NOTÍCIAS

14-OUT-2021

GOVERNO DE MAURITI REALIZA O ENCERRAMENTO DA IX SEMANA DO BEBÊ E LANÇA PROGRAMA NASCER BEM MAURITI

#Ação POR IVAN 14 DE OUTUBRO DE 2021

O Governo Municipal de Mauriti por meio das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação realizaram ontem, 13, o encerramento da IX Semana do Bebê e lançaram o Programa Nascer Bem Mauriti. O evento aconteceu de forma virtual pelas plataformas da Prefeitura e contou com as presenças da secretária de Assistência Social, Claudia Fernanda, a de Saúde Evânia Furtado, a Presidente do CMDCA Ligianne Gonçalves e da articuladora do Selo Unicef, Silvia Maranhão.

Segundo a secretária de assistência social Claudia Fernanda Falar a semana do bebê foi desenvolvida para proporcionar as crianças, famílias e comunidade momentos de integração, afeto e uma mudança de realidade social dessas famílias e das crianças na sua primeira infância, através do programa Primeira Infância no SUAS. "Por meio da programação do Criança feliz desenvolvemos ações que visaram mostrar a importância desse período de 0 a 6 anos que são primordiais para o desenvolvimento da criança e a base para todo conhecimento durante a vida. Estamos juntos nesse desafio de mãos dadas junto com a saúde, a educação e governo municipal lutando e efetivando os direitos de nossas crianças", ressaltou Claudia.

Já a secretária de saúde Evania Furtado falou um pouco sobre a alegria de ter vivenciado a IX Semana do bebê, pois segundo ela foi um momento de fortalecimento de vinculo onde a saúde, a educação e a assistência tiveram a oportunidade de fortalecer o trabalho intersetorial. "Dizer da importância desse trabalho também junto com o CMDCA, com o Hospital e Maternidade São José, junto com a articulação do Selo Unicef, agradecer a participação de todos os equipamentos da rede social, das unidades básicas de saúde, dizer que foi um momento muito rico onde a gente teve diversas atividades conjuntas", frisou.

Ainda durante sua fala a secretária fez o lançamento do Programa Nascer Bem Mauriti que é um projeto para dar continuidade ao fortalecimento da rede materno infantil, e o fortalecimento de vínculos e proteção à criança, a mãe, a gestante, "porque a maternidade é um momento muito importante e muito bonito, mas ele precisa do apoio, precisa de políticas públicas que zelem, valorizem e protejam tanto a mãe durante o pré natal, o parto e puerpério, como a criança na sua primeira infância", ressaltou Evânia.

O Nascer Bem Mauriti é a oportunidade que o governo tem de realizar partos na maternidade local, e de ter novos mauritienses nascendo no município, porque segundo a secretária o que estava acontecendo é que as mães que optavam por cesariana ou não evoluía bem no parto normal precisavam ser transferidas para outras maternidades e os mauritienses acabavam nascendo em outras cidades. "Agora teremos a oportunidade de fortalecer a nossa maternidade. Está sendo lançado hoje o programa e vai ser efetivado em novembro, e vamos ainda ofertar para as mães em situação de vulnerabilidade social o material para os primeiros cuidados, como fraldas, roupas, material de higiene pessoal e uma bolsa", concluiu a secretária.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agricultura Há 17 dia(s)

PREFEITURA DE MAURITI EM PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO PROMOVEU A FESTA ANUAL DAS ÁRVORES 2024

A Prefeitura de Mauriti em parceria com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secret [...]

#Educação Há 28 dia(s)

1º DIA D DE AÇÃO DE 2024

Em cumprimento a mais uma temática sugerida pelo Selo Unicef, foi realizado o Primeiro D [...]

#Educação Há 29 dia(s)

ENCONTRO DAS COMISSÕES DE PREVENÇÃO E COMBATE À VIOLÊNCIA EM MAURITI

Hoje, dia 27 de março de 2024, foi um marco para a proteção das crianças e adolescentes [...]

#Educação Há 30 dia(s)

A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE GESTÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR

No dia 21 de março de 2024, a Secretaria Municipal de Educação de Mauriti - CE, nas pess [...]

#Educação Há 38 dia(s)

I CICLO FORMATIVO DO PAIC INTEGRAL DE 2024.

A Secretaria Municipal de Educação de Mauriti -CE, por meio do seu Setor Pedagógico, rea [...]

#Cultura Há 41 dia(s)

VISITARA A ESCOLA VILA DA MÚSICA MONSENHOR ÁGIO AUGUSTO MOREIRA, LOCALIZADA NA CIDADE DE CRATO

Na tarde da última quarta-feira (13), o Secretário Adjunto da Secretaria de Cultura e Tu [...]

#Educação Há 41 dia(s)

INVESTIMENTO E SUPORTE ÀS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MAURITI.

A Secretaria de Educação de Mauriti segue firme no compromisso de oferecer o melhor ambi [...]

#Educação Há 43 dia(s)

PALESTRA MINISTRADA PELA PROFESSORA ROSÁLIA LACERDA, SIMBOLIZANDO O DIA 08 DE MARÇO

Na manhã desta última terça-feira, 12/03/2024, realizou-se na C.E.I. Senhora Santana uma [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito