O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em parceria com a Prefeitura Municipal de Mauriti realizaram ontem, 17, o I Fórum Comunitário do Selo Unicef edição 2021?- 2024, na Câmara de Vereadores, com participação do prefeito em exercício João Paulo Furtado, dos jovens do NUCA, secretarias do governo e sociedade civil.
O I Fórum Comunitário é uma das etapas do Selo Unicef, sendo um momento de planejamento participativo, troca de informações e diálogo entre diversos membros da comunidade, sobre políticas públicas municipais voltadas para a infância e adolescência.
Segundo a presidente do CMDCA, Ligianne Gonçalves, evento teve como objetivo aprovar o Plano de Ação Municipal pelos Direitos das Crianças e Adolescentes. "O plano norteará o município, ao longo desta edição 2021-2024, sendo traçado em conjunto com a população, a partir de um diagnóstico inicial sobre a situação das crianças e dos adolescentes mauritienses", frisou a presidente.
O prefeito em exercício João Paulo Furtado falou da importância do Selo Unicef para o município não só para elevar a gestão, mas para que sejam efetivadas de fato e de direito as políticas que melhorem a qualidade de vida das pessoas. "O Selo é um fator importante para a construção de estratégias para fortalecer as políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes, motivando uma boa qualidade de vida e agindo fortemente nas lutas contra as desigualdades sociais e promovendo inclusão social", comentou João Paulo.
A articuladora municipal Silvia Maranhão explicou que o Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. "Para conquistar o Selo UNICEF, o município precisará desenvolver ações referentes aos três eixos abaixo, voltados para a redução de desigualdades e garantia de direitos: Resultados Sistêmicos; Impacto Social e a Participação Cidadã e Gestão Por Resultados", explicou Silvia.