento de R$ 4,6 milhões, a reforma será executada pela empresa Sertanus Serviços e Locações LTDA, vencedora da licitação. O recurso é originário de parceria com o Governo do Estado e mandato do Deputado Federal José Guimarães. Os trabalhos serão fiscalizados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Além da assinatura da ordem de serviço do hospital, também foi anunciada a assinatura da ordem de serviço da Praça Dr. Cartaxo, no centro de Mauriti.

#Saúde 13/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE "PREVENÇÃO E CUIDADOS CONTRA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI"

O Comitê Intersetorial Municipal de Prevenção as Arboviroses, realizou hoje uma Ação coletiva na Secretaria de Cultura, para o público do Agro Amigo (BNB), abordando o tema: "Prevenção e cuidados contra o Mosquito Aedes Aegypti".

#Saúde 12/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA ENTREGA DE CERTIFICADO E FARDAMENTO AOS MOTORISTAS

A Secretária de Saúde, Evania Furtado, realizou hoje a entrega do certificado do Curso de Reciclagem em Legislação de Trânsito Lei 9.503/97 e todas as suas alterações e o fardamento para os motoristas da secretaria. O curso foi ministrado pelo instrutor Francisco Adelácio Coelho da Cruz - especialista em tecnologia e segurança no trânsito, instrutor crdenciado pelo DETRAN - CE, no período de 19 a 23 de dezembro.

Durante o curso os motoristas puderam aprender mais sobre legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros com ênfase de respeito ao meio ambiente, convívio social e relacionamento interpessoal, bem como, leis relacionadas ao trânsito e práticas de manobra de como evitar os acidentes.

#Saúde 05/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE O MAIS IMPORTANTE NOS EXERCÍCIOS FÍSICOS É A PRÁTICA, COMO UM BANHO QUE SE TOMA TODOS OS DIAS.



No dia 10 de Janeiro iniciaremos aulas de ginástica e aeróbica na Academia da Saúde visando melhorar o condicionamento físico da população em geral, as aulas serão ministrada pelo o profissional de educação física Mayron Jannedes. As aulas ocorrerão nas terças e quintas das 18hs às 19hs.

Locais de inscrições: Secretaria de Saúde (ao lado da panificadora de Rubens) no CAPS e Prefeitura Municipal. Você também pode se inscrever através desse link: https://forms.gle/SBkCQTuxxaAxNQHX9

Venha adquirir saúde de forma divertida!

#Saúde 03/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE O MÊS DE JANEIRO ESTÁ DIVIDIDO EM DUAS CORES: BRANCO E ROXO.

As campanhas visam mostrar a importância do diálogo, da conscientização sobre o cuidado com a saúde mental e o diagnóstico precoce da hanseníase.

Lembre-se que o cuidado e atenção são as melhores escolhas quando se trata de sua saúde! Cuide-se! Previna-se!

#Saúde 19/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CAPACITAÇÃO DOS MOTORISTAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

O objetivo da capacitação é aperfeiçoar, instruir, qualificar e atualizar condutores, habilitando-os à condução de veículos de emergência e de transporte coletivo com mais qualidade e segurança.

#Saúde 15/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO E COMBATE AS ARBOVIROSES

Comitê Intersetorial de prevenção e combate as Arboviroses, realiza última Reunião do ano vigente, para elaborar estratégias de prevenção e combate as Arboviroses para o ano seguinte.

#Saúde 01/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VISITA AOS ESTABELECIMENTOS, BARRACAS E SERVIÇOS QUE ESTÃO SENDO OFERTADOS NO ENTORNO DA MATRIZ

No início da noite de ontem, 30 de novembro de 2022, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde e da Vigilância Sanitária, realizou visita aos estabelecimentos, barracas e serviços que estão sendo ofertados no entorno da matriz.

O município celebra a 147ª Festa da Padroeira, compreendo o cenário epidemiológico a equipe realizou orientações na prevenção das Arboviroses como também os cuidados preventivos a disseminação do Covid-19.

#Saúde 29/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

A Vigilância em Saúde do Município de Mauriti reuniu-se no dia 24.11.2022 com a Coordenação de Enfermagem do HMMSJ, para apresentar os fluxos da Vigilância Epidemiológica e planejar ações de enfrentamento da COVID-19.

#Saúde 27/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MANHÃ DE CONVERSA COM AS PACIENTES QUE PASSARAM POR ATENDIMENTOS

Na manhã de hoje, 27 de outubro, o Hospital Municipal e Maternidade São José, nas pessoas de Dora Lacerda (coordenadora de enfermagem) e Anecyg Alencar (enfermeira obstétrica), realizou uma manhã de conversa com as pacientes que passaram por atendimentos. O intuito da abordagem foi dar ênfase ao Outubro Rosa, mas também de socializar sobre como realizar USG de mamas através da Central de Regulação do Município de Mauriti.

#Saúde 27/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE O COMITÊ INTERSETORIAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AS ARBOVIROSES, ESTEVE EM REUNIÃO HOJE PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS E AÇÕES

O comitê Intersetorial de prevenção e combate as Arboviroses, esteve em reunião hoje para elaboração de projetos e ações pertinentes as temáticas a serem desenvolvidas no Município.

Na ocasião, foram feitas algumas avaliação do andamento das atividades que já foram realizadas até hoje e, levando em consideração as últimas chuvas, foi pedido para intensificar as ações e evitar o aumento de casos das Arboviroses.

Foram discutidas também, as próximas ações que serão, dentro dessa perspectiva, realizadas pelo comitê, a curto, médio e longo prazo.

#Saúde 18/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NOVO BEBÊ PREFEITO RECEBE A CHAVE DA CIDADE DE MAURITI

A X Semana do Bebê de Mauriti começou com a solenidade de entrega da "chave da cidade" ao novo Bebê Prefeito eleito. A escolha se dá de acordo com o período de nascimento, é titulado como Bebê Prefeito, a primeira criança que nasce durante a Semana do Bebê. A solenidade aconteceu no hospital São José e contou com a participação do prefeito em exercício João Paulo Furtado.

Na ocasião o prefeito explicou que "ao investir na primeira infância e assegurar as crianças o direito à proteção, à saúde, à educação de qualidade e à inclusão, promove-se também a redução das desigualdades. Ano a ano a Semana do Bebê vem contribuindo para trazer resultados que impactam positivamente na vida de crianças de 0 a 6 anos", destacou João Paulo.

A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), onde se assegura os cuidados com a saúde da criança de 0 até 6 anos de idade, com objetivo de garantir seu desenvolvimento integral.

#Saúde 07/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REUNIÃO COM OS UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE FARMÁCIA DA UNIFAP

O Presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Carlos da Silva Santos, recebeu na manhã de 06/10/2022, os Universitários do Curso de Farmácia da UNIFAP: José Wayne Fernandes Batista e Vanessa Lacerda Fideles, para uma conversa sobre o Controle Social e a Gestão do SUS, no Município de Mauriti, na oportunidade o Presidente do Colegiado, destacou os relevantes serviços prestados pelos Conselheiros Municipais de Saúde no acompanhamento, fiscalização e avaliação da qualidade dos serviços prestados, durante e no pós grave crise sanitária em decorrência da COVDI-19.

Ressaltou o esforço da administração para garantir a qualidade dos serviços em toda sua plenitude, bem como, o Trabalho da Secretária Municipal de Saúde Evânia Furtado, que não só é uma gestora comprometida, mas, uma motivadora do trabalho de sua equipe, uma vez que o capital social é o bem mais importante da política de saúde.

#Saúde 20/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE UMA MATERNIDADE CADA VEZ MAIS HUMANIZADA E ACOLHEDORA

O Programa Nascer Bem Mauriti, desenvolvido no Hospital Municipal e Maternidade São José, está ampliando os cuidados com as gestantes e futuras mamães dos novos mauritienses. A promoção do cuidado não para!

O HMMSJ conta com médico obstetra, enfermeira obstetra e neonatologista, equipe multidisciplinar, além dos partos normais e as cesárias, com a aquisição de equipamentos e materiais que permitem um cuidado maior, e agora a equipe conta também com um aparelho de cardiotocografia fetal que permite monitorar e avaliar a vitalidade do bebê na barriga da mamãe.

O centro obstétrico realiza o acolhimento das gestantes com a realização da classificação de risco para a construção e condução do cuidado, pois avaliará as necessidades individuais de cada caso e possibilitará o atendimento humanizado.

#Saúde 08/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA CAPACITAÇÃO DO SETEMBRO DOURADO

A Secretaria de Saúde de Mauriti em parceria com o Hospital e Maternidade São Vicente realizou hoje uma Capacitação para Médicos, Enfermeiros e Odontólogos sobre a *Importância do diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil.*
O encontro teve como Facilitadores: Dr. Vagner Martins, Médico da Oncologia Pediátrica do Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo, e Larissa Bezerra, Assistente Social.

#Saúde 01/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESF BURITIZINHO REALIZOU NO MÊS DE AGOSTO 18 PEQUENAS CIRURGIAS EM CARÁTER AMBULATORIAL.

São procedimentos simples que podem ser realizados
nas UBS's. A Secretaria Municipal de Saúde segue
realizando ações para garantir com que a população
tenha cada vez mais acesso aos serviços ofertados
pelo SUS, um direito de todo cidadão.

#Saúde 20/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 300 PRÓTESES DENTÁRIAS

Ontem, dia 19 de agosto, sexta-feira, o município de Mauriti, por meio do Centro de Especialidades Odontológicas - CEO, chegou à marca de 300 próteses dentárias.
A Secretaria Municipal de Saúde tem buscado garantir o acesso aos serviços de saúde com qualidade atendendo às necessidades da população.
O CEO é um estabelecimento de saúde que presta serviços aos usuários do SUS que necessitam de atendimentos odontológicos especializados.

A especialidade de Prótese Dentária do CEO Municipal oferta próteses dentárias para reestabelecer estética e função, reabilitando por completo o paciente e proporcionando uma melhor qualidade de vida, desenvolvendo a estética e funcionalidade do sorriso, aumentando a autoestima estima da população.

Os pacientes que precisam desse procedimento devem procuram as Unidades Básicas de Saúde e, após realizar o tratamento básico, são encaminhandos ao CEO municipal para a reabilitação com a Prótese Dentária.

Depois de alguns anos parado, o serviço foi reaberto no dia 22 de outubro de 2021. Assim, totalizamos a entrega de mais 300 próteses.

O Laboratório de Prótese Dentária desenvolve atividades voltadas para a atenção integrada à saúde, desde a primeira consulta, moldagem, prova de cera e entrega da mesma. Os atendimentos acontecem a cada sexta-feira.

#Saúde 19/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INFORMATIZAÇÃO DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

O município de Mauriti concluiu hoje a informatização das Unidades Básicas de Saúde e implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão e-SUS APS nas 21 Equipes de Saúde da Família do município.
Com a implantação do sistema todos os atendimentos de médicos (as), enfermeiros (as) e auxiliares/técnicos (as) de enfermagem serão realizados de forma online e as informações serão enviadas para o Ministério da Saúde automaticamente, visando a melhoria dos indicadores de saúde e a qualificação da gestão da informação dos dados da Atenção Primária à Saúde.

#Saúde 18/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITO EM EXERCÍCIO JOÃO PAULO SE REUNIU COM MOTORISTAS DA SAÚDE

O prefeito de Mauriti se reuniu essa tarde com os motoristas da saúde, juntamente com o sindicato dos servidores. Em pauta trataram da reivindicação da categoria aonde solicita aumento salarial com base no piso nacional dos motoristas. O município apresentou uma proposta que foi favorável a classe "seguiremos dialogando com todas as categorias dos servidores públicos municipais", frisou o prefeito.

#Saúde 17/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE HOSPITAL DE MAURITI RECEBEU A DOAÇÃO DE 43 COLCHÕES DA ZENIR MÓVEIS

O Hospital Municipal de Maternidade São José recebeu na manhã de ontem (16) a doação de 43 colchões hospitalares da rede de lojas Zenir Móveis. A ação, segundo Ítalo Diogenes, que coordena o projeto, é uma iniciativa do empresário dono da rede de lojas em comemoração aos 30 anos da empresa.
O prefeito João Paulo Furtado e a secretária de saúde, Evânia Furtado, estiveram recebendo todo o material e aproveitaram o momento para agradecer a loja por esta grande parceria. "Nós ficamos extremamente gratos. Com estes colchões vamos conseguir praticamente trocar quase todos os leitos e trazer mais conforto para os nossos pacientes", agradeceu a secretária.
Ao todo, serão doados mais de 5 mil colchões para os hospitais municipais do Ceará, ou seja, pelo menos um hospital de cada município será contemplado.
O prefeito em exercício João Paulo Furtado também agradeceu ao senhor Zenir e sua empresa pelo ato de generosidade e disse que com ações como estas quem sai ganhando são os pacientes e usuários do Sistema de Saúde. "Nossa gratidão e carinho para com todos os propagadores desta belíssima campanha. Sem dúvidas ajudar os hospitais das pequenas cidades fará uma grande diferença na qualidade do serviço entregue a população, pois todos nós sabemos o quanto é difícil manter uma instituição como essa e dar todo o suporte financeiro. Nosso agradecimento de coração! ", frisou o prefeito João Paulo.

#Saúde 10/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE UBS - VILA DE FÁTIMA SE DESLOCOU ATÉ O SÍTIO ESTRELINHA PARA REALIZAR AÇÃO COM OS PACIENTES DIABÉTICOS E HIPERTENSOS

Na manhã de hoje, 10 de agosto, a equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde da Vila de Fátima - UBS se deslocou até o sítio Estrelinha para realizar ação com os pacientes diabéticos e hipertensos da comunidade.
Buscou-se, ainda, orientar sobre a importância da alimentação saudável a fim de se evitar o agravamento deste problema de saúde.

#Saúde 09/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIA DE PEQUENAS CIRURGIAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO DISTRITO DO BURITIZINHO

Ontem, dia 09 de agosto, foi dia de pequenas cirurgias na Unidade Básica de Saúde do distrito do Buritizinho. As pequenas cirurgias, que correspondem aos procedimentos cirúrgicos realizados em caráter ambulatorial, são procedimentos simples que podem ser realizados nas UBS's. A Secretaria Municipal de Saúde segue realizando ações para garantir com que a população tenha cada vez mais acesso aos serviços ofertados pelo SUS, um direito de todo cidadão.

#Saúde 03/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EQUIPE DO SELO UNICEF PARTICIPA DE ENCONTRO EM FORTALEZA

A equipe do Selo UNICEF de Mauriti participou em Fortaleza, nos dias 2 e 3 de agosto, dos "Encontros pela Educação no Selo UNICEF - Fortalecendo políticas públicas para crianças" com participação até 179 municípios cearenses.

As capacitações debateram estratégias para levar crianças e adolescentes de volta à escola e integram a agenda do Selo UNICEF, iniciativa que busca apoiar as prefeituras a assegurar os direitos de meninas e meninos.

Na capital cearense, os encontros ocorreram no Praia Centro Hotel Fortaleza / Fábrica de Negócios, e o município de Mauriti foi representado no evento pela Articuladora do Selo Unicef do Município de Mauriti, Ana Silvia Maranhão, o coordenador operacional da Busca Ativa Escolar, Getúlio Vitor e o mobilizador da educação, Victor.

#Saúde 28/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ATIVIDADE DE PROMOÇÃO EM SAÚDE COM A REALIZAÇÃO DE PALESTRA SOBRE DIABETES E HIPERTENSÃO, E A AFERIÇÃO DE PRESSÃO.

Na manhã de ontem, 27 de julho, a Unidade Básica de Saúde - UBS da Vila Nossa Senhora de Fátima promoveu uma atividade de promoção em saúde com a realização de palestra sobre diabetes e hipertensão, e a aferição de pressão.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos equipamentos de saúde, segue desenvolvendo seus trabalhos com o intuito de garantir o acesso aos serviços de saúde e a melhoria da qualidade de vida da população

#Saúde 28/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 28 DE JULHO - DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AS HEPATITES VIRAIS

Na manhã de hoje, 28 de julho - Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, na Praça da Matriz, uma ação de promoção e prevenção as hepatites virais. Na oportunidade, foram feitos testes para hepatites, aferição de pressão e vacinação contra Covid-19.

O mês de julho amarelo tem o intuito de reforçar a importância de ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

#Saúde 22/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NA MANHÃ DE ONTEM, 21 DE JULHO, SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DA SECRETARIA DE SAÚDE ESTIVERAM REUNIDOS PARA A CAPACITA

O evento aconteceu em dois locais diferentes, porém, com a mesma temática. Na sede da Secretaria de Educação, sob execução do setor de Vigilância Epidemiológica e com apoio da Atenção Básica, participaram os profissionais de nível superior da SMS (médicos, enfermeiros e fisioterapeutas) e, como palestrante, colaborou a Professora Dra. Clodis Tavares, Enfermeira, Mestra em Saúde Pública e coordenadora da Rede Universitária Nacional de Combate à Hanseníase.

Já na Câmara Municipal de Vereadores, orientados por Faustino Pinto, Coordenador Nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase - MORHAN, compareceram os Agentes Comunitários de Saúde - ACS.

#Saúde 21/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE REALIZOU O ÚLTIMO DIA DE CAPACITAÇÃO SOBRE HANSENÍASE

Na manhã de hoje, 22 de julho de 2022, a Secretaria Municipal de Saúde realizou o último dia de capacitação sobre Hanseníase e, como ato concreto de compromisso com essa causa, assinou o termo de cooperação com o O Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase.

O MORHAN é um movimento nacional que busca promover a conscientização sobre a Hanseníase e o combate à discriminação sofrida, contribuindo para eliminar a doença no Brasil. Nesse sentido, o município de Mauriti se torna o primeiro município da região a aderir a campanha "Não Esqueça da Hanseníase".

#Saúde 06/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE JULHO AMARELO MÊS DE LUTA CONTRA AS HEPATITES VIRAIS

VOCÊ SABIA?
Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o planeta, 400 milhões de pessoas estão infectadas pelos vírus da hepatite B e C.
Apenas um em cada 20 pessoas com hepatite sabe que está doente. Além disso, somente uma em cada 100 pessoas com a doença está recebendo tratamento.

O QUE É?
A doença é uma inflamação no fígado causada por vírus do tipo A, B, C e D. Os sintomas mais frequentes são febre, cansaço, mal-estar, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

PREVINA-SE
Atualmente são disponibilizados, pelo Ministério da Saúde, as vacinas contra as hepatites virais A e B. Procure um posto de saúde perto de você e verifique se você e sua família fazem parte do público-alvo para imunização.
Use preservativos em todas as relações sexuais.
Não compartilhe objetos de uso pessoal, tais como agulhas, alicates de unha e lâminas de barbear.
Exija sempre materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem, consultórios médicos, odontológicos, manicures, etc.
Lave as mãos (incluindo após usar o banheiro, trocar fraldas e antes do preparo de alimentos).
Lave bem os alimentos antes do consumo.
Além disso, o diagnóstico precoce da hepatite melhora a eficácia do tratamento. Procure uma unidade de Saúde.

#Saúde 23/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REUNIÃO DO COMITÊ MUNICIPAL INTERSETORIAL DE COMBATE AS ARBOVIROSES

Na manhã desta quinta-feira, 23 de Junho, a aconteceu a Reunião do Comitê Municipal Intersetorial de Combate as arboviroses. A secretária de Saúde reforçou a importância do trabalho intersetorial para o combate as arboviroses no Município , definindo as atribuições de cada secretaria. Participou da reunião secretaria de infraestrutura, cultura, agricultura, assistência e educação.

#Saúde 10/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA FAZ HOMENAGEM AOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

Os Agentes Comunitários de Saúde, tiveram homenagem pela passagem dos 30 anos de atuação no município de Mauriti. A solenidade aconteceu na sede da prefeitura, nesta tarde do dia 09 de junho, como uma forma de reconhecimento da gestão pelo trabalho desempenhado por todos durante todos estes anos no município.
O Agente Comunitário de Saúde (ACS), é um dos profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde e desenvolve ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades. O ACS é o profissional que realiza a integração dos serviços de saúde da atenção básica com a comunidade.
A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde.
O prefeito, João Paulo Furtado e a Secretária de Saúde, Evânia Furtado, estavam presentes ao evento, além de Samira Coelho - Coordenadora da Atenção Básica.
A Secretária de Saúde, Evânia Furtado, na sua fala agradeceu o empenho diário dos Agentes no cumprimento do dever e pelas metas alcançadas, impostas pelo Ministério de Saúde. O Prefeito João Paulo Furtado, também agradeceu pelos trabalhos realizados por todos e pelas metas atingidas e de sua importância para a população de Mauriti.
Na oportunidade o Prefeito e Secretária de Saúde fizeram a entrega de lembrancinhas para todos os agentes.

#Saúde 09/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE O COMITÊ INTERSETORIAL DE COMBATE ÀS ARBOVIROSES EM AÇÃO

O comitê Intersetorial de combate às Arboviroses realizou hoje, 09, juntamente com o setores da Vigilância em Saúde, Secretaria de Educação e Secretaria de Infraestrutura, mais um mutirão de Prevenção contra às Arboviroses.

Desta vez as ações aconteceram na Vila Jatobá e foram desenvolvidas limpeza e coleta de lixo, visita aos domicílios com o telamento de caixas d'água pelos ACE, panfletagem, caminhada de conscientização com os moradores.

Segundo a coordenadora do Setor de Epidemiologia, Ailla Brandão, as ações de combate às arboviroses são necessárias para a erradicação do Aedes aegypti. "Ações como estas devem ser realizadas em parcerias com a Gestão Municipal e a população. Juntos nós podemos vencer o mosquito", comentou.

O intuito do Comitê é promover outras ações intersetoriais em outras comunidades, bairros e distritos do município.

#Saúde 07/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA NA CÂMARA DE VEREADORES OS NÚMEROS E AÇÕES NO COMBATE AS ARBOVIROSES

Na última sexta-feira, dia 03 de junho, a coordenadora do setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Ailla Suelle Brandão, esteve na Câmara de Vereadores apresentando os dados epidemiológicos, as ações desenvolvidas no combate as arboviroses, os fluxos de atendimento ao paciente suspeito, e as ações que estão sendo desenvolvidas pelo governo municipal no combate ao mosquito.
Segundo a coordenadora o município de Mauriti possui em casos notificados 743 de dengue, 549 de chikungunya, e 22 de zika; em casos confirmados são 429 de dengue, 281 de chikungunya e 02 de zica; e casos em investigação ainda temos 199 de dengue, 199 de chikungunya e 12 de zika, esperando parecer do LACEM.
O fluxo de notificação segue com os pacientes suspeitos procurando as Serviço de saúde PSF/HOSPITAL, depois eles notificam o setor da epidemiologia em 24h para ser feito o planejamento de ações de acordo com as informações recebidas e assim o setor de endemias e fazer as visitas domiciliares para fazer o bloqueio aos focos.
Com relação as ações desenvolvidas de prevenção e combate às arboviroses, a Secretaria de Saúde criou um Comitê Municipal Intersetorial de Combate as Arboviroses que trabalha em parcerias com as secretarias do governo; está fazendo educação em saúde nas redes sociais, carro de som, e com o Programa Saúde na Escola; programa na rádio; ação de prevenção nos distritos e sede; e o uso de UVB costal e UVB pesado (carro fumacê).
A coordenadora ainda relatou as ações realizadas pelos ACE's no programa de enfrentamento as arboviroses, mais de 45 mil imóveis foram inspecionados, 16 localidades onde foram feitos os bloqueios de casos com bomba costal motorizada, e 15 localidades com UBV com o carro fumacê. "Mas tudo isso só terá um resultado eficaz se a população nos ajudar, pois a maioria dos focos foram encontrados dentro das residências das pessoas", enfatizou Ailla.

#Saúde 06/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AS AÇÕES DE COMBATE ÀS ARBOVIROSES

O Comitê Intersetorial de combate às Arboviroses, juntamente com o setores da Vigilância em Saúde, Secretaria de Educação e Secretaria de Infraestrutura, realizou, na manhã do dia 02 de junho, um mutirão de Prevenção contra às Arboviroses no distrito do Anauá.

As ações desenvolvidas consistiram na limpeza e coleta de lixo, visita aos domicílios com o telamento de caixas d'água pelos ACE, panfletagem, caminhada de conscientização com os alunos das escolas pela sede do distrito, promovendo a Educação em Saúde.

As ações de combate às arboviroses são necessárias para a erradicação do Aedes aegypti. Ações como estas devem ser realizadas em parcerias com a Gestão Municipal e a população.

O intuito do Comitê é promover outras ações intersetoriais em outras comunidades, bairros e distritos do município.

#Saúde 23/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INFORMA A POPULAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde informa a população que, devido a reforma, as marcações e atendimentos do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) serão remanejado temporariamente como descrito a seguir:

*Canal e Raio X* procurar o Posto de Saúde Centro a partir das 13 horas.
*Cirurgia e Pacientes Especiais* procurar o Posto de Saúde Bela Vista a partir das 13 horas.
*Prótese Total, Limpeza e Aparelho* procurar o Posto de Saúde Vila de Fátima a partir das 13 horas.
*Para o CEO Regional* procurar o posto de Saúde Centro de 14 horas às 17 horas.

#Saúde 20/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REDE DO CAPS DE MAURITI REALIZOU AÇÕES EM ALUSÃO AO DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL

A prefeitura de Mauriti, por meio da rede do CAPS, realizou neste 18 de maio, diversas atividades alusivas ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Foram realizadas rodas de conversas, atividades físicas e visitas domiciliares e Encontro motivacional com o Psicólogo Renato Marcelino.

As ações tiveram como objetivo promover a prevenção em saúde mental, conscientização, cuidado e o bem estar dos servidores no ambiente.

#Saúde 20/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ENCERRAMENTO DO PRIMEIRO CICLO DE CAPACITAÇÃO DOS AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS.

A Secretaria Municipal de Saúde tem investido em capacitações e formações com os profissionais da saúde, pois essas ações fazem parte do processo de educação permanente em saúde.

Na manhã de hoje, 19 de maio, foi o encerramento do primeiro ciclo dos ACE's que contou com a presença da subsecretária Tathyane Luna, o coordenador da Vigilância Sanitária, João Nogueira e a coordenadora da Vigilância em Saúde, Janiele.

#Saúde 20/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETÁRIA DE SAÚDE RECEBE TÉCNICOS DA ADS/SESA PARA REUNIÃO DE MONITORAMENTO DE INDICADORES

Na manhã de hoje (20/05) a secretária de saúde de mauriti e sua equipe, receberam técnicos da Área Descentralizada de Saúde - ADS/SESA, para reunião de monitoramento dos indicadores de saúde do município.

No momento foram apresentados a avaliação do ano de 2021 e do primeiro quadrimestre do ano de 2022, com o intuito de fortalecer as ações de saúde desenvolvidas pelo município e tratar novas metas e objetivos para os próximos quadrimestres.

#Saúde 17/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NOVO ENDEREÇO OS SETORES DE TRANSPORTE, CARTÃO DO SUS E CENTRAL DE MARCAÇÃO DE EXAMES

Os setores de TRANSPORTE, CARTÃO DO SUS e CENTRAL DE MARCAÇÃO DE EXAMES, desta secretaria, estarão funcionando a partir de amanhã (18/05) em novo endereço:
Av. Senhor Martins
"Próximo a padaria de Rubens"

#Saúde 06/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE HOSPITAL DE MAURITI PASSA POR VISTORIA TÉCNICA PARA APROVAÇÃO DE PLANO DE TRABALHO PARA REFORMA

Mauriti recebeu ontem (05), a visita técnica do engenheiro Emanoel Moura, da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará para fins de celebração de convênio e aprovação do plano de trabalho para a reforma do Hospital Municipal e Maternidade São José.

O orçamento aprovado em parceria com o Governo do Estado do Ceará ultrapassa o montante de R$ 6 milhões a serem investidos na reforma e ampliação desta unidade hospitalar.

Segundo o prefeito em exercício João Paulo Furtado, os valores já estão assegurados pelo governo do estado e ainda por uma emenda de mais R$ 1 milhão, do mandato do Dep. José Guimarães. "Mais um passo está sendo dado para que este sonho da nossa gestão e do povo de Mairiti se torne realidade. Com esta reforma e ampliação do hospital conseguiremos elevar a qualidade de atendimento e serviços ofertados à nossa população. Sem dúvidas é um momento histórico para a nossa cidade", comentou o prefeito.

#Saúde 10/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE D3 PARA PESSOAS COM +18

É NECESSÁRIO COMPROVANTE DE VACINAÇÃO DAS DUAS DOSES (D1 E D2)

(A partir de 120 dias da D2)

NAS SEGUINTES UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE:

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO D3:

DOSES

SEGUNDA FEIRA (11/04/2022)

JANSSEN

PFIZER

PALESTINA

45

X

STO.ANTO. DOS FELIPES

45

X

COITÉ

45

X

ANAUÁ

X

48

TERÇA FERIRA (12/04/2022)

JANSSEN

PFIZER

NOVA SANTA CRUZ

X

48

BURITIZINHO

45

X

SAGRADO C. DE JESUS

45

X

UMBURANAS

X

48

SÃO FRANCISCO

X

48

OLHO D'ÁGUA

45

X

QUARTA FEIRA (13/04/2022)

JANSSEN

PFIZER

BELA VISTA

X

48

FURTUNA

X

48

IMACULADA

X

48

SÃO SEBASTIÃO

X

48

SENHORA SANTANA

X

48

QUIXABINHA

45

X

SÃO MIGUEL

45

X

CENTRO

45

X

TOTAL

405

432

IMUNIZANTE DISPONÍVEL PARA D3 (PFIZER E JANSSEN)

APLICAÇÃO POR ORDEM DE CHEGADA

#Saúde 05/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REUNIÃO COM OS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR

Na manhã de ontem, dia 04 de Abril, a Secretaria Municipal de Saúde, realizou reunião com os profissionais de nível superior da Atenção Básica e os coordenadores da APS, Vigilância em Saúde e Imunização.

Na oportunidade tratou sobre as arboviroses, descentralização da testagem Covid-19, campanha de vacinação influenza e outras informações pertinentes.

#Saúde 02/04/2022 GABINETE DO PREFEITO DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

O autismo é um tipo de transtorno de desenvolvimento que traz dificuldades nas capacidades de comunicação e interação de uma pessoa. Além do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, é importante falar e se conscientizar com o tema o ano todo, pois quando pessoas se preocupam, isso ajuda a todos.

#Saúde 02/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TODOS CONTRA O MOSQUITO!

A coordenadora de Vigilância em Saúde Janiele Ramalho e a enfermeira Tainá Maranhão juntamente com a equipe do PSF Vila de Fátima e a CEI padre argemiro desenvolveram na manhã de ontem, 01 de abril, ações do PSE: Todos contra o Mosquito! Foi realizada uma caminhada pelas ruas do Novo Mauriti e em seguida uma palestra na escola com o objetivo de conscientizar as crianças quanto a importância dos cuidados de prevenção contra o Aedes!

#Saúde 01/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TREINAMENTO PARA OS PROFISSIONAIS ENFERMEIROS E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM

Na manhã de hoje, dia 01 de Abril, o Setor de Vigilância Epidemiológica, em nome da Enfermeira Elonya Moura e a gerente Ailla Brandão, ministraram um Treinamento para os profissionais enfermeiros e técnicos de enfermagem das Estratégias de Saúde da Familia, com objetivo de Ampliação da Testagem Covid-19 na Atenção Primária a Saúde.

#Saúde 24/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 24/3 - DIA MUNDIAL DE COMBATE À TUBERCULOSE

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. Alguns fatores contribuem para a disseminação da doença, tais como a pobreza e má distribuição de renda, a AIDS, a desnutrição, as más condições sanitárias e a alta densidade populacional.

Sinais e sintomas mais frequentes:

- tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue;
- cansaço excessivo e prostração;
- febre baixa geralmente no período da tarde;
- suor noturno;
- falta de apetite;
- emagrecimento acentuado;
- rouquidão.

Transmissão

A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo.

Prevenção e tratamento:

A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.

FONTE: Ministério da Saúde.

O TRATAMENTO É GRATUITO PELO SUS, PROCURE UMA UNIDADE DE SAÚDE!

#Saúde 23/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE D3 PARA PESSOAS COM +18

É NECESSÁRIO COMPROVANTE DE VACINAÇÃO DAS DUAS DOSES (D1 E D2)

(A partir de 120 dias da D2)

DIA: 24/03/2022

NAS SEGUINTES UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE:

UNIDADES

DOSES

QUIXABINHA

72

SANTO ANTÔNIO DOS FELIPES

72

SANTO ANTÔNIO DOS POSSEIROS

72

UMBURANAS

72

SÃO FRANCISCO

72

VILA DE FÁTIMA

72

PALESTINA

72

COITÉ

72

SÃO MIGUEL

72

NOVA SANTA CRUZ

72

TOTAL

720

IMUNIZANTE DISPONÍVEL PARA D3 (PFIZER)

APLICAÇÃO POR ORDEM DE CHEGADA

#Saúde 21/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE OS CUIDADOS CONTRA A DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA DEVEM SER PERMANENTES

Saiba como identificar o mosquito AEDES AEGYPTI:

Ele é menor que um mosquito comum
O mosquito transmissor das arboviroses é preto, com listras brancas no dorso, na cabeça e nas pernas.
Seu ruído é inaudível ao ser humano.
Possui asas translúcidas.
Possui hábitos diurnos.

Cuidados simples podem evitar a proliferação do foco do mosquito AEDES AEGYPTI

- Encher de areia os pratinhos das plantas;

- Jogar no lixo os objetos que não estão sendo utilizados e que podem acumular água;

- Vedar caixas d'água, tonéis e barris, bem como evitar o acúmulo de água sobre as lajes;

- As residências que possuem piscinas ou fontes precisam manter a manutenção em dia, sempre utilizando os produtos químicos apropriados;

- O acúmulo de água na bandeja do ar-condicionado também deve ser evitado.

Saiba diferenciar os sintomas das doenças transmitidas pelo AEDES AEGYPTI

- Dengue: febre alta súbita; dor de cabeça, no corpo e nas articulações; náuseas e vômitos; manchas vermelhas no corpo e coceira.

- Zika: febre não muito alta; dor de cabeça e nas articulações; manchas vermelhas no corpo com coceira; vermelhidão nos olhos; cansaço; algumas pessoas podem ser assintomáticas.

- Chikungunya: doença que ocorre junto com a dengue. Os sintomas podem se confundir.

- Febre alta súbita: dor de cabeça constante, manchas vermelhas no corpo com coceira intensa e dor forte nas articulações com inchaço são as principais manifestações.

Atenção:

Diante da suspeita, recomenda-se procurar uma unidade de saúde para o diagnóstico correto.

#Saúde 15/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE MAURITI INSTALA O PROGRAMA NASCER BEM MAURITI NO HOSPITAL MUNICIPAL

No dia 13 de outubro de 2021, o município de Mauriti-CE, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou a ideia do Programa Nascer Bem Mauriti, na live de encerramento da IX Semana do Bebê.

Após cinco meses de planejamento e organização o programa nasceu hoje, 15 de março de 2022, no Hospital e Maternidade São José - HMMSJ.

Segundo a Secretária de Saúde, Evânia Furtado, "o programa Nascer Bem Mauriti surge com o intuito de construir possibilidade para o fortalecimento da Rede Materno-Infantil, elaborando um programa de intervenção que poderá acolher a gestante em sua integralidade promovendo o cuidado desde o início da gestação até o segundo ano de vida da criança", disse.

A Diretora do HMMSJ, Wanny Sá, relatou o conjunto de intervenções que corroboram com o fortalecimento e garantia de uma Rede Materno-Infantil segura e que favoreça a qualidade de vida e a percepção integral da população assistida.

Durante a abertura oficial do programa, a enfermeira obstetra, Anecy Alencar, orientou as mães sobre os principais cuidados referentes aos primeiros cuidados com o bebê, a importância do aleitamento materno, os testes que devem ser realizados e a vacinação do bebê. Diante do cenário de pandemia, a enfermeira falou sobre os cuidados quanto às visitas e a importância do uso de máscara e álcool 70%.

Por fim, a Secretária Evânia enfatizou a alegria de ter novos mauritienses nascendo no HMMSJ e o quanto isso é importante para o sentimento de pertencimento e a construção de uma sociedade cada vez melhor para todos.

#Saúde 04/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AÇÕES DE COMBATE ÀS ARBOVIROSES SÃO REALIZADAS EM MAURITI

A Secretaria de Saúde deu início esta semana as ações de combate as arboviroses no município de Mauriti. O foco do trabalho está justamente nas doenças causadas pelos vírus que são transmitidos por mosquitos, como dengue e chikungunya. Desta vez, a equipe de agentes de combate às endemias (ACE's) tem percorrido espaços públicos com o intuito de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e promover a inspeção em pontos estratégicos.

Segundo a coordenadora de vigilância em saúde, Janiele Ramalho, essa ação faz parte do Plano de combate à dengue que vem sendo desenvolvido pelo Município, por meio da Secretaria de Saúde, e órgãos municipais, visando a prevenção e combate ao mosquito.

"Constatamos um aumento nas notificações dos casos suspeitos, e com esse período de chuvas vimos a necessidade de intensificar o trabalho de combate ao mosquito. É um trabalho que tem que ser feito em parceria com a comunidade, pois só assim conseguiremos evitar a propagação e proliferação do mosquito que causam estas doenças", explicou Janiele.

Arboviroses são as doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A classificação "arbovírus" engloba todos aqueles transmitidos por insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos). Os sintomas variam muito, no entanto, algumas costumam ter sintomas semelhantes. Por exemplo, dentro da família de flavivírus, temos a dengue, zika e chikungunya com sintomas bem parecidos, como: Febre; Dor de cabeça; Mal-estar; Dor nas articulações; Manchas vermelhas e erupções na pele; Náuseas e vômito.

"A população também pode colaborar no combate efetivo para reduzir o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti. Basta manter os reservatórios de água fechados, além de não deixar objetos que possam acumular água na área externa de casa", ressalta a secretária de saúde, Evânia Furtado.

#Saúde 23/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GOVERNO DE MAURITI ABRE MESA DE NEGOCIAÇÃO COM SERVIDORES DE NÍVEL SUPERIOR DA ÁREA DA SAÚDE

A Secretária de Saúde, Evânia Furtado, e uma comissão da Prefeitura de Mauriti estiveram reunida na tarde de ontem (22), com representantes dos servidores de nível superior da saúde para abrirem uma mesa de negociação sobre os reajustes salariais e garantia em Lei do reajuste anual de com acordo com o índice da inflação - IPCA.

Estiveram presentes na reunião representantes das categorias de médicos, enfermeiros, odontólogos, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, educadores físicos e farmacêuticos.

Segundo a Secretária de Saúde, este diálogo e negociação com os profissionais é importante pois os mesmos estão há mais de 2 anos sem ter reajuste salarial. "Nosso governo prima pelo diálogo com todas as categorias e com os profissionais da saúde não seria diferente. Iremos fazer todo o possível, dentro da legalidade e das condições financeiras do município, para garantir o reajuste de todas as categorias", enfatizou Evânia Furtado.

#Saúde 20/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE D3 PARA PESSOAS COM +18

A partir de 120 dias da SEGUNDA DOSE (D2).

É NECESSÁRIO COMPROVANTE DE VACINAÇÃO DAS DUAS DOSES (D1 E D2).

Imunizantes disponíveis: Astrazeneca e Janssen.

NAS SEGUINTES UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE:

SEGUNDA - FEIRA (21/02/2022)

DOSES DISPONÍVEIS

• BURITIZINHO

100

• VILA DE FÁTIMA

100

• COITÉ

100

• SÃO FRANCISCO

80

• UMBURANAS

80

• SÃO MIGUEL

100

TOTAL

560

TERÇA-FEIRA (22/02/2022)

DOSES DISPONÍVEIS

• NOVA SANTA CRUZ

50

• SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

100

• PALESTINA

100

• STº ANTÔNIO DOS FELIPES

100

• QUIXABINHA

100

• MARARUPÁ

100

• FURTUNA

100

TOTAL

650

QUARTA-FEIRA (23/02/2022)

DOSES DISPONÍVEIS

• CENTRO

100

TOTAL

100

QUINTA-FEIRA (24/02/2022)

DOSES DISPONÍVEIS

• ANAUÁ

80

• SERRINHA

100

• STº ANTÔNIO DOS POSSEIROS

80

TOTAL

260

SEXTA-FEIRA (25/02/2022)

DOSES DISPONÍVEIS

• BELA VISTA

100

• SENHORA SANTANA

100

• OLHO D' ÁGUA

100

• IMACULADA

80

• SÃO SEBASTIÃO

80

TOTAL

460

APLICAÇÃO POR ORDEM DE CHEGADA

#Saúde 18/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NOVO APARELHO DE RAIO X DIGITAL E PROCESSADORA DE FILMES RADIOGRÁFICOS

Hospital Municipal e Maternidade São José recebeu ontem um novo aparelho de Raio X Digital e processadora de filmes radiográficos oriundos de recursos federais destinados ao município pelo Dep. Federal José Guimarães. O município recebeu ainda dois aparelhos de eletrocardiograma.

#Saúde 17/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NOTA DE ESCLARECIMENTO

A direção administrativa do Hospital e Maternidade São José, foi surpreendida com uma postagem veiculada nas redes sociais de uma usuária, acusando a unidade de saúde de negligenciar o atendimento de um paciente e de não ter adotado as medidas para a sua transferência.

Inicialmente cumpre informar que nossa missão é salvar vidas e, que todos os cuidados e procedimentos foram adotados, contudo, a CENTRAL DE REGULAÇÃO PARA A TRANSFERÊNCIA DE PACIENTES é administrada pelo Governo do Estado, sendo o responsável pela liberação da vaga.

Convictos de que todos os cuidados foram prestados, adotaremos as medidas judiciais cabíveis, para que atos como esses que caluniam e vituperam a dignidade dos nossos profissionais, não fiquem impunes e não sejam aceitos como algo comum. Atenciosamente,

A Direção administrativa do Hospital e Maternidade São José

#Saúde 15/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VIGILÂNCIA SANITÁRIA INFORMA

A Vigilância Sanitária informa que seguirá o Decreto Estadual de n°34.541, de 05 de Fevereiro de 2022 e o Decreto n° 34.544, de 12 Fevereiro de 2022 vigente, no qual se baseia nas recomendações do Comitê Estratégico, encarregado do combate a COVID-19.

DECRETO ESTADUAL DE N °34.541, DE 05 DE FEVEREIRO DE 2022
Art. 10. Até o dia 2 de março de 2022, fica proibida, no Estado do Ceará, a realização de eventos festivos de pré-carnaval e carnaval em locais e logradouros públicos.

DECRETO ESTADUAL DE Nº 34.544, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2022.
Art. 10....
§ 1º Até 1º de março de 2022, os demais eventos festivos, sociais, públicos ou privados, permanecerão com a capacidade de ocupação reduzida para 500 (quinhentas) pessoas, caso realizados em ambientes abertos, e para 250 (duzentas e cinquenta) pessoas, se realizados em ambientes fechados.
Art. 3º A Secretaria da Saúde do Estado, concorrentemente com os demais órgãos estaduais e municipais competentes, se encarregará da fiscalização do cumprimento das medidas de isolamento social.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA MUNICIPAL DE MAURITI

#Saúde 12/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE D3 PARA PESSOAS COM +18

D3 para pessoas com +18

A partir de 120 dias da SEGUNDA DOSE (D2)

É NECESSÁRIO COMPROVANTE DE VACINAÇÃO DAS DUAS DOSES (D1 E D2)

NAS SEGUINTES UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE:

SEGUNDA - FEIRA (14/02/2022)

DOSES DISPONÍVEIS

• BURITIZINHO

40

• VILA DE FÁTIMA

40

• UMBURANAS

40

• SÃO FRANCISCO

40

• ANAUÁ

35

• SÃO MIGUEL

40

• PALESTINA

40

• SERRINHA

40

• SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

40

• COITÉ

40

TOTAL

395

TERÇA-FEIRA (15/02/2022)

DOSES DISPONÍVEIS

• NOVA SANTA CRUZ

35

• CENTRO

40

• STº ANTÔNIO DOS FELIPES

40

• QUIXABINHA

40

• MARARUPÁ

40

• SENHORA SANTANA

40

• OLHO D'ÁGUA

40

TOTAL

275

QUARTA-FEIRA (16/02/2022)

DOSES DISPONÍVEIS

• FURTUNA

40

• IMACULADA

40

• SÃO SEBASTIÃO

40

TOTAL

120

APLICAÇÃO POR ORDEM DE CHEGADA

#Saúde 11/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL DE MAURITI DEBATE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MELHORAR O ATENDIMENTO À POPULAÇÃO

A Prefeitura de Mauriti por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com o Conselho Municipal de Saúde está realizando, ontem (10) e hoje (11), a primeira Conferência Municipal de Saúde Mental do município. Com o tema "A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS", o evento busca debater e buscar melhorias para o atendimento à população.

O prefeito em exercício João Paulo furtado fez a abertura do evento e deu as boas-vindas a todos os participantes e aproveitou para ressaltar a importância do CAPS neste trabalho, lembrando que o primeiro equipamento foi aberto no município ainda na primeira gestão do prefeito Isaac Júnior. Segundo o prefeito a Conferência tem o objetivo de melhorar a rede psicossocial em Mauriti.

A secretária de saúde Evânia Furtado falou da importância do tema abordado pela conferência tanto para os usuários do sistema como também para os profissionais de saúde e da assistência social que estão desde 2020 na labuta a frente da pandemia do coronavirus, momento de grande desgaste psicológico para todos. "Nós conseguimos ainda em 2013 inserir o município no sistema para receber um CAPS AD e por alguns motivos de logística durante a pandemia este equipamento não foi aberto, agora tivemos a oportunidade de estar com ele funcionando e ajudando muitas pessoas no município. Também estamos para abrir quatro equipes em especialização de saúde mental e se Deus quiser um CAPS infantil para darmos assistência a toda a rede", frisou a secretária.

Ainda durante a sua fala a secretária falou do seu orgulho em ser gestora da pasta neste momento da realização da 1ª Conferência Municipal para rever, complementar e efetivar a rede de saúde mental no município, visto que as conferências não são obrigatórias para os municípios. "Quando fomos procurados pelo conselho nos colocamos de pronto para a realização deste evento por entendermos a importância de um debate rico como este. A prefeitura não medirá esforços para efetivar as sugestões que forem levantadas e definidas aqui", completou Evânia.

Participam da Conferência gestores, conselheiros de saúde, funcionários e usuários do Sistema de Saúde - SUS.

#Saúde 07/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PRIMEIRA DOSE PARA: * CRIANÇAS DE 5 a 11 ANOS COMPLETOS

CHEGOU A VEZ DAS CRIANÇAS.

PRIMEIRA DOSE PARA:

* CRIANÇAS DE 5 a 11 ANOS COMPLETOS

AGENDA ABERTA PARA VACINAÇÃO COVID-19

NAS SEGUINTES UNIDADES DE SAÚDE:

UNIDADES

DOSES

CNES

1

PALESTINA

60

2527510

2

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

60

7326424

3

QUIXABINHA

60

2527553

4

COITÉ

60

2527537

5

CENTRO

60

2527421

6

BELA VISTA

60

2527499

7

SÃO SEBASTIÃO

60

7667779

8

IMACULADA

60

7667779

9

BURITIZINHO

60

2527472

10

MARARUPÁ

60

2527480

11

UMBURANAS

60

2527464

12

SÃO FRANCISCO

60

7326416

13

SERRINHA

60

7197802

14

SANTO ANTONIO DOS FELIPES

60

2527502

15

OLHO D'ÁGUA

60

2527529

16

FURTUNA

60

7014473

TOTAL

960

AGENDAMENTO PARA VACINAÇÃO DIA 08/02/2022.

ATENÇÃO

* A VACINA SÓ SERA APLICADA NO LOCAL AGENDADO.

*A CRIANÇA SÓ RECEBERÁ A VACINA ACOMPANHADA PELA MÃE, PAI OU POR UM RESPONSÁVEL.

DOCUMENTO NECESSÁRIO: CPF, RG OU CARTÃO DO SUS.

( CRIANÇA E RESPONSÁVEL)

#Saúde 07/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE JANEIRO ROXO 2022

Ainda em comemoração ao Janeiro Roxo, mês de Combate e conscientização contra a Hanseníase, o Município de Mauriti recebeu o Grupo MORHAN (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase). Em parceria com a Vigilância Epidemiológica local, fizeram ações educativas pelo Centro da Cidade, Feira Livre, Feira do Gado e no Bairro Vila de Fátima. Ações como esta são importantes para que a Luta contra a Hanseníase tenha visibilidade, pois é uma doença de Saúde Pública que ainda acomete muitas pessoas.

#Saúde 03/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MAURITI APARECE EM SEXTO LUGAR NO RANKING DA VACINAÇÃO INFANTIL DO ESTADO

O município de Mauriti ocupa a sexta posição no ranking da vacinação infantil, entre as cidades do Estado do Ceará que divulgaram os dados de imunização desse público. O anúncio foi feito pela Secretária de Saúde Evânia Furtado na manhã desta quinta-feira (03). "Estamos agora vacinando nossas crianças e atingimos o sexto lugar no Ceará, ultrapassando a marca de 48,04% desse público vacinado", comemorou.

O levantamento considera dados da vacinação de crianças entre 5 e 11 anos referentes aos municípios do Estado do Ceará, com campanha de imunização iniciada em 16 de janeiro. Atualmente, Mauriti vacina crianças a partir dos 5 anos. Essa faixa etária passou a ser elegível para vacinação e a imunização de crianças desta faixa etária já está em pleno vapor no município.

Se comparar o número de habitantes por cidade, Mauriti passaria a frente dos municípios mais bem colocados no ranking por ter população estimada em mais de 40 mil habitantes, enquanto as outras apresentam dados populacionais com menos de 20 mil habitantes.

"Neste momento abrupto da doença, a vacinação de crianças é uma medida acertada pelos governos. Principalmente neste início de ano com o retorno das aulas. Em parceria com os profissionais da saúde que não estão medindo esforços para ajudar, vamos vacinar o maior número possível de crianças", destacou a secretária de Saúde, Evânia Furtado.

#Saúde 30/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE D3 PARA PESSOAS COM 18+

D3 para pessoas com +18

É NECESSÁRIO COMPROVANTE DE VACINAÇÃO DAS DUAS DOSES (D1 E D2)

(A partir de 120 dias da D2)

DIA DA APLICAÇÃO: 01/02/2022:

NAS SEGUINTES UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

UNIDADES

DOSES

SENHORA SANTANA

24

SÃO SEBASTIÃO

24

IMACULADA

24

ANAUÁ

24

PALESTINA

30

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

30

CENTRO

30

BELA VISTA

24

BURITIZINHO

30

UMBURANAS

24

SÃO FRANCISCO

24

VILA DE FATIMA

30

FURTUNA

24

SÃO MIGUEL

30

OLHO D ÁGUA

24

QUIXABINHA

24

COITÉ

30

SERRINHA

30

NOVA SANTA CRUZ

24

SANTO ANTONIO DOS FELIPES

24

TOTAL

528

APLICAÇÃO POR ORDEM DE CHEGADA

#Saúde 26/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETÁRIA DE SAÚDE DE MAURITI SE REÚNE COM A EQUIPE PARA TRATAR DE ALERTA EPIDEMIOLÓGICO EMITIDO

A Secretária de Saúde Evânia Furtado se reuniu com as coordenações de Vigilância em Saúde, Atenção Básica, Atenção Especializada, Auditoria, gerência da Unidade Covid e direção do HMMSJ.

A reunião buscou tratar do Alerta Epidemiológico emitido pela Organização Pan-Americana de Saúde, que recomenda a utilização de testes de diagnóstico para Covid-19 da seguinte forma:

• Todos os casos que exigem hospitalização devido a sintomas respiratórios;

• Pacientes com sintomas respiratórios que estejam nos grupos de risco para agravamento da doença;

• Profissionais de saúde com sintomas respiratórios (para permitir orientação referente ao retorno ao trabalho);

• Pacientes que precisam ser hospitalizados por outros motivos, para detecção de COVID-19 de acordo com as normas de cada país/território e de cada instituição;

• Profissionais com sintomas respiratórios que fazem parte de serviços essenciais e presenciais, como profissionais de segurança (para permitir orientação referente ao retorno ao trabalho).

Situações em que o teste NÃO é recomendado:

• Indivíduos assintomáticos (inclusive contatos);

• Como requisito para sair do isolamento;

• Para acessar locais públicos (OPAS, 2022, p. 03).

#Saúde 21/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CHEGOU A VEZ DAS CRIANÇAS

CHEGOU A VEZ DAS CRIANÇAS.

PRIMEIRA DOSE PARA CRIANÇAS DE 9 A 11 ANOS COMPLETOS.

HOJE, 21/01/2022, A PARTIR DAS *16h00 A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE IRÁ LIBERAR VAGAS PARA O AGENDAMENTO DA VACINA COVID-19.

NAS SEGUINTES UNIDADES DE SAÚDE:

UNIDADES

DOSES

CNES

PALESTINA

30

2527510

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

20

7326424

QUIXABINHA

20

2527553

COITÉ

30

2527537

SÃO MIGUEL

20

2527456

CENTRO

30

2524421

SERRINHA

30

7197802

SENHORA SANTANA

30

7197780

VILA DE FATIMA

30

6706320

BELA VISTA

20

2527499

SÃO SEBASTIÃO

20

7667779

IMACULADA

20

7667779

BURITIZINHO

30

2527472

SANTO ANTONIO DOS FELIPES

20

2527502

OLHO D ÁGUA

20

2527529

MARARUPÁ

20

2527480

UMBURANAS

30

2527464

SÃO FRANCISCO

20

7326416

ANAUÁ

20

2527545

NOVA SANTA CRUZ

20

7326440

TOTAL

480

AGENDAMENTO PARA VACINAÇÃO DIA 24/01/2022

ATENÇÃO

A CRIANÇA SÓ RECEBERÁ A VACINA ACOMPANHADA PELA MÃE, PAI OU POR UM RESPONSÁVEL.

DOCUMENTO NECESSÁRIO: CPF, RG OU CARTÃO DO SUS.

(CRIANÇA E RESPONSÁVEL)

#Saúde 19/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COMUNICADO OFICIAL: SUSPENSÃO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 02/2021.

O Prefeito Municipal de Mauriti em exercício, João Paulo Furtado, juntamente com a Secretária Municipal de Saúde, Maria Evânia Sousa Furtado, em razão do Decreto nº 06/2022 e diante do aumento significativo dos casos de COVID-19 e Síndrome Gripal em todos os municípios brasileiros, inclusive no município de Mauriti, comunicam que as próximas etapas do Processo Seletivo originado pelo Edital 02/2021 estão suspensas.

A Prefeitura Municipal de Mauriti e o Instituto KARIUS tomarão todas as providências necessárias para que os direitos dos candidatos sejam devidamente preservados e informarão, tempestivamente, as medidas que serão adotadas.

Havendo a decisão pela retomada do Processo Seletivo, conforme cenário epidemiológico municipal, esta será publicada nos locais previstos no Anexo II, bem como nos subitens 6.2.1, 6.3.1 e 6.4.1 do Edital nº 02/2021, através do site https://www.mauriti.ce.gov.br, permanecendo a inteira responsabilidade do candidato o seu acompanhamento, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.

Mauriti-CE,19 de janeiro de 2022.

#Saúde 17/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MAURITI DEU INÍCIO A VACINAÇÃO DE CRIANÇAS DE 11 ANOS CONTRA A COVID - 19

A manhã deste último domingo (16) vai ficar marcada na história da luta contra a Covid - 19 na cidade de Mauriti. Em tempo recorde, a Secretaria de Saúde do município recebeu as doses da vacina pediátrica e já deu início a vacinação de crianças de 11 anos. Ao todo foram vacinadas 450 crianças trazendo mais esperança de dias mais tranquilos para todos.

No local de vacinação e nas redes sociais o clima era de muita alegria, tanto da parte dos profissionais, mesmo trabalhando em pleno fim de semana, quanto das famílias que chegavam com seus filhos para receber o imunizante.

A vacina da Pfizer para crianças será aplicada em duas doses, com intervalo de oito semanas entre a primeira e a segunda dose, segundo recomendação da Anvisa. Ainda não há definição se haverá dose de reforço para as crianças. Por precaução, a Anvisa recomendou que haja um tempo mínimo de 15 dias entre a aplicação a vacina da Covid e outras do calendário infantil.

"Estamos trabalhando para vermos as coisas darem certo, fazer o que é necessário e o que precisa ser feito, pois o nosso maior desejo é fazer o SUS como ele deve e precisa ser, garantindo a universalidade, a equidade e a integralidade. O nosso objetivo não é fazer "stories", é fazer HISTÓRIA para que, no futuro, possamos olhar para trás e perceber que tudo o que poderia e deveria fazer foi feito", relatou a psicóloga servidora da Secretaria da Saúde, Valéria Lucena.

A secretária de saúde Evânia Furtado explicou que a vacinação das crianças deverá seguir os mesmos critérios dos adultos, será escalada por idade, em ordem decrescente e conforme as doses do imunizante cheguem ao município será aberto o agendamento no Saúde Digital. "É importante que todos os pais façam o quanto antes os cadastros dos seus filhos de 5 a 11 anos no sistema para que mais doses cheguem a Mauriti e possamos vacinar o maior número de crianças o quanto antes", frisou a secretária.

O município passa por um momento de alta nos casos positivados, mas de acordo com a Secretaria de Saúde, por conta do avanço na vacinação os sintomas das pessoas estão sendo mais leves do que na onda do ano passado, o que não é motivo para as pessoas relaxarem nas medidas de proteção. "As medidas não farmacológicas de prevenção contra a Covid-19, como distanciamento social, lavagem e higienização das mãos e uso de máscara continuam recomendadas para pessoas de todas as idades", disse Evânia.

#Saúde 21/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA LANÇOU A CAMPANHA MUNICIPAL COM CARRO DA VACINA E INTENSIFICA A VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

Desde ontem, Mauriti intensifica a campanha de imunização contra a Covid-19 com o "Carro da Vacina" nos principais pontos da cidade e de fácil acesso para aqueles que precisam colocar em dia a vacina. O objetivo dessa ação é buscar o público que está com a primeira e a segunda dose atrasada ou pessoas de mais de 50 anos para tomar a dose de reforço.

O primeiro local a receber o Carro da Vacina foram os distritos de Palestina e Umburanas. Durante os próximos dias todos os outros distritos estarão recebendo o carro e vacinando nas praças.

A diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Samira Coelho, explica que a ação é mais uma estratégia para atingir a população que não conseguiu ir aos postos de vacinação por motivos variados. Então, o Carro da Vacina leva a imunização para mais perto das pessoas. "Começamos nestes distritos com maior concentração de pessoas. A nossa intenção é vacinar todos para que possamos acabar com a Covid-19. Vacinar é saúde", explicou.

O Carro da Vacina estará presente em pontos estratégicos da cidade para facilitar o acesso das pessoas e fazer uma busca ativa daquelas que estão com esquema vacinal incompleto.

#Saúde 23/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MAURITI SEGUE A APLICAÇÃO DE DOSE DE REFORÇO CONTRA A COVID - 19 PARA IDOSOS ACIMA DE 75 ANOS

A Prefeitura Municipal de Mauriti por meio da Secretaria de Saúde segue avançando na vacinação contra a covid - 19 e está disponibilizando a dose de reforço, ou seja, a terceira dose para idosos com 75 anos ou mais. Para receber a dose extra do imunizante as pessoas precisam se cadastrar no Saúde Digital e só depois procurar uma UBS mais próxima para fazer a aplicação da vacina.

A vacinação também continua para pessoas com mais de 12 anos que ainda não completaram o esquema vacinal das duas primeiras doses.

"É importante que todos que o sistema já disponibilizou para a dose de reforço compareçam, para que seja possível manter a resposta imunológica à covid-19 destes indivíduos, que são considerados mais suscetíveis", afirma a Gerente da Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde, Samira Coelho.

Segundo os dados da Secretaria de Saúde, o município de Mauriti já aplicou mais de 34 mil doses de D1, cerca de 25 mil doses de D2, 964 doses única e pouco mais de 400 doses reforço, a chamada terceira dose. Ao todo o município aplicou mais de 60 mil doses do imunizante contra a Covid - 19

#Saúde 10/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AGENDAMENTO LIBERADO 12 A 17 ANOS

A Secretaria Municipal de Saúde informa:

Está aberto o agendamento do Saúde Digital para vacinação contra a COVID - 19.

População Geral de 12 a 17 anos

Local: Centro de Pastoral Padre Argemiro

CNES: 7485328

Total de doses 498 doses

As doses serão aplicadas no dia 12/11 -Sexta-feira.

*Confira a lista após encerramento das vagas no site da prefeitura.

#Saúde 09/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COVID: MAURITI FAZ REPESCAGEM PARA PESSOAS ACIMA DE 18 ANOS

A vacinação contra a Covid-19 avança pelo Brasil, e as cidades como Mauriti continuam com seus cronogramas de imunização nesta terça-feira (09).

Em Mauriti está havendo repescagem da primeira dose para todas as pessoas acima de 18 anos que ainda não compareceram para receber a dose de imunizante. A segunda dose será destinada àqueles que têm agendamento marcado pelo app Saúde Digital.

Segundo a secretária de saúde, Evânia Furtado, a ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal contra a Covid-19 no município, e dar a oportunidade para a população que está com a imunização atrasada completar o esquema vacinal e se proteger da doença.

"Nosso esforço aqui desde o início da vacinação é para que todos os mauritienses completem o quanto antes seu esquema vacinal e fique protegido", destacou Evânia.

Ainda segundo a secretária durante a ação do dia de hoje foram vacinadas em torno de 500 pessoas, no Centro de Pastoral.

#Saúde 09/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE DE MAURITI COMEÇA A ATENDER NO CAPS - AD

A Prefeitura Municipal de Mauriti, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem comunicar à população mauritiense que o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas - CAPS AD iniciou suas atividades na manhã de hoje, 09 de novembro de 2021.

Localizado à rua José Quintino, próximo ao Clube Pingo D'água, o CAPS AD faz parte da Rede de Atenção Psicossocial - RAPS, que é constituída por serviços e equipamentos que buscam atender a população com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.

O CAPS AD Recomeçar tem o objetivo de atender a população que apresenta transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas. Segundo a secretária de saúde, Evânia Furtado, notou-se um crescimento significativo das demandas em saúde mental, o que corroborou para que buscássemos fortalecer e pleitear outros serviços especializados em saúde mental para o município. Iniciar as atividades do CAPS AD hoje é motivo de satisfação, pois é um sinal verde do nosso compromisso com a saúde mental e a qualidade de vida dos nossos munícipes, para que assim possamos oferecer um serviço humanizado e acolhedor para aqueles que precisarem.

#Saúde 22/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE LABORATÓRIO DE PRÓTESE MUNICIPAL

Hoje dia 22 de outubro de 2021, em alusão ao mês da Saúde Bucal, foi dado início no CEO Municipal de Mauriti a oferta da Especialidade de Prótese Dentária através da reimplantação do Laboratório de Prótese Municipal, a perspectiva é que seja ofertada a população de Mauriti quase 1000 próteses dentárias por ano.

#Saúde 20/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE HOSPITAL MUNICIPAL E MATERNIDADE SÃO JOSÉ RECEBE NOVOS EQUIPAMENTOS

A Secretaria de Saúde de Mauriti segue fazendo investimentos nas instituições de saúde do município e nesta última terça-feira (19) recebeu mais uma remessa de equipamentos para o Hospital Municipal e Maternidade São José, entre eles poltrona, suporte de soro e mesa de apoio, que estarão sendo direcionados para os setores de urgência e emergência, laboratório e clínica médica do Hospital Municipal.

A secretária Evânia Furtado acompanhou a chegada dos equipamentos ao lado do quadro de funcionários do Hospital e anunciou que é mais um lote de equipamentos para o Hospital Municipal e Maternidade São José, e os investimentos previstos até o final deste ano compreendem ao montante de quase um milhão de reais que estão sendo licitados para equipar o hospital municipal.

"Isso mostra o compromisso que temos com a saúde de Mauriti, cada vez mais inovando e tentando melhorar, para dar mais comodidade aos usuários do hospital", declarou a secretária.

Ao todo foi adquirido nesta compra 01 carro de emergência; 01 suporte hamper em aço inox;

01 foco auxiliar; 10 berços em acrílico com suporte em ferro; 12 suporte de soro inox; 10 poltronas estofadas reclináveis e 01 mesa de mayo em aço inox.

#Saúde 18/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AGENDAMENTO LIBERADO 12 A 17 ANOS

A Secretaria Municipal de Saúde informa:

Está aberto o agendamento do Saúde Digital para vacinação contra a COVID - 19.

População Geral de 12 a 17 anos

Local: Centro de Pastoral Padre Argemiro

CNES: 7485328

Total de doses 294 doses

As doses serão aplicadas no dia 20/10 - Quarta-feira.

*Confira a lista após encerramento das vagas no site da prefeitura.

#Saúde 29/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AVANÇO DA VACINAÇÃO EM MAURITI LEVA A QUEDA DOS NÚMEROS DE INTERNAÇÕES

A correta estratégia de aplicação imediata das doses de vacinas que são destinadas ao município continua tendo reflexos positivos. A queda no número de internações e mortalidade por Covid-19 comprovam que a vacinação é a melhor estratégia para a redução dos riscos. De acordo com a estimativa populacional do IBGE 2020, até o dia 26 de setembro, a Secretaria de Saúde já imunizou mais de 32 mil pessoas da população acima de 12 anos com a primeira dose e mais de 13 mil completaram o esquema vacinal.

Com a redução dos índices, a Secretaria Municipal de Saúde ressalta que agora também é fundamental reforçar as medidas de proteção como o uso de máscaras adequadas, higienização das mãos, distanciamento social, bem como concluir a vacinação, para o controle da pandemia.

Conforme explica a secretária de saúde, Evania Furtado, embora o município venha apresentando a melhora nos indicadores da Covid-19, como a redução da internação, taxa de ocupação dos leitos, menor positividade dos testes e redução da incidência, é importante salientar que o estado de pandemia ainda não acabou. "É claro que reduziu muito em relação ao nosso grande pico de 2021, mas ainda requer cuidados, por isso é de suma importância que todos tomem a segunda dose da vacina. E a equipe da secretaria tem trabalhado todos os dias para garantir a efetivação do esquema vacinal de todos os mauritienses", frisou a secretária.

#Saúde 24/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AGENDAMENTO LIBERADO 12 A 17

A Secretaria Municipal de Saúde informa:

Está aberto o agendamento do Saúde Digital para vacinação contra a COVID - 19.

População Geral de 12 a 17 anos

Local: Centro de Pastoral Padre Argemiro

CNES: 7485328

Total de doses 480 doses

As doses serão aplicadas no dia 28/09 - Terça-feira.

*Confira a lista após encerramento das vagas no site da prefeitura.

#Saúde 24/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE "CUIDANDO DE QUEM CUIDA"

Para fechar o setembro amarelo com chave de ouro, o Centro de Atenção Psicossocial de Mauriti (CAPS II) realizou hoje o evento "Cuidando de quem cuida", com ações de acolhimento às cuidadoras dos pacientes. Foram realizadas rodas de conversa e sessões de manicure, cabeleireira e maquiagem. Quem cuida também precisa de cuidados. ??

#Saúde 22/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AGENDAMENTO LIBERADO 12 A 17 ANOS

A Secretaria Municipal de Saúde informa:

Está aberto o agendamento do Saúde Digital para vacinação contra a COVID - 19.

População Geral de 12 a 17 anos - 100 doses

População Geral de 18 anos ou + = 700 doses

Local: Centro de Pastoral Padre Argemiro

CNES: 7485328

Total de doses 800 doses

As doses serão aplicadas no dia 24/09 - Terça-feira.

*Confira a lista após encerramento das vagas no site da prefeitura.

#Saúde 17/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AGENDAMENTO LIBERADO 12 A 18 +

A Secretaria Municipal de Saúde informa:

Está aberto o agendamento do Saúde Digital para vacinação contra a COVID - 19.

População Geral de 12 a 17 anos - 1.100 doses

População Geral de 18 anos ou + = 100 doses

Local: Centro de Pastoral Padre Argemiro

CNES: 7485328

Total de doses 1.200 doses

As doses serão aplicadas no dia 21/09 - Terça-feira.

*Confira a lista após encerramento das vagas no site da prefeitura.

#Saúde 15/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AGENDAMENTO LIBERADO 12 A 17 + GESTANTES E PUÉRPERAS

A Secretaria Municipal de Saúde informa:

Está aberto o agendamento do Saúde Digital para vacinação contra a COVID - 19.

População Geral de 12 a 17 anos - 500 doses

Gestantes e Puérperas - 22 doses

Local: Centro de Pastoral Padre Argemiro

CNES: 7485328

Total de doses 522 doses

As doses serão aplicadas no dia 17/09 - sexta-feira.

*Confira a lista após encerramento das vagas no site da prefeitura.

#Saúde 14/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE REALIZOU A APRESENTAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DO PROGRAMA "VIDAS PRESERVADAS" NA TARDE DO ÚLTIMO DIA 13

O objetivo do programa é promover sensibilização, mobilização e fortalecimento das políticas públicas para a promoção da saúde através da prevenção e da pósvenção do suicídio, onde o município buscará desenvolver planos voltados à prevenção.

O Programa "Vidas Preservadas: o MP e a sociedade pela prevenção do suicídio" foi criado em 2018 pelo Ministério Público do Estado do Ceará por intermédio dos Centros de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CAOPIJ), do Meio Ambiente (CAOMACE), da Cidadania (CAOCIDADANIA) e Criminal (CAOCRIM).

#Saúde 14/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MAURITI INICIA VACINAÇÃO PARA ADOLESCENTES A PARTIR DE 12 ANOS

A cidade de Mauriti iniciou nesta terça-feira (14) a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades ou deficiência física permanente, com expectativa para vacinar cerca de 564 pessoas nesta faixa etária. A vacinação acontece no Proares durante toda a manhã. Também seguem sendo vacinados a população em geral de 18 anos ou mais em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

Para garantir as doses à população do município de Mauriti, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça a obrigatoriedade de apresentar no ato da vacinação, documentos pessoais, preferencialmente Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A Prefeitura de Mauriti solicita ainda que sejam respeitados os horários para que não sejam formadas longas filas.

Segundo a secretária de Saúde, a cidade já vacinou cerca de 30 mil pessoas com a primeira dose, 8 mil com a segunda e 984 mauritienses com a dose única, chegando a um total geral de quase 40 mil doses aplicadas.

O prefeito em exercício João Paulo Furtado ressaltou a queda no número de internações e de casos positivos por covid-19 na cidade. "Na cidade de Mauriti está sob o controle o número de casos e há algum tempo já não temos mais internos no hospital, mas estamos na pandemia. Temos a preocupação com a variante Delta e é necessário que todos continuem usando máscaras, distanciamento social e álcool gel. Os números são bons, mas estamos em alerta", afirmou o prefeito.

#Saúde 13/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE MAURITI REALIZA I SEMANA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

A Prefeitura de Mauriti em parceria com o Programa Vidas Preservadas do Ministério Público está realizando a I Semana Municipal de Prevenção ao Suicídio. Na abertura hoje, 13, foi ministrada a palestra "A importância do acolhimento das pessoas com ideação e/ou comportamentos suicidas nos serviços de Saúde", com a psicóloga Maria Janaína Alves Sampaio, que teve como público alvo os profissionais de saúde do município.

O programa Vidas Preservadas visa, a um só tempo, capacitar os mais variados agrupamentos, trazendo informações preciosas para atores sociais estratégicos, e garantir recursos públicos prioritários capazes de fazerem surgir e de fortalecer políticas públicas intersetoriais e efetivas para a prevenção do suicídio.

"Pessoas que sofrem de depressão ou têm ideação suicida devem buscar ajuda. Hoje nos preparamos para prestarmos apoio tanto aos servidores quanto a sociedade em real. A dor dividida dói menos", comentou a secretária de saúde, Evania Furtado.

A programação segue durante toda a semana, confira:

Dia 14 de setembro - Terça-feira

08:30 - Sala de espera no Cadastro Único: desconstruindo os tabus sobre o suicídio.

Local: Secretaria Municipal de Assistência Social.

Convidada: Larissa Maria Caldas.

Dia 15 de setembro - Quarta-feira

Realização de rodas de conversas simultâneas nos equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social e nas Unidades Básicas de Saúde.

17:00 - Compreendendo o bullying e o cyberbullying dentro do contexto escolar.

Plataforma do Google Meet.

Público-alvo: Profissionais da Secretaria Municipal de Educação, profissionais das escolas públicas estaduais, municipais e particulares.

Convidada: Brenda de Alencar Brandão - Psicóloga.

Dia 16 de setembro - Quinta-feira

09:00 - Fazer panfletagem sobre a importância do setembro amarelo.

Local: Praça da matriz.

Dia 17 de setembro - Sexta-feira

18:00 - Encerramento com uma Palestra Show.

Convidado: Renato Marcelino.

#Saúde 10/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CHEGOU A VEZ DA POPULAÇÃO 12+

A Secretaria Municipal de Saúde informa:

Está aberto o agendamento do Saúde Digital para vacinação contra a COVID - 19. Chegou a vez da população 12+;

ESF

CNES

DOSES

PROARES

7485328

564

PALESTINA

2527510

40

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

7326424

40

SÃO MIGUEL

2527456

50

BURITIZINHO

2527472

40

UMBURANAS

2527464

40

SÃO FRANCISCO

7326416

40

ANAUÁ

2527545

20

MARARUPÁ

2527480

40

COITÉ

2527537

50

FURTUNA

7014473

20

CANABRAVINHA/QUIXABINHA

2527553

40

OLHO D'ÁGUA

2527529

40

SANTO ANTONIO DOS FELIPES

2527502

50

NOVA SANTA CRUZ

7326440

20

MACAMBIRA

846252

30

SANTO ANTONIO DOS POSSEIROS

846201

20

TOTAL

1144

1.144 doses!

*Agendamento para vacinação dia 14/09 - Terça-feira

*PROARES - população geral de 12 a 17 anos

*UBS da zona rural - População geral com 18+

*Confira a lista após encerramento das vagas no site da prefeitura

Para receber a vacinação, é IMPRESCINDÍVEL realizar o AGENDAMENTO no SAÚDE DIGITAL.

#Saúde 03/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CHEGOU A VEZ DA POPULAÇÃO 18+

A Secretaria Municipal de Saúde informa:

Está aberto o agendamento do Saúde Digital para vacinação contra a COVID - 19. Chegou a vez da população 18+

Nas seguintes Unidades Básicas de Saúde;

ESF

CNES

DOSES

PROARES

7485328

730

PALESTINA

2527510

20

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

7326424

20

SÃO MIGUEL

2527456

30

BURITIZINHO

2527472

30

UMBURANAS

2527464

20

SÃO FRANCISCO

7326416

20

ANAUÁ

2527545

10

MARARUPÁ

2527480

20

COITÉ

2527537

30

FURTUNA

7014473

10

CANABRAVINHA/QUIXABINHA

2527553

10

OLHO D'ÁGUA

2527529

20

SANTO ANTONIO DOS FELIPES

2527502

20

NOVA SANTA CRUZ

7326440

10

TOTAL

1000

1000 doses população geral 18+

*Agendamento para vacinação dia 08/09

*Confira a lista após encerramento das vagas no site da prefeitura

Para receber a vacinação, é IMPRESCINDÍVEL realizar o AGENDAMENTO no SAÚDE DIGITAL.

Acesse o site SAÚDE DIGITAL no link abaixo;

#Saúde 01/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SETEMBRO AMARELO: A IMPORTÂNCIA DE FALAR SOBRE PREVENÇÃO DE SUICÍDIO

O Setembro Amarelo é uma campanha criada com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio, uma prática normalmente motivada pela depressão. Esta data foi criada em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de prevenir o ato do suicídio, por meio da adoção de estratégias pelos governos dos países.

O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.

#Saúde 31/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE DE MAURITI RECEBE DOAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E MATERIAIS DE CONSUMO PELO MOVIMENTO UNIDOS PELA VACINA

Na última semana, a Prefeitura de Mauriti recebeu a doação de dois refrigeradores, duas centrais de ar condicionado, luvas de procedimentos, máscaras cirúrgicas descartáveis e máscaras hospitalar N95. A ação foi feita com a colaboração dos Amigos do Bem, por meio do Movimento Unidos Pela Vacina, criado em fevereiro, pelo Grupo Mulheres do Brasil, e que junta empresas parceiras de todo o país na captação de recursos financeiros e materiais a fim de atender as prefeituras no combate à pandemia.

Com as novas aquisições será possível armazenar maior quantidade de vacinas, mantendo a segurança. As geladeiras serão usadas nas salas de vacinas da Secretaria Municipal de Saúde de Mauriti.

"A Secretaria de Saúde emitiu as principais necessidades de material a ONG Amigos do Bem, que intermediou para que o Movimento Unidos Pela Vacina, pudessem nos atender da forma mais eficiente possível. Com a chegada dessas geladeiras, vamos aumentar nossa capacidade de estoque e com os materiais vamos dar mais suporte ao trabalho dos profissionais que estão na linha de frente da ala COVID no Hospital", explica a Secretária de Saúde, Evania Furtado.

#Saúde 30/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CHEGOU A VEZ DA POPULAÇÃO 18+

A Secretaria Municipal de Saúde informa:

Está aberto o agendamento do Saúde Digital para vacinação contra a COVID - 19. Chegou a vez da população 18+

Segunda 30 de Agosto de 2021.

PROARES

CNES: 7485328

1020 doses população geral 18+

Agendamento para vacinação dia 01/09/2021 no PROARES.

Para receber a vacinação, é IMPRESCINDÍVEL realizar o AGENDAMENTO no SAÚDE DIGITAL.

Acesse o site SAÚDE DIGITAL no link abaixo;

#Saúde 25/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO SAÚDE EM AÇÃO ESTÁ OFERTANDO SERVIÇOS DE SAÚDE A POPULAÇÃO NA PRAÇA DE MAURITI

A Secretaria de Saúde de Mauriti está realizando atividades do Projeto Saúde em Ação em comemoração aos 83 anos de emancipação política de Mauriti e levou hoje, 25, serviços de saúde para a população em geral, na praça da matriz da cidade. Dentre os serviços ofertados estavam exames de mamografias, segunda dose de vacinação para profissionais da educação e testes rápidos de HIV e Hepatites.

Segundo a secretária Evânia Furtado a programação segue ainda até amanhã (26) com atividades que serão realizadas com exames de mamografias para mulheres com 40 anos ou mais, testes de COVID - 19 para a população em geral e vacinação de segunda dose para pessoas que receberam a primeira dose da Coronavac/Sinovac/Butantan no dia 31 de julho.

"Saúde é um direito fundamental de todos, saúde é qualidade de vida, saúde é alegria. Parabéns Mauriti pelos seus 83 anos e parabéns para todos nós mauritienses que amamos e zelamos pela nossa terra", frisou Evânia.

#Saúde 24/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CHEGOU A VEZ DA POPULAÇÃO 22+

A Secretaria Municipal de Saúde informa:

Está aberto o agendamento do Saúde Digital para vacinação contra a COVID - 19. Chegou a vez da população 22+

Quarta dia 26 de Agosto

ESF

CNES

DOSES

PALESTINA

2527510

42

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

7326424

42

SÃO MIGUEL

2527456

50

BURITIZINHO

2527472

42

CENTRO

2527421

60

UMBURANAS

2527464

42

SÃO FRANCISCO

7326416

42

ANAUÁ

2527545

24

MARARUPÁ

2527480

30

COITÉ

2527537

50

FURTUNA

7014473

24

BELA VISTA

2527499

48

VILA DE FÁTIMA

6706320

48

CANABRAVINHA/QUIXABINHA

2527553

30

SERRINHA

7197802

48

IMACULADA CONCEIÇÃO/SÃO SEBASTIÃO

7667779

60

SENHORA SANTANA

7197780

48

OLHO D'ÁGUA

2527529

30

SANTO ANTONIO DOS FELIPES

2527502

42

NOVA SANTA CRUZ

7326440

12

TOTAL

814

814 dose população geral 22+

Para receber a vacinação, é IMPRESCINDÍVEL realizar o AGENDAMENTO no SAÚDE DIGITAL.

Acesse o site SAÚDE DIGITAL no link abaixo;

#Saúde 24/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MUTIRÃO DE CADASTRAMENTO NO SAÚDE DIGITAL

O Município de Mauriti estará realizando entre os dias 24 e 31 de agosto MUTIRÃO DE CADASTRAMENTO NO SAÚDE DIGITAL para adolescentes a partir de 12 anos de idade.
Você que tem mais de 12 anos e ainda não fez seu cadastro poderá procurar uma Escola da Rede Municipal de Ensino, CRAS, CREAS, Unidades Básicas de Saúde ou o Agente Comunitário de Saúde mais próximo de você!!

ATENÇÃO: Assim como os demais municípios do Ceará, Mauriti recebe doses de vacinas contra COVID-19 de acordo com o número de cadastros realizados na plataforma SAÚDE DIGITAL. O cadastro no SAÚDE DIGITAL não é um agendamento, mas vai garantir que possamos receber doses suficientes para atender toda a população!

#Saúde 23/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CHEGOU A VEZ DA POPULAÇÃO 22+

A Secretaria Municipal de Saúde informa:

Está aberto o agendamento do Saúde Digital para vacinação contra a COVID - 19. Chegou a vez da população 22+

Quarta dia 25 de Agosto

ESF

CNES

PFIZER

PALESTINA

2527510

72

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

7326424

72

SÃO MIGUEL

2527456

72

BURITIZINHO

2527472

58

CENTRO

2527421

72

UMBURANAS

2527464

60

SÃO FRANCISCO

7326416

60

ANAUÁ

2527545

42

MARARUPÁ

2527480

40

COITÉ

2527537

72

FURTUNA

7014473

30

BELA VISTA

2527499

72

VILA DE FÁTIMA

6706320

72

CANABRAVINHA/QUIXABINHA

2527553

50

SERRINHA

7197802

72

IMACULADA CONCEIÇÃO/SÃO SEBASTIÃO

7667779

72

SENHORA SANTANA

7197780

72

OLHO D'ÁGUA

2527529

40

SANTO ANTONIO DOS FELIPES

2527502

60

NOVA SANTA CRUZ

7326440

20

MACAMBIRA

846252

30

SANTO ANTONIO DOS POSSEIROS

846201

20

TOTAL

1230

1.230 dose população geral 22+

Para receber a vacinação, é IMPRESCINDÍVEL realizar o AGENDAMENTO no SAÚDE DIGITAL.

Acesse o site SAÚDE DIGITAL no link abaixo;

#Saúde 19/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIA D PARA 2ª DOSE DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO

Dia D para 2ª Dose dos Trabalhadores

da Educação.

Sexta de 20 de agosto

Na quadra do CSU

Obrigatório levar o cartão de vacina

Somente para quem recebeu o imunizante ASTRAZENECA

ESCOLAS

SERVIDORES

HORÁRIO

OLHO D'ÁGUA

18

08:30H

ANAUÁ

51

08:30H

MARARUPÁ

39

09:00H

NOVA SANTA CRUZ

20

09:00H

BURITIZINHO

89

09:30H

SÃO MIGUEL

52

10:00H

COITÉ

68

10:00H

PALESTINA

157

10:30H

UMBURANAS

85

11:30H

JOSE WILSON BARBOSA

19

12:00H

ZEFINHA CARTAXO

24

12:00H

SULA LEITE

54

12:00H

HUMBERTO BEZERRA

68

12:30H

CEI PARAISO

21

12:30H

CENTRO EDUCACIONAL

94

13:00H

CEI PADRE ARGEMIRO

19

13:00H

CEI MENINO DEUS

24

13:30H

CEI MAE DO BOM CONSELHO

25

13:30H

CEI MUNDO ENCANTADO

36

13:30H

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DEMAIS SERVIDORES VINCULADOS A SME

70

14:00H

#Saúde 19/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CHEGOU A VEZ DA POPULAÇÃO 24+ E GESTANTES E PUÉRPERAS.

A Secretaria Municipal de Saúde informa:

Está aberto o agendamento do Saúde Digital para vacinação contra a COVID - 19. Chegou a vez da população 24+ e gestantes e puérperas.

Hoje dia 19 de Agosto!

768 doses!

Nas seguintes Unidades Básicas de Saúde

ESF

CNES

DOSES

PALESTINA

2527510

36

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

7326424

36

SÃO MIGUEL

2527456

42

BURITIZINHO

2527472

50

CENTRO

2527421

36

UMBURANAS

2527464

36

SÃO FRANCISCO

7326416

36

ANAUÁ

2527545

20

MARARUPÁ

2527480

50

COITÉ

2527537

42

FURTUNA

7014473

20

BELA VISTA

2527499

30

VILA DE FÁTIMA

6706320

30

CANABRAVINHA/QUIXABINHA

2527553

30

SERRINHA

7197802

36

IMACULADA CONCEIÇÃO/SÃO SEBASTIÃO

7667779

42

SENHORA SANTANA

7197780

36

OLHO D'ÁGUA

2527529

40

SANTO ANTONIO DOS FELIPES

2527502

50

NOVA SANTA CRUZ

7326440

20

MACAMBIRA

846252

30

SANTO ANTONIO DOS POSSEIROS

846201

20

TOTAL

768

*Agendamento para vacinação dia 23/08

*Confira a lista após encerramento das vagas no site da prefeitura

Para receber a vacinação, é IMPRESCINDÍVEL realizar o AGENDAMENTO no SAÚDE DIGITAL.

#Saúde 19/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ALERTA SOBRE O RISCO DA NOVA VARIANTE DELTA

A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MAURITI, alerta sobre o risco da NOVA VARIANTE DELTA. Após confirmação de casos no estado do Ceará, a secretaria de saúde reafirma a importância dos cuidados, isolamento social para evitar a introdução dessa variante em nosso município. Essa nova linhagem do vírus possui um conjunto de mutações que torna a doença mais infecciosa no organismo, tornando a vacina menos eficaz. Com isso, pedimos a toda população que reforce todas as medidas sanitárias de proteção, como o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.
Os viajantes devem ficar em quarentena durante 14 dias e em caso de sintomas que sugiram uma doença respiratória aguda durante ou após a viagem, os viajantes devem procurar atendimento médico e compartilhar seu histórico de viagens com o profissional de saúde.
Prefeitura municipal de Mauriti - Cuidando das pessoas

#Saúde 18/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DE MAURITI REÚNE MOTORISTAS DE TRANSPORTE ALTERNATIVO PARA FORTALECER A PREVENÇÃO CONTRA A COV

A Secretaria de Saúde de Mauriti já preocupada com os casos confirmados da variante Delta, da COVID - 19 no estado do Ceará, reuniu ontem a vigilância epidemiológica e os motoristas de transporte intermunicipal e interestadual com o objetivo de fortalecer as ações de prevenção da doença no Município.

Na pauta da reunião estava orientações de como agir diante de passageiros sintomáticos e parcerias para informar a vigilância em saúde quando houver transporte de passageiros vindos de outros estados.

Segundo a Gerente de Epidemiologia, Ailla Brandão, a secretaria de saúde irá fazer testagem em passageiros para investigação da Variante Delta e uma busca ativa e monitoramento dos viajantes com o apoio dos motoristas. "Vamos nos unir para tentar barrar a entrada desta variante no nosso município, e em breve estaremos buscando apoio de outros setores para trabalharmos em conjunto a fim de que nossa cidade não volte a passar pelos aumentos sucessivos de casos positivos, como tivemos no início do ano", comentou Ailla.

#Saúde 16/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CHEGOU A VEZ DA POPULAÇÃO 25+

A Secretaria Municipal de Saúde informa:

Está aberto o agendamento do Saúde Digital para vacinação contra a COVID - 19. Chegou a vez da população 25+

Quarta dia 18 de Agosto

ESF CNES DOSES

PALESTINA 2527510 30

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS 7326424 30

SÃO MIGUEL 2527456 42

BURITIZINHO 2527472 42

CENTRO 2527421 30

UMBURANAS 2527464 30

SÃO FRANCISCO 7326416 30

ANAUÁ 2527545 50

MARARUPÁ 2527480 40

COITÉ 2527537 42

FURTUNA 7014473 30

BELA VISTA 2527499 30

VILA DE FÁTIMA 6706320 30

CANABRAVINHA/QUIXABINHA 2527553 30

SERRINHA 7197802 30

IMACULADA CONCEIÇÃO/SÃO SEBASTIÃO 7667779 42

SENHORA SANTANA 7197780 30

OLHO D'ÁGUA 2527529 40

SANTO ANTONIO DOS FELIPES 2527502 50

NOVA SANTA CRUZ 7326440 20

MACAMBIRA 846252 30

SANTO ANTONIO DOS POSSEIROS 846201 20

748 dose população geral 25+

Para receber a vacinação, é IMPRESCINDÍVEL realizar o AGENDAMENTO no SAÚDE DIGITAL.

Acesse o site SAÚDE DIGITAL no link abaixo;

#Saúde 14/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CHEGOU A VEZ DA POPULAÇÃO 27+

A Secretaria Municipal de Saúde informa:

Está aberto o agendamento do Saúde Digital para vacinação contra a COVID - 19. Chegou a vez da população 27+

Segunda dia 16 de Agosto

ESF CNES DOSES

PALESTINA 2527510 18

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS 7326424 18

SÃO MIGUEL 2527456 24

BURITIZINHO 2527472 18

CENTRO 2527421 18

UMBURANAS 2527464 18

SÃO FRANCISCO 7326416 18

ANAUÁ 2527545 18

MARARUPÁ 2527480 18

COITÉ 2527537 24

FURTUNA 7014473 12

BELA VISTA 2527499 18

VILA DE FÁTIMA 6706320 18

CANABRAVINHA/QUIXABINHA 2527553 12

SERRINHA 7197802 18

IMACULADA CONCEIÇÃO/SÃO SEBASTIÃO 7667779 18

SENHORA SANTANA 7197780 18

OLHO D'ÁGUA 2527529 18

SANTO ANTONIO DOS FELIPES 2527502 18

NOVA SANTA CRUZ 7326440 12

354 dose população geral 27+

Para receber a vacinação, é IMPRESCINDÍVEL realizar o AGENDAMENTO no SAÚDE DIGITAL.

Acesse o site SAÚDE DIGITAL no link abaixo;

#Saúde 10/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CHEGOU A VEZ DA POPULAÇÃO 27+

A Secretaria Municipal de Saúde informa:

Está aberto o agendamento do Saúde Digital para vacinação contra a COVID - 19.

Chegou a vez da população 27+

Dia 13/08 (Sexta-feira)

Horário: 09 às 14 horas

Local: Quadra do CSU

CNES: 7485328

Para receber a vacinação, é IMPRESCINDÍVEL realizar o AGENDAMENTO no SAÚDE DIGITAL.

#Saúde 09/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CHEGOU A VEZ DA POPULAÇÃO 28+

A Secretaria Municipal de Saúde informa:

Está aberto o agendamento do Saúde Digital para vacinação contra a COVID - 19. Chegou a vez da população 28+

Segunda dia 09 de Agosto

ESF CNES DOSES

PALESTINA 2527510 62

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS 7326424 62

SÃO MIGUEL 2527456 62

BURITIZINHO 2527472 62

CENTRO 2527421 117

UMBURANAS 2527464 62

SÃO FRANCISCO 7326416 62

ANAUÁ 2527545 42

MARARUPÁ 2527480 60

COITÉ 2527537 72

FURTUNA 7014473 30

BELA VISTA 2527499 84

VILA DE FÁTIMA 6706320 84

CANABRAVINHA/QUIXABINHA 2527553 62

SERRINHA 7197802 84

IMACULADA CONCEIÇÃO/SÃO SEBASTIÃO 7667779 96

SENHORA SANTANA 7197780 84

OLHO D'ÁGUA 2527529 60

SANTO ANTONIO DOS FELIPES 2527502 60

NOVA SANTA CRUZ 7326440 42

MACAMBIRA 846252 32

SANTO ANTONIO DOS POSSEIROS 846201 32

1.413 dose população geral 28+

Para receber a vacinação, é IMPRESCINDÍVEL realizar o AGENDAMENTO no SAÚDE DIGITAL.

Acesse o site SAÚDE DIGITAL no link abaixo;

#Saúde 06/08/2021 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO DE MAURITI ASSINA TERMO DE ADESÃO AO PROGRAMA SINALIZE

Em viagem a Fortaleza, o prefeito em exercício João Paulo Furtado, assinou a adesão do município de Mauriti ao Programa Sinalize. Lançado em dezembro de 2017, pelo Governo do Ceará, o programa tem o objetivo de diminuir o número de acidentes de trânsito e de vítimas fatais no Ceará.

O Sinalize é executado por meio de uma parceria entre o Detran e as prefeituras. Após implantado, os municípios devem se comprometer a intensificar as ações de segurança e educação no trânsito.

Segundo o prefeito, em Mauriti o programa Sinalize viabilizará a realização de serviço de recuperação e pavimentação de vias e a integração dos sistemas viários municipal e estadual, através da realização de serviços de engenharia rodoviária, e as ações necessárias na intensificação das ações educativas e fiscalizatórias de trânsito.

"Esta é uma parceria importante que fazemos com o Governo do Estado, pois nós sabemos que esse projeto chega para trazer melhorias para recuperar as vias públicas do município que estão bem desgastadas, como também ajudar a melhorar a educação no trânsito para todo os munícipes. Nós só temos a agradecer!", finalizou João Paulo.

#Saúde 05/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AGENDA ABERTA PARA VACINAÇÃO GESTANTES E PUÉRPERAS E POPULAÇÃO GERAL 33+

ATENÇÃO!

A Secretaria Municipal de Saúde informa:

Está aberto o agendamento do Saúde Digital para vacinação contra a COVID - 19. O município recebeu 539 doses da vacina sendo 521 para o público 33+ e 18 para Gestantes e Puérperas.

Para receber a vacinação, é IMPRESCINDÍVEL realizar o AGENDAMENTO no SAÚDE DIGITAL.

Vacinação dia 07/08

Local: Quadra do CSU

CNES: 7485328

Horário: 08 às 14 horas

#Saúde 03/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ABERTO O AGENDAMENTO DO SAÚDE DIGITAL 35+

ATENÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde informa:

Está aberto o agendamento do Saúde Digital para vacinação contra a COVID - 19. O município recebeu 666 doses da vacina e o agendamento será destinado para o público de 35 a 39 anos.

Para receber a vacinação, é IMPRESCINDÍVEL realizar o AGENDAMENTO no SAÚDE DIGITAL.

ESF CNES DOSES

PALESTINA 2527510 36

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS 7326424 36

SÃO MIGUEL 2527456 42

BURITIZINHO 2527472 36

CENTRO 2527421 30

UMBURANAS 2527464 36

SÃO FRANCISCO 7326416 36

ANAUÁ 2527545 30

MARARUPÁ 2527480 30

COITÉ 2527537 42

FURTUNA 7014473 18

BELA VISTA 2527499 30

VILA DE FÁTIMA 6706320 30

CANABRAVINHA/QUIXABINHA 2527553 30

SERRINHA 7197802 30

IMACULADA CONCEIÇÃO/SÃO SEBASTIÃO 7667779 36

SENHORA SANTANA 7197780 30

OLHO D'ÁGUA 2527529 30

SANTO ANTONIO DOS FELIPES 2527502 36

NOVA SANTA CRUZ 7326440 12

MACAMBIRA 0846252 18

SANTO ANTONIO DOS POSSEIROS 0846201 12

#Saúde 03/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE EM AÇÃO: PREFEITURA DE MAURITI REALIZA TESTAGEM EM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, CREAS e com o apoio da Igreja Católica, realizaram testes para Covid-19, HIV, Sífilis, Hepatite C e B, nas pessoas que vivem em situação de rua em Mauriti. A ação aconteceu na manhã de hoje, 03, no Centro Pastoral Padre Argemiro.

Sabe-se que o número de pessoas em situação de rua teve um crescimento significativo neste período de pandemia. Nesse sentido, essa população passa a fazer das ruas seu espaço de moradia, expondo-se, desse modo, às vulnerabilidades e demandas particulares para a manutenção de suas vidas.

"Pensando nisso que o governo compreendeu a necessidade de desenvolver estratégias e políticas no âmbito dos serviços sociais e de saúde para promover uma assistência adequada ao contexto e às suas necessidades, e trouxe até essas pessoas os serviços, que muitas vezes eles não procuram", comentou a secretária de saúde, Evania Furtado.

Segundo o prefeito em exercício João Paulo Furtado, esta ação também é uma forma de prevenir a proliferação do coronavírus entre pessoas em situação de rua. "Por terem como costume percorrer a cidade, essas pessoas se contaminadas podem difundir o vírus. Por isso, é fundamental a precaução, o tratamento antecipado e o carinho com todos eles", afirma o prefeito.

#Saúde 02/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CAMPANHA DE VACINAÇÃO TERÁ REPESCAGEM PARA PESSOAS COM 40 ANOS OU MAIS

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Mauriti destina esta terça-feira (03/08) para a repescagem de pessoas que tem 40 anos ou mais. Quem está nesta faixa etária e ainda não recebeu a primeira dose deve procurar um dos postos disponíveis na cidade.

O município ultrapassou a marca de 25 mil doses aplicadas. Até o momento, já foram vacinadas com a primeira dose 18 mil pessoas, enquanto mais de 5 mil completaram a imunização com a segunda dose. Já quem recebeu a dose única foram mais de 900 pessoas.

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que as pessoas prefiram se vacinar a partir das 10h, quando os postos ficam mais vazios. Quem vai receber a vacina deve apresentar identificação original com foto, número do CPF e, se possível, a caderneta de vacinação. Para a segunda dose, é importante levar também o comprovante da primeira aplicação. "Lembrando a todos que o agendamento no Saúde Digital agora é obrigatório", frisou a secretária, Evania Furtado.

#Saúde 29/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA REFORÇA PREVENÇÃO ÀS HEPATITES VIRAIS COM AÇÕES DA CAMPANHA JULHO AMARELO

A Prefeitura de Mauriti realiza, desde ontem (28), uma programação que inclui ações de prevenção, conscientização e testagem contra as hepatites virais. As atividades, que integram a campanha Julho Amarelo, acontecem até o final do mês de julho e estão sendo executadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nos postos de saúde do município.

As hepatites virais são doenças que provocam inflamação do fígado. Na maioria das vezes, não existem sintomas e as hepatites passam despercebidas. Somente com exames de sangue específicos é possível confirmar a doença. Quando apresentados, os sintomas são: febre, cansaço, fadiga, vômitos, pele e olhos marejados, urina escura e fezes claras.

"Esta é uma campanha que amplia o alcance da informação sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento contra a doença. É uma oportunidade para intensificar as ações realizadas pelas equipes de saúde ao longo de todo o ano e para levar às pessoas as formas e a importância de prevenir contra as hepatites virais", destaca a secretária de Saúde, Evania Furtado.

A gerente de epidemiologia, Ailla Brandão, destacou a necessidade de testar as pessoas: "A falta de sintomas reforça a necessidade de testagem em massa. Queremos atingir principalmente o público maior de 40 anos, que segue sendo a faixa etária mais atingida pelas hepatites."

#Saúde 29/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE RELAÇÃO NOMINAL DAS PESSOAS QUE DEVEM TOMAR A SEGUNDA DOSE

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerencia de Imunização, solicita a presença das pessoas listadas para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

As pessoas que estão na relação devem comparecer a Secretaria de Saúde no dia 30 de julho de 2021, no horário das 16h às 20h.

*OBRIGATÓRIO TRAZER O CARTÃO DE VACINA DA COVID-19*

#Saúde 27/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE FAÇA O SEU TESTE RÁPIDO PARA HEPATITE B E C

As Hepatites B e C são inflamações no fígado causadas vírus e constituem um grave problema de saúde pública no mundo.

As hepatites B e C costumam ser silenciosas e acabam sendo descobertas quando a doença já está muito evoluída, com cirrose ou até com câncer de fígado (hepatocarcinoma).


Previna - se!

#Saúde 19/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MAURITI FORTALECE AÇÕES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE NAS COMUNIDADES

A Secretaria de Saúde de Mauriti, por meio do Departamento de Atenção Básica, vem promovendo ações de implementação das Políticas de Saúde com o objetivo de fortalecer as ações de atenção primária nas comunidades rurais. Pensando nisso, foi implantado duas Equipes de Atenção Primária, uma nova modalidade, nas localidades da Macambira e o Santo Antônio dos Posseiros.

A atenção primária é fundamental por ser a entrada e centro de comunicação preferencial da rede de atenção à saúde (RAS), com grande potencial resolutivo, quando inserido num sistema de saúde autorregulado e centrado no usuário.

As ações tiveram início desde o início mês de julho, e a equipe é composta por um médico, um enfermeiro e agente comunitário de saúde.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica no município, Samira Coelho, a equipe atende em cada comunidade dois dias por semana, sendo segunda e sexta na Macambira e na quarta feira, no Santo Antônio dos Posseiros. "A iniciativa vem surtindo efeitos positivos, principalmente no fluxo de atendimento, redução do tempo de espera pelas consultas nos PSFs, ampliação do cadastro familiar, entre outros", comentou Samira.

#Saúde 15/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE HOSPITAL MUNICIPAL DE MAURITI REALIZA SUA PRIMEIRA CIRURGIA CESARIANA APÓS UM ANO

O dia ontem (14) foi muito esperado e comemorado por todos que compõe o Hospital Municipal e Maternidade São José e o Governo Municipal de Mauriti. Após muitos esforços da gestão, para colocar a sala de cirurgia do hospital em funcionamento, foi realizada as primeiras cesarianas na unidade, o que não acontecia há mais de 14 meses.

Bem-sucedida, a cirurgia ocorreu conforme previsto, sem nenhuma intercorrência. A secretária de saúde, Evania Furtado, falou sobre a satisfação em poder acompanhar este momento. "Estou muito orgulhosa e satisfeita de participar desta história que está sendo construída com a reinauguração da sala cirúrgica do Hospital. Diante desse momento difícil, em que passamos por uma pandemia, é muito gratificante fazer parte dessa equipe que, na linha de frente, tenta fazer o melhor pela saúde de Mauriti. Estamos melhorando a estrutura do hospital. Sem dúvida, um grande reforço para a saúde de Mauriti!", disse a secretária.

A diretora do hospital, Wanny Moura, confirmou o sucesso da cirurgia e contou como se sente fazendo parte desse processo de ampliação de serviços para o município. "A cirurgia foi um sucesso e me sinto muito feliz e grata por voltar a ver minha terra realizando procedimentos de média complexidade, a população de Mauriti sendo beneficiada e mais crianças nascendo em nosso município. Estamos aqui para somar", completou.

O prefeito em exercício João Paulo Furtado, parabeniza a equipe pelo sucesso desse primeiro procedimento cirúrgico e destaca a importância da expansão dos serviços de média complexidade na instituição. "O Hospital Municipal e Maternidade São José está dando mais um exemplo de que é possível descentralizar esses tipos de atendimentos, permitindo que as pacientes sejam atendidas cada vez mais perto de onde moram", comemorou o prefeito.

#Saúde 17/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE HOSPITAL E MATERNIDADE SÃO JOSÉ PASSARÁ A OFERTAR SERVIÇO DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA

O Hospital e Maternidade São José está recebendo mais um médico especialista e passará a ofertar a população mauritiense o serviço de endoscopia digestiva na sede da instituição. Está já é terceira especialidade implantada no quadro de serviços do hospital, fruto de muito trabalho da atual direção e em parceria com a Secretaria de Saúde do município.

O prefeito afirmou que o grande diferencial deste início de gestão é que tem novas especialidades, tem exames e terá em breve o centro cirúrgico funcionando no hospital municipal. "Com isso a gente aumenta a resolutividade dos problemas em saúde, quando passa a não ser preciso conseguir atendimento em outras cidades e facilita o acesso aos usuários do serviço de saúde", comentou João Paulo, prefeito em exercício do município de Mauriti.

Segundo a diretora do Hospital Municipal e Maternidade São José, Wanny Sá, o Dr. Benicio Santana chega a instituição e atenderá a população as quintas - feira, quinzenalmente duas vezes por mês. "Com a oferta de consulta, exames e em breve procedimentos cirúrgicos, o hospital amplia seu atendimento, não só para os pacientes que precisam desse tipo de atendimento, como para a população que busca por esse tipo de serviço especializado e contará com ele aqui sem precisar se deslocar a outros municípios", comentou a diretora.

#Saúde 11/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GOVERNO DE MAURITI ESTÁ INVESTINDO EM CONVÊNIOS PARA A SAÚDE

O município de Mauriti está destinando mais recursos na área de saúde pública nos primeiros meses deste ano. Com isso o município firmou os convênios com o Hospital e Maternidade São Vivente de Paulo e o Instituto Madre Tereza de Apoio a Vida - IMTAVI, hospital de Brejo Santo. De janeiro a maio, o governo aplicou cerca de R$ 284 mil em gastos líquidos com estes convênios.

A prefeitura também mantém contrato com o Instituto de Gestão em Saúde e Cidadania, que faz o gerenciamento do Hospital Municipal e Maternidade São José onde já investiu no mesmo período o equivalente a R$ 2,5 milhões. O total de recursos geridos foram para as áreas de pessoal, custeio, serviços de manutenção e operação dos serviços. Além disso, o governo aponta investimentos na ampliação e manutenção da Ala Covid, reforma e aquisição de equipamentos para unidades de saúde.

A lista de investimentos inclui ainda, procedimentos de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar, aquisição de medicamentos e insumos farmacêuticos e ampliação da rede de assistência médico-hospitalar. "Esse recurso vem para que a Secretaria Municipal de Saúde reforce os investimentos em saúde no município. Nosso foco é estar próximo ao cidadão com prestação de serviço qualificado. Desde que assumimos a gestão pública junto com o prefeito Isaac Júnior, tenho buscado ao lado dele conseguir recursos e desta forma melhorar o atendimento para nossa população", comentou o prefeito em exercício, João Paulo Furtado.

#Saúde 11/06/2021 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO ENCAMINHA PROJETO DE LEI DE INSALUBRIDADE DOS ACSS PARA A CÂMARA MUNICIPAL

O prefeito em exercício de Mauriti, João Paulo Furtado, encaminhou hoje a Câmara Municipal de Vereadores o projeto de Lei Nº 023/2021, que reconhece o direito de insalubridade para os Agentes Comunitários de Saúde no percentual de 20% (vinte por cento), sobre o salário base da categoria, conforme prevê Lei Estadual nº 16.506, de 12 de março de 2018.

Para o governo municipal a atividade desempenhada pelos Agentes Comunitários de Saúde se enquadra perfeitamente na tipificação de atividades ditas "insalubres", por vários motivos, que vão desde a exposição a doenças infectocontagiosas nas visitas e avaliações a exposição diária ao sol, riscos do trabalho diário em ambiente externo, etc.

Segundo o prefeito somente terão direito à percepção do adicional de insalubridade os Agentes Comunitários de Saúde que estiverem no efetivo exercício das suas funções. "Esta luta da classe vem se arrastando há algum tempo e nada mais justo que o município melhore a condição material desses profissionais que tem a missão de cuidar da vida de muitos cidadãos da nossa cidade, por isso temos a certeza que os vereadores aprovarão esta lei por unanimidade", frisou João Paulo.

#Saúde 11/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DECRETO MUNICIPAL Nº 68/2021 ENTROU EM VIGOR

O Decreto Municipal nº 68/2021 entrou em vigor prorrogando as medidas de isolamento rígido até 21 de junho de 2021. Por esta razão permanece proibida a realização de todo e qualquer evento que ocasione aglomeração, ou seja, a reunião de mais de 06 pessoas que não residem no mesmo domicílio.

Em todo esse período também é proibido o funcionamento de áreas de lazer coletivo, balneários, chácaras, espaços society's, areninhas, quadras públicas e privadas, bem como demais espaços afins.

O "toque de recolher" permanece das 20h às 6h, de segunda-feira a sexta-feira, e das 19h às 6h, no sábado e domingo.

Permanece estabelecido LOCKDOWN das 17h da sexta-feira até as 06h da segunda-feira. Nesse período só é permitido funcionar postos de gasolina exclusivamente para fornecimento de combustível, borracharias, vendas por delivery somente para medicamentos, gêneros alimentícios e produtos de higiene pessoal e do lar e serviços funerários para sepultamentos.

Permanece proibida também a comercialização de bebidas alcoólicas nesse período, bem como a realização de atividades físicas ao ar livre, em espaços públicos e/ou privados.

De segunda-feira a sexta-feira as atividades comerciais devem funcionar sempre com 25% da capacidade do estabelecimento, observando as normas vigentes no Decreto, nos seguintes horários:

• Supermercados, mercantis, mercearias, budegas, frigoríficos, farmácias, frigo-frutas, lojas de conveniência, empresas de internet, academias, funerárias, serviços postais, serviço de telecomunicação e internet, bancos, lotéricas, distribuidores de água, gás, borracharia, padarias, depósitos de bebidas e bombonieres: De segunda-feira a quinta- feira, das 06h às 19h, e sexta-feira, das 06h às 16h;

• Lanchonete, restaurantes, bares, churrascarias, lojas de sapato, de roupas, de material de construção, de variedades, de produtos veterinários, de produtos de irrigação, de cosméticos e produtos de beleza em geral, material de costura, papelaria, relojoaria, joalheirias, loja de peças de celulares, motéis, lava-jato, sindicatos, associações, escritórios em geral, pontos de atendimento diversos, estúdios fotográficos, salões de beleza e oficinas: De segunda-feira a quinta- feira, das 06h às 17h, e sexta-feira, das 06h às 16h.

ATENÇÃO:

A venda na modalidade delivery em horário diverso ao permitido para atendimento presencial fica autorizada apenas para venda de medicamentos, gêneros alimentícios e produtos de higiene pessoal e do lar, estando vedada a retirada do produto no local.

Continua proibida a comercialização de bebidas alcoólicas para consumo no próprio estabelecimento.

As instituições religiosas poderão promover celebrações presenciais no horário compreendido entre 06h e 19h, de segunda-feira a quinta-feira, e de 06h e 16h na sexta- feira;

Os transportes alternativos em geral terão o seu funcionamento autorizado entre 06h e 19h, de segunda-feira a quinta-feira, e de 06h e 16h na sexta-feira, excepcionando o transporte de passageiro na busca de atendimento médico;

As clínicas de saúde e laboratórios poderão funcionar no horário compreendido entre 06h e 17h, de segunda-feira a quinta-feira, e de 06h e 16h na sexta-feira;

As fábricas e canteiros de obra poderão funcionar no horário compreendido entre 06h e 17h, de segunda-feira a quinta-feira, e de 06h e 16h na sexta-feira;

As academias e locais para prática de atividades físicas deverão funcionar no horário compreendido entre 06h e 19h, de segunda-feira a quinta-feira, e de 06h e 16h na sexta- feira;

Os estabelecimentos que fornecem alimentação para consumo fora do lar poderão funcionar no horário compreendido entre 06h e 17h, de segunda-feira a quinta-feira, e de 06h e 16h na sexta-feira;

As escolas das redes pública e privada devem estabelecer exclusivamente a modalidade de ensino remoto para todas as idades.

Permanece proibida a realização de qualquer tipo de celebração, velório ou qualquer outro ato que promova aglomeração para as vítimas do COVID-19, cabendo a funerária realizar o translado do corpo diretamente para o cemitério, não devendo ocorrer qualquer interrupção do percurso.

O velório onde o óbito foi motivado por enfermidade diversa deverá ser limitado a 120 minutos.

Permanece obrigatório o uso de máscara facial de proteção individual, sendo passível de multa o não uso no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), como previsto nos Decretos Estaduais e Municipais vigentes.

O descumprimento deste Decreto pelos cidadãos ocasionará a aplicação de multa e interdição do estabelecimento.

Tratando-se de infração cometida em espaço locado, serão responsabilizados pelo descumprimento deste Decreto o locador e locatário de forma individualizada.

O servidor público municipal que for flagrado em desobediência a este Decreto deverá sofrer processo administrativo, o qual poderá resultar em perda do cargo e/ou exoneração imediata, além da aplicação de multa prevista no artigo anterior.

Será admitido, além do flagrante realizado por meio das equipes de fiscalização, como meio de prova material adquirido por meio de redes sociais.

As disposições previstas nos Decretos Municipais e Estaduais que não foram alteradas por Decretos posteriores permanecem em vigor.

Para mais informações, consulte o nosso Decreto na íntegra no link a baixo;

#Saúde 09/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE DE MAURITI IMPLANTA UM NÚCLEO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA NO HOSPITAL MUNICIPAL E MATERNIDADE SÃO JOSÉ

A equipe de saúde pública do município de Mauriti visando difundir as metodologias de educação permanente em saúde está implantando um Núcleo de Educação Continuada, dentro do Hospital Municipal e Maternidade São José como um instrumento orientador que auxilia no desenvolvimento da educação em saúde dos profissionais que atuam na unidade.

Segundo a diretora do hospital, Wanny Sá, o Núcleo de Educação Continuada tem como objetivo proporcionar aprendizado aos colaboradores que prestam atendimento aos pacientes em tratamento na instituição, visando uma atuação diferenciada e de qualidade, sem riscos à saúde do doente. "Nesse contexto está inserida a educação continuada para profissionais de saúde, que tem como objetivo a qualificação, o aperfeiçoamento do ofício e do exercício profissional com maior segurança e produtividade, por meio da aquisição de novos conceitos e da reformulação de práticas já existentes", comentou a diretora.

A secretária de saúde Evania Furtado relata que o núcleo é uma estratégia pensada desde a construção do plano de governo, com a intenção é qualificar os trabalhadores por meio da discussão dos processos de trabalho, "os próprios trabalhadores vão procurar as demandas para serem qualificados", disse. A secretária informou ainda que a intenção é, também, qualificar a formação dos trabalhadores de saúde e, por meio disso, reorganizar as redes de serviço.

#Saúde 02/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DECRETO DE ISOLAMENTO RÍGIDO É PRORROGADO EM MAURITI

A Prefeitura Municipal de Mauriti anunciou a prorrogação do Decreto de isolamento rígido no município e locdown por mais um final de semana. O documento apresentado pela procuradoria, estende as atuais medidas até o próximo dia 06 de junho com medidas mais rígidas, e aumenta os horários do comercio a partir do dia 07.

Segundo o decreto Nº 65/2021 as medidas seguem as mesmas, permanece determinado "LOCKDOWN" com a suspensão do desempenho de atividades econômicas e comportamentais, bem como no controle da circulação de pessoas e veículos nos espaços e vias públicas, objetivando reduzir velocidade de propagação da doença, das 17h da sexta-feira até as 06h da segunda-feira.

O funcionamento das atividades econômicas deverá seguir os horários determinados:

Supermercados, mercantis, mercearias, bodegas, frigoríficos, farmácias, frigo-frutas, lojas de conveniência, empresas de internet, academias, funerárias, serviços postais, serviço de telecomunicação e internet, bancos, lotéricas, distribuidores de água e gás, postos de gasolina e borracharia, de segunda-feira a quinta-feira: 06h às 19h; Sexta-feira: 06h às 16h.

Lojas de sapato, de roupas, de material de construção, de variedades, de produtos veterinários, de produtos de irrigação, de cosméticos e produtos de beleza em geral, material de costura, papelaria, bombonieres, relojoaria, joalherias, depósitos de bebida, loja de peças de celulares, motéis, lava-jato, sindicatos, associações, escritórios em geral, pontos de atendimento diversos, estúdios fotográficos, salões de beleza e oficinas. No período de 02 a 04 de junho de 06h às 13h e nos dias 07 a 11, de 06h às 17h.

Lanchonete, restaurantes, bares, padarias e churrascarias, seguem nos mesmos moldes: de 02 a 04 de junho, de segunda-feira a quinta-feira de 06h às 17h e sexta-feira: 06h às 16h e nos dias 07 a 11, de 06h às 17h.

Ainda segundo o documento a comercialização na modalidade delivery em horário diverso ao permitido para atendimento presencial fica autorizada apenas para venda de medicamentos, gêneros alimentícios e produtos de higiene pessoal e do lar. Como também é proibida a comercialização de bebidas alcoólicas para consumo no próprio estabelecimento.

A integra do documento pode ser acessada no link abaixo;

#Saúde 28/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE HOSPITAL MUNICIPAL DE MAURITI PASSARÁ A CONTAR COM MÉDICOS ESPECIALISTAS

Mais uma boa notícia para à população mauritense foi anunciada pela Secretaria de Saúde. O Hospital Municipal e Maternidade São José passará a oferecer consultas com médicos especialistas, e nesta sexta - feira já deu início aos atendimentos dermatológicos, com o Dr. George Feitosa.

Essa é mais uma conquista para o município, que vem desde o início da nova gestão procurando investir na saúde e principalmente em melhorar o atendimento que é ofertado no hospital do município.

Segundo o prefeito em exercício, João Paulo Furtado, outras especialidades médicas também serão em breve anunciadas, como também a abertura da ala pediátrica. "Nosso empenho e de toda a gestão neste momento é investir e melhorar nossa saúde para que a população possa se sentir segura em procurar o hospital e receber os atendimentos necessários sem precisar se deslocar a outros municípios ou até mesmo clínicas particulares, pois nós sabemos a realidade financeira de boa parte da nossa gente. O que estiver ao nosso alcance, não mediremos esforços para trazer em melhorias para o nosso povo", comentou o prefeito.

#Saúde 25/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITO DE MAURITI E SECRETÁRIA DE SAÚDE AVALIAM COMO POSITIVO O BALANÇO DAS AÇÕES DE FISCALIZAÇÃO NO MUNICÍPIO

Em reunião na tarde de ontem (24), com as equipes da Secretaria de Saúde e Procuradoria do município, o prefeito Isaac Júnior avaliou como positivas as ações de cumprimento e fiscalização do Decreto 63/2021, que endureceu as medidas de prevenção e combate ao coronavírus no município.

Segundo a procuradora Dra. Yanne Martins, durante o final de semana em que se instalou o locdonw, foram registradas 04 multas a estabelecimentos, 203 autuações com orientações, onde as pessoas não apresentaram resistência a abordagem, mas considera como negativa o fato de ter havido muitas denúncias falsas. "É uma ação conjunta, governo e sociedade e só assim conseguiremos mudar esse quadro", completou a procuradora.

O prefeito Isaac Júnior agradeceu a toda população que entendeu as medidas tomadas pela gestão, como também a todo corpo de funcionários da prefeitura que se dispuseram a ajudar as equipes da vigilância sanitária e pediu mais uma vez a todos que façam a sua parte para que o município consiga muito em breve ver os casos de COVID diminuir.

Em sua fala, a secretária de saúde Evania Furtado, também agradeceu a todos pela parceria com a policia militar, promotoria de justiça do município, e todos os trabalhadores que estiveram no fim de semana ajudando no locdonw. "Nosso agradecimento principalmente a população que discutiu e elaborou conosco este decreto e que cumpriu com excelência as medidas impostas pelo decreto. Durante a semana as medidas continuam restritivas e nós contamos mais uma vez com todos para que possamos reduzir os números de casos no nosso município", pediu a secretária.

Ainda segundo a secretária as medidas impostas pelo decreto agora serão observadas e os resultados colhidos no período dos próximos 14 dias

#Saúde 25/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE HOSPITAL MUNICIPAL E MATERNIDADE SÃO JOSÉ RECEBE MAIS UMA DOAÇÃO DE CAPACETE ELMO

Na tarde de ontem, dia 24, a Secretaria Municipal de Saúde, na pessoa da secretária Evânia, recebeu mais uma doação de um capacete Elmo, que será usado para o tratamento de pacientes acometidos pela COVID-19. A doação foi feita pelo é empresário Júnior e sua esposa, proprietários da Loja Real Importados de Mauriti.

O capacete é um dispositivo de suporte ventilatório não invasivo capaz de manter uma pressão positiva contínua nas vias aéreas através da oferta de alto fluxo de oxigênio e ar medicinal, reduzindo consideravelmente o esforço respiratório do paciente. Por ser capaz de manter um percentual de oxigênio nas vias aéreas (21% - 100%), associada à pressão positiva contínua, o ELMO proporciona aos pacientes com insuficiência respiratória, a exemplo do quadro gerado pela COVID-19, a recuperação da função pulmonar.

A secretária de saúde, Evania Furtado, agradeceu aos parceiros pela doação, e reforçou a importância do engajamento entre o poder público e a iniciativa privada para que as dificuldades causadas pela pandemia sejam superadas o quanto antes no município.

#Saúde 29/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GOVERNO DE MAURITI APRESENTA OS QUATRO PROFISSIONAIS DO MAIS MÉDICOS QUE CHEGARAM A MAURITI

A secretária de saúde Evania Furtado junto com a equipe da Secretaria de Saúde fez a apresentação oficial dos quatro profissionais que chegaram a Mauriti pelo Programa Mais Médicos do Governo Federal, nesta quinta-feira (29).

Os médicos, Jefferson Kleber, Marinilva Modesto, Gustavo Cruz e Ana Mercedes, vieram para preencher as vagas que estavam abertas na atenção básica e a expectativa é que melhore ainda mais o atendimento nos postos de saúde com diminuição do tempo de espera.

Os profissionais chegam para compor as Unidades Basicas de Saúde do Buritizinho, ESF - Sagrado Coração de Jesus na Palestina, São Miguel, e Olho D'Água, respectivamente com programação para atendimento à população já na segunda - feira, dia 03 de maio.

Os médicos chegam para preencher as vagas na atenção básica que estavam em aberto e como eles são exclusivos para esse atendimento público a tendência é que o atendimento na Saúde para a população desses distritos em geral venha a melhorar. "Como o próprio programa diz são mais médicos para atuar no atendimento da população mauritiense e com eles vamos melhorar ainda mais nossa atenção básica em nossas unidades", comentou a secretária.

#Saúde 27/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE MAURITI SE REÚNEM PARA AVALIAR E PLANEJAR AÇÕES CONTRA A COVID - 19

Na manhã desta terça - feira os secretários municipais e a direção do Hospital Municipal e Maternidade São José estiveram reunidos na Secretaria de Assistência Social para discutir sobre a situação do município com relação aos casos de covid - 19 e avaliar quais medidas ainda podem ser tomadas para controlar a situação.

Segundo a secretária de saúde Evania Furtado, o município passa por um momento crítico onde o hospital está com sua capacidade máxima para internações clinicas, "o que traz muita preocupação para nossa equipe pois neste momento temos todos os leitos de covid ocupados e a nossa região também sem vagas para transferências", frisou a secretária.

Como medidas a serem tomadas ficou acertado para que o município e a gestão da pasta da saúde busquem a abertura de mais leitos no Hospital Municipal, para conseguir atender toda a demanda dos casos.

Por fim, a secretária municipal de Saúde diante do aumento de casos de coronavírus confirmados na cidade, mandou um recado para todos os cidadãos. "O risco é muito grande e o aumento de casos tem sido a minha maior preocupação. Vamos levar mais a sério as determinações das Secretarias Municipais e das demais instituições de saúde, pois vocês são coparticipativos. Cabe à cada um ter a precaução e se prevenir do vírus, sem levá-lo para os seus lares", clamou.

#Saúde 07/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE DE MAURITI IRÁ CAPACITAR PROFISSIONAIS DO MUNICÍPIO SOBRE CUIDADOS PSICOLÓGICOS

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde participou de uma reunião ontem, dia 06, com a coordenação do curso de Psicologia da Unileão. Na oportunidade a coordenadora do curso, a Prof. Flaviane Troglio, falou sobre a capacitação O CUIDADO DE SI O CUIDADO DO OUTRO - AUTOCUIDADO E OS PRIMEIROS CUIDADOS PSICOLÓGICOS que será ministrada a partir do dia 09 de abril para os profissionais da saúde do município de Mauriti.

Segundo a secretária de saúde, Evania Furtado, a atualização de conhecimentos na área de atuação do indivíduo é de extrema importância para que o serviço que ele oferta a população seja eficaz. "No poder público não é diferente, pois os servidores dos equipamentos sociais precisam responder a população de forma cada vez mais efetiva conforme as necessidades dos cidadãos", salientou a secretária.

A capacitação ocorrerá em seis encontros por meio da plataforma do Google Meet e será facilitada pelos alunos estagiários do Laboratório de Prevenção e Promoção em Saúde do Curso de Psicologia da Unileão sob a orientação do Prof. Marcos Teles.

#Saúde 06/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MAURITI RECEBE DOAÇÃO DE DOIS CAPACETES ELMO DA ONG ANJOS RAFAEL

A Prefeitura de Mauriti recebeu, na manhã desta terça-feira (06), a doação de dois capacetes ELMO que irão auxiliar no atendimento dos pacientes internados com COVID 19 no Hospital Municipal e Maternidade São José no município. O equipamento é desenvolvido por uma força tarefa envolvendo instituições públicas e privadas e que ajuda reduzindo em 60% a necessidade de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O Elmo é um capacete de respiração assistida, não-invasivo, fruto de uma iniciativa conjunta entre a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará); Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap); da Universidade de Fortaleza (Unifor); e da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A doação que chega ao município de Mauriti foi realizada pela ONG Anjo Rafael, sediada em Fortaleza e intermediada pelo Deputado Estadual Guilherme Landim que disse que a ação da ONG além de contribuir com os municípios também tem o objetivo de estimular mais entidades a fazerem essa parceria, frente a um momento tão difícil que é a pandemia da COVID 19.

O prefeito Isaac Júnior agradeceu ao deputado e a ONG pela doação e disse que os capacetes chegam para ajudar no tratamento das pessoas que por ventura venham a se internar no hospital e que a doação chegou em boa hora para o município. "Nesse momento todo o Estado está voltado para o enfrentamento desta doença e esse gesto de parceria é muito importante, porque nós sabemos que estamos com uma taxa de ocupação de UTI muito alta, então esse equipamento é muito bem-vindo e nós só temos que agradecer", ressaltou.

#Saúde 31/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE O CANAL DE AJUDAR MENTAL PARA VOCÊ QUE TEM DE 13 A 24 ANOS

O Pode Falar é um canal de ajuda em saúde mental para você que tem de 13 a 24 anos.

Lá você encontra:

Conteúdo confiável sobre como se ajudar e ajudar outras pessoas.

Depoimentos de adolescentes e jovens que conseguiram superar situações difíceis. Se quiser, você também pode deixar o seu.

Espaço de acolhimento individual oferecido por diversas organizações ponta firme na área de saúde mental.

É tudo confidencial e gratuito.

Acesse o site no link abaixo;

#Saúde 29/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MAURITI ADERE AO PROGRAMA VIDAS PRESERVADAS 2021

O Governo Municipal de Mauriti aderiu no ultimo dia 26 ao Programa Vidas Preservadas 2021 do Ministério Público, com foco na saúde mental de crianças e adolescentes na prevenção do suicídio. O objetivo do programa é promover sensibilização, mobilização e fortalecimento das políticas públicas para a promoção da saúde através da prevenção e da pósvenção do suicídio, onde o município buscará desenvolver planos voltados à prevenção.

Segundo Hugo Porto, promotor de Justiça e coordenador do Programa, o foco de 2021 está relacionado, principalmente, ao impacto da pandemia em crianças e adolescentes. "O espaço de aprendizado e das trocas familiares precisaram ser alterados, repercutindo, diretamente, nesses serem em desenvolvimento. Nos preocupamos com as questões econômicas, familiares, pedagógicas e de bem-estar diante de todo processo de restrições e isolamento, e com os danos e prejuízos na formação dessas gerações. Assim, queremos debater e trazer propostas e ideias que tragam mais recursos para a saúde mental desses públicos", explica.

O Programa "Vidas Preservadas: o MP e a sociedade pela prevenção do suicídio" foi criado em 2018 pelo Ministério Público do Estado do Ceará por intermédio dos Centros de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CAOPIJ), do Meio Ambiente (CAOMACE), da Cidadania (CAOCIDADANIA) e Criminal (CAOCRIM). O objetivo é promover, com o apoio indispensável dos parceiros, uma abordagem intersetorial da temática, de modo a fomentar o debate, a sensibilização e o fortalecimento de políticas públicas para a promoção da saúde do povo cearense.

FONTE:http://www.mpce.mp.br/

#Saúde 18/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE BARREIRAS SANITÁRIAS DE MAURITI TEM TRABALHO INTEGRADO DO DEMUTRAN E DA PREFEITURA

O Departamento Municipal de Trânsito de Mauriti (Demutran) está atuando em parceria com a prefeitura de Mauriti, para montar umas barreiras sanitárias nas entradas da cidade. A ação faz parte de uma operação de prevenção e combate a doença, e tem o objetivo de evitar a proliferação do coronavírus.

A operação funciona da seguinte forma: agentes de trânsito param os veículos e informam como está sendo realizada a ação, enquanto as equipes da prefeitura realizam a abordagem e os ocupantes recebem orientações sobre higiene e cuidados pessoais.

Os passageiros e motorista têm o quadro de saúde avaliado e a temperatura aferida, além da disponibilização de máscaras, em alguns pontos, para o motorista que não estiver usando.

Segundo o coordenador do Demutran, Joaby Lima, este ano as ações contam com a participação de todos os agentes, divididos em cada barreira, para a orientação direta aos condutores. "O objetivo é conscientizar os motoristas e pedestres, sobre os riscos de estar em circulação, além de destacar a importância do distanciamento social e prevenir a contaminação do coronavírus. Quando não precisar sair, fique em casa. Essa é a principal recomendação", alertou.

#Saúde 17/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE MAURITI ENTREGA REFORMA DA ALA COVID DO HOSPITAL SÃO JOSÉ

A Prefeitura de Mauriti, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, na busca contínua de promover a saúde da população, vem criando projetos e programas que favoreçam a qualidade de vida da comunidade. "Investir em saúde pública é trabalhar em benefício dos mais carentes", diz o prefeito Isaac Júnior.

Além das iniciativas de ampliar a cobertura do atendimento em saúde, a secretária de saúde, Evânia Furtado, também vem investindo nas reformas das estruturas das unidades de saúde, proporcionando um ambiente humanizado e mais agradável para os pacientes e servidores. "Para que a saúde tenha mais qualidade na assistência, é preciso, investir sim, na reforma do ambiente. Isso promove mais dignidade no atendimento", disse.

O Hospital Municipal e Maternidade São José, recebeu um melhoramento na Ala COVID como retoques, rebocos, troca de portas, pinturas, promovendo assim, um ambiente mais aconchegante, seguro e confortável tanto para os pacientes, como também para os profissionais que atuam diariamente servindo à população.

Segundo Isaac Júnior, o objetivo da reforma é trazer mais conforto para pacientes e funcionários. "Agora, estamos melhorando a estrutura interna para melhorar também a condição de trabalho de todos e dar mais conforto à população", disse.

#Saúde 12/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MAURITI ACATA NA INTEGRALIDADE O DECRETO DO ESTADO Nº 33.980 DE 12 DE MARÇO DE 2021

O Município de Mauriti, por meio do Prefeito Municipal, Isaac Gomes da Silva Júnior, no uso de suas atribuições constitucionais e legais, tendo em vista as medidas estabelecidas no intuito de conter a propagação do coronavírus, bem como o aumento de casos na nossa cidade, considerando ainda a ausência de vagas de UTI a nível regional para receber os nossos pacientes e a dificuldade em adquirir oxigênio medicinal, este indispensável no tratamento daqueles que contraem o vírus, vivenciada por todos os municípios, RESOLVE, por meio do Decreto Municipal nº 31/2021, acatar na integralidade o Decreto do Estado nº 33.980 de 12 de março de 2021, o qual amplia para todo os municípios do estado a política de isolamento social rígido anteriormente prevista apenas para a cidade de Fortaleza, nos termos do Decreto n.º 33.965, de 04 de março de 2021. Assim, fica estabelecido lockdown na cidade de Mauriti, a partir da zero hora do dia 13 até o dia 21 de março de 2021, devendo apenas ocorrer o funcionamento dos serviços essenciais, nos moldes previstos pelo Estado. Esperamos e agradecemos pela contribuição de todos os munícipes.

#Saúde 08/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROCURADORIA E SAÚDE DEBATEM SOBRE O FORNECIMENTO DE OXIGÊNIO MEDICINAL PARA MUNICÍPIOS CEARENSES

O Município de Mauriti, representado pela Secretária Municipal de Saúde Evania Furtado e a Procuradora Geral do Município, Yanne Martins, participaram nesta tarde de uma reunião emergencial promovida pelo Ministério Público do Ceará e a APRECE, com participação dos demais Municípios do Estado e principais fornecedores de oxigênio medicinal, para tratar da problemática em relação a dificuldade para aquisição de oxigênio pelos municípios.

Segundo a secretária de saúde hoje, no nosso Estado, alguns municípios já estão em situação de extrema urgência com relação ao insumo. "Estamos encontrando diversas dificuldades para adquirir oxigênio. É necessário um esforço conjunto entre o Estado, Municípios, Ministério Público e fornecedores como meio de evitar que no Ceará ocorra um cenário semelhante ao vivenciado em Manaus" comentou preocupada a secretária.

A procurado do município também relatou em sua fala sobre o problema que o município vem enfrentando. "Em Mauriti temos estoque para atender aos internos do Hospital Municipal e Maternidade São José nos próximos dias, contudo, precisamos reforçar as medidas de isolamento social para evitar que esse desafio tome proporções ainda maiores. Devemos ter empatia com o próximo." ponderou a Procuradora Geral do Município, Yanne Martins.

Ao final da reunião o representante da empresa que fornece os insumos se comprometeu em se esforçar para suprir as demandas dos municípios.

#Saúde 04/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EM REUNIÃO COMITÊ DE ENFRENTAMENTO A COVID - 19 DECIDE MANTER MAURITI EM MEDIDAS RESTRITIVAS

Com o objetivo de avaliar as medidas de prevenção e combate ao coronavírus em Mauriti e o novo decreto estadual, foi realizada, nesta quinta-feira (04), mais uma reunião do Comitê Estratégico de Enfrentamento à Covid-19. O dispositivo integra diversas secretarias municipais, e busca aprimorar o monitoramento de casos da doença nos bairros, distritos e comunidades da cidade; de acordo com os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica.

As restrições serão mantidas pelos próximos 14 dias para que, ainda no início da próxima semana, o Núcleo Estratégico volte a se reunir e analisar a situação do contágio por coronavírus na cidade. A decisão será publicada amanhã (05) em edição do Diário Oficial do Município (DOM).

A secretária Evania Furtado agradeceu as parcerias e apoios que vem recebendo da Polícia, Ministério Público, Igrejas, Maçonaria, secretários e vigilância em saúde do município. "Estamos diante de um novo decreto do Governo do Estado que recomenda o endurecimento das medidas ou manter no nível em que nos encontramos. Não nos obriga a entrar em lockdown, mas também não podemos afrouxar as medidas agora" comentou a secretária.

Ainda segundo a secretária Mauriti ainda está na fase de alto contágio, mesmo com uma diminuição nos casos de internamento e de positivados dos últimos dias, porque a rede em saúde está colapsada na região. "Hoje nós estamos com cinco pessoas internadas e se algum precisar de uma UTI não temos a quem recorrer na região, na macro região e no Estado. Por isso precisamos manter as restrições", relatou Evania.

O novo decreto municipal será divulgado amanhã com todas as normas que ficarão vigentes pelos próximos dias.

#Saúde 25/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MAIS DOSES DE VACINAS CONTRA A COVID - 19 CHEGANDO A MAURITI

A Secretaria de Saúde do Estado começou, nesta quinta-feira (25.02), a distribuição de uma nova remessa de doses da vacina contra a Covid-19 para os municípios do estado do Ceará. Uma nova remessa de vacinas chegou em Mauriti na tarde de hoje. Mais 440 doses de vacinas que serão destinadas a idosos e mais 80 doses destinadas a trabalhadores da saúde.

Segundo a secretária de saúde, Evânia Furtado, as pessoas idosas ou seus familiares devem entrar em contato com os Agentes Comunitários de Saúde ou Unidade Básica de Saúde mais próxima do seu domicílio para agendar a vacinação. "Nossa prioridade agora é vacinar os idosos. Lembrando que o município seguirá a Resolução N° 13/2021 - CIB/CE" ressaltou.

O esquema preparado pela Secretaria da Saúde do Ceará e já em processamento nos municípios segue os protocolos estabelecidos pelo Programa Nacional de Imunização. "Estamos otimistas com o início de mais uma etapa para a imunização dos grupos prioritários e organizados para seguirmos com a vacinação de toda a população, seguindo sempre as regras estabelecidas pelo Plano Nacional de Imunização", afirmou a secretária de saúde, Evânia Furtado.

#Saúde 24/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MAURITI INICIA SEGUNDA DOSE DA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

O município de Mauriti já iniciou a ministração da segunda dose da vacinação contra o novo Coronavírus. Nesta etapa, os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à doença estão recebendo a segunda dose da Coronavac, imunizante produzido pela Sinovac em parceria com o laboratório paulista Butantan.

Os profissionais de saúde e idosos vacinados com a segunda dose da Coronavac precisaram esperar pelo prazo de 21 dias, após terem sido vacinados com a primeira dose do imunizante e atuam nas Unidades de Saúde e Hospital do município.

Até o momento já foram vacinas 962 pessoas em Mauriti, sendo 614 profissionais da saúde, 02 idosos institucionalizados e 346 idoso com mais de 75 anos, seguindo os critérios de prioridade estipulados pelo Ministério da Saúde e o Governo do Estado. Segundo a secretária de saúde, Evânia Furtado, o município segue estruturado para as novas fases da vacinação contra a Covid-19, e está seguindo o plano de vacinação construído antecipadamente, com cuidado, ética e respeito.

#Saúde 18/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COMITÊ MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO À COVID- 19 SE REÚNE NESTA QUINTA FEIRA

Diante do agravamento nos casos de Coronavírus na região e com o novo decreto do Governo do Estado, o comitê municipal de enfrentamento da COVID-19 se reuniu nesta quinta-feira para deliberar sobre as ações que serão tomadas pela gestão.

Criado para avaliar, planejar e definir as ações a serem executadas pelo poder Executivo para o enfrentamento dos efeitos sanitários, econômicos e sociais da Pandemia, o comitê é integrado pelos secretários municipais, polícia e servidores técnicos da prefeitura.

Durante a reunião a Secretária de Saúde, Evania Furtado, expôs a situação do município que é gravíssima e pediu ajuda para definir as regras do novo decreto municipal. "Campanhas de conscientização não funciona mais, pois todo mundo já sabe o que fazer, as medidas de prevenção não mudaram, são as mesmas de um ano atrás, todos os veículos de comunicação batendo nessa tecla e mesmo assim as pessoas não se cuidam. Estamos esgotados!" comentou a secretária.

Ainda na reunião o comitê definiu que o município irá adotar as medidas do decreto estadual e adequará a realidade local, fazendo valer as novas regras a partir do sábado, 20. "Nós iremos fazer nossa parte enquanto poder público e esperamos que a sociedade entenda que esse é o momento de nós reagirmos, pois a COVID está nos vencendo agora, mas a gente ainda pode reagir, unindo esforços do poder público e sociedade civil no cumprimento das regras" finalizou a secretária.

#Saúde 09/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETÁRIA DE SAÚDE BUSCA RECURSOS PARA INVESTIR NA SAÚDE DO MUNICÍPIO SECRETÁRIA DE SAÚDE BUSCA RECURSOS PARA INVESTIR NA SAÚDE DO MUNICÍPIO
#Saúde 29/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COVID-19: VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO EM ESTABELECIMENTOS DE MAURITI COVID-19: VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO EM ESTABELECIMENTOS DE MAURITI
#Saúde 22/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COMBATE AO CORONAVÍRUS É TEMA DE REUNIÃO ENTRE SECRETÁRIOS E PROMOTORIA COMBATE AO CORONAVÍRUS É TEMA DE REUNIÃO ENTRE SECRETÁRIOS E PROMOTORIA
#Saúde 19/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MAURITI INICIA A IMUNIZAÇÃO CONTRA A COVID - 19 MAURITI INICIA A IMUNIZAÇÃO CONTRA A COVID - 19
#Saúde 18/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA AÇÕES DE PREVENÇÃO A COVID-19 NA COMUNIDADE CARNAUNINHA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA AÇÕES DE PREVENÇÃO A COVID-19 NA COMUNIDADE CARNAUNINHA
#Saúde 14/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NOTA DE ESCLARECIMENTO - CARTÃO DO SUS
#Saúde 02/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MUNICÍPIO DE MAURITI INTENSIFICA AÇÕES DE CONTROLE E COMBATE AO COVID-19 MUNICÍPIO DE MAURITI INTENSIFICA AÇÕES DE CONTROLE E COMBATE AO COVID-19
#Saúde 26/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO PARA COIBIR AGLOMERAÇAO EM BANCOS E COMÉRCIOS

A Secretaria de Saúde do Município de Mauriti, por meio da Vigilância Sanitária, continua enfatizando o trabalho de orientações nas portas dos bancos, casa lotérica, farmácias e supermercados.

A equipe da Vigilância Sanitária esteve em visita a supermercados e principalmente nas portas dos bancos do município, orientando sobre normas de proteção e controle, sempre destacando o cuidado específico com o COVID-19 (novo coronavírus).

Segundo a gerente da Vigilância Sanitária, Aila Brandão, os supermercados estão sendo orientados a oferecer pia, papel toalha, sabão líquido e álcool 70%. "É muito importante que se aumente a frequência da higienização de superfícies, dos carrinhos, manter a ventilação adequada dos ambientes e intensificar as boas práticas de manipulação dos alimentos", destacou.

As portas dos bancos que estão apresentando um número grande de pessoas por conta da liberação do pagamento dos aposentados, os profissionais da vigilância sanitária orientam sobre o contato e a transmissão do vírus, organizando filas, distribuindo máscaras e aplicação de álcool em gel 70%.

Por José Wilton Montenegro - ASCOM/2020

Fotos: Vigilância Sanitária

#Saúde 29/10/2019 GABINETE DO PREFEITO MUNICÍPIO DE MAURITI RECEBE AMBULÂNCIA DO SAMU MUNICÍPIO DE MAURITI RECEBE AMBULÂNCIA DO SAMU
#Saúde 24/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE BAIRRO BELA VISTA RECEBEU O PROGRAMA SAÚDE MAIS PERTOS DE VOCÊ BAIRRO BELA VISTA RECEBEU O PROGRAMA SAÚDE MAIS PERTOS DE VOCÊ
#Saúde 25/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE MAIS PERTO DE VOCÊ NO BAIRRO SENHORA SANTANA SAÚDE MAIS PERTO DE VOCÊ NO BAIRRO SENHORA SANTANA
#Saúde 18/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE TRABALHA A CAMPANHA SETEMBRO AMARELO EM DIVERSAS ÁREAS SECRETARIA DE SAÚDE TRABALHA A CAMPANHA SETEMBRO AMARELO EM DIVERSAS ÁREAS
#Saúde 01/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AÇÕES DE SAÚDE DO TRABALHADOR SÃO REALIZADAS NOS ÓRGÃOS MUNICIPAIS AÇÕES DE SAÚDE DO TRABALHADOR SÃO REALIZADAS NOS ÓRGÃOS MUNICIPAIS
#Saúde 29/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CIRURGIAS ELETIVAS JÁ SÃO OFERTADAS NO HOSPITAL MUNICIPAL E MATERNIDADE SÃO JOSÉ CIRURGIAS ELETIVAS JÁ SÃO OFERTADAS NO HOSPITAL MUNICIPAL E MATERNIDADE SÃO JOSÉ
#Saúde 24/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE MAIS PERTO DE VOCÊ ATENDE COMUNIDADE DO BAIRRO VILA DE FÁTIMA SAÚDE MAIS PERTO DE VOCÊ ATENDE COMUNIDADE DO BAIRRO VILA DE FÁTIMA
#Saúde 11/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE BAIRRO NOVO MAURITI RECEBE PROGRAMA SAÚDE MAIS PERTO DE VOCÊ BAIRRO NOVO MAURITI RECEBE PROGRAMA SAÚDE MAIS PERTO DE VOCÊ
#Saúde 26/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE BAIRRO SERRINHA RECEBEU AÇÕES DO SAÚDE MAIS PERTO DE VOCÊ BAIRRO SERRINHA RECEBEU AÇÕES DO SAÚDE MAIS PERTO DE VOCÊ
#Saúde 14/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Dia Mundial do Doador de Sangue O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente em 14 de junho
#Saúde 12/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE MAIS PERTO DE VOCÊ CHEGA AO BAIRRO POPULARES SAÚDE MAIS PERTO DE VOCÊ CHEGA AO BAIRRO POPULARES
#Saúde 04/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MAURITI ULTRAPASSA META DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE MAURITI ULTRAPASSA META DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE
#Saúde 29/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE BAIRRO DANTAS RECEBE PROGRAMA SAÚDE MAIS PERTO DE VOCE BAIRRO DANTAS RECEBE PROGRAMA SAÚDE MAIS PERTO DE VOCE
#Saúde 27/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COMUNIDADE DO SANTO ANTÔNIO DOS POSSEIROS GANHA UNIDADE DE APOIO À SAÚDE COMUNIDADE DO SANTO ANTÔNIO DOS POSSEIROS GANHA UNIDADE DE APOIO À SAÚDE
#Saúde 20/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GOVERNO MUNICIPAL DE MAURITI ENTREGA MAIS 4 NOVOS VEÍCULOS

O Governo Municipal de Mauriti entregou na manhã deste sábado, dia 20, 4 novos veículos, sendo, 01 ônibus para uso no transporte sanitário, equipado com ar condicionado, tv, cadeiras reclináveis e acessibilidade, proporcionando assim aos usuários mais conforto e segurança, e 03 motos, as quais serão destinadas para as ações da equipe de endemias, dando assim melhores condições de deslocamento e aplicações das ações.

O Secretário Municipal de Saúde, enfatizou que a aquisição destes veículos visa melhorar as condições de trabalho aos profissionais da saúde no auxílio do deslocamento da equipe epidemiológica aumentando a efetividade no atendimento da população e, o ônibus de transporte sanitário vem somar a outro veículo existente que será usado para transporte daqueles que buscam tratamento de saúde em outros centros, oferecendo assim mais comodidade e conforto.

Por: José Wilton Montenegro - Assessoria de Comunicação

Fotos: Davi Cabral

www.mauriti.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 08:09:45