NOTÍCIAS

14-OUT-2021

GOVERNO DE MAURITI REALIZA O ENCERRAMENTO DA IX SEMANA DO BEBÊ E LANÇA PROGRAMA NASCER BEM MAURITI

#AÇÃO POR IVAN 14 DE OUTUBRO DE 2021

O Governo Municipal de Mauriti por meio das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação realizaram ontem, 13, o encerramento da IX Semana do Bebê e lançaram o Programa Nascer Bem Mauriti. O evento aconteceu de forma virtual pelas plataformas da Prefeitura e contou com as presenças da secretária de Assistência Social, Claudia Fernanda, a de Saúde Evânia Furtado, a Presidente do CMDCA Ligianne Gonçalves e da articuladora do Selo Unicef, Silvia Maranhão.

Segundo a secretária de assistência social Claudia Fernanda Falar a semana do bebê foi desenvolvida para proporcionar as crianças, famílias e comunidade momentos de integração, afeto e uma mudança de realidade social dessas famílias e das crianças na sua primeira infância, através do programa Primeira Infância no SUAS. "Por meio da programação do Criança feliz desenvolvemos ações que visaram mostrar a importância desse período de 0 a 6 anos que são primordiais para o desenvolvimento da criança e a base para todo conhecimento durante a vida. Estamos juntos nesse desafio de mãos dadas junto com a saúde, a educação e governo municipal lutando e efetivando os direitos de nossas crianças", ressaltou Claudia.

Já a secretária de saúde Evania Furtado falou um pouco sobre a alegria de ter vivenciado a IX Semana do bebê, pois segundo ela foi um momento de fortalecimento de vinculo onde a saúde, a educação e a assistência tiveram a oportunidade de fortalecer o trabalho intersetorial. "Dizer da importância desse trabalho também junto com o CMDCA, com o Hospital e Maternidade São José, junto com a articulação do Selo Unicef, agradecer a participação de todos os equipamentos da rede social, das unidades básicas de saúde, dizer que foi um momento muito rico onde a gente teve diversas atividades conjuntas", frisou.

Ainda durante sua fala a secretária fez o lançamento do Programa Nascer Bem Mauriti que é um projeto para dar continuidade ao fortalecimento da rede materno infantil, e o fortalecimento de vínculos e proteção à criança, a mãe, a gestante, "porque a maternidade é um momento muito importante e muito bonito, mas ele precisa do apoio, precisa de políticas públicas que zelem, valorizem e protejam tanto a mãe durante o pré natal, o parto e puerpério, como a criança na sua primeira infância", ressaltou Evânia.

O Nascer Bem Mauriti é a oportunidade que o governo tem de realizar partos na maternidade local, e de ter novos mauritienses nascendo no município, porque segundo a secretária o que estava acontecendo é que as mães que optavam por cesariana ou não evoluía bem no parto normal precisavam ser transferidas para outras maternidades e os mauritienses acabavam nascendo em outras cidades. "Agora teremos a oportunidade de fortalecer a nossa maternidade. Está sendo lançado hoje o programa e vai ser efetivado em novembro, e vamos ainda ofertar para as mães em situação de vulnerabilidade social o material para os primeiros cuidados, como fraldas, roupas, material de higiene pessoal e uma bolsa", concluiu a secretária.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 13 dia(s)

MAURITI SEGUE A APLICAÇÃO DE DOSE DE REFORÇO CONTRA A COVID - 19 PARA IDOSOS ACIMA DE 75 ANOS

A Prefeitura Municipal de Mauriti por meio da Secretaria de Saúde segue avançando na vac [...]

#Educação Há 16 dia(s)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA CELEBRAÇÃO EM HOMENAGEM AO 20 DE NOVEMBRO

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA "Existe uma História do Povo Negro sem o Brasil. Mas não exis [...]

#Administração Há 18 dia(s)

REPRESENTANTES DA PREFEITURA DE MAURITI PARTICIPAM DA ÚLTIMA ASSEMBLEIA DA CORES - CARIRI ORIENTAL

Nessa quinta-feira (18/11) aconteceu a última Assembleia Ordinária do CORES - Cariri Ori [...]

#Educação Há 18 dia(s)

COMISSÃO INTERSETORIAL DO SELO UNICEF SE REUNI PARA FAZER ESTUDO DO GUIA DE FÓRUNS COMUNITÁRIOS - SELO UNICEF EDIÇÃO 202

Os trabalhos para conseguir o selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF, [...]

#Agricultura Há 19 dia(s)

SECRETÁRIO DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE PARTICIPA DE REUNIÃO COM A EQUIPE TÉCNICA DO FUNDO ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Gomes, participou ontem (16) de uma r [...]

#Educação Há 19 dia(s)

ESCOLAS DE MAURITI SE PREPARAM PARA APLICAÇÃO DO SAEB 2021

A Secretaria Municipal de Educação de Mauriti está na preparação das Escolas, dos seus a [...]

#Administração Há 20 dia(s)

PREFEITURA DE MAURITI REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAR AVALIAÇÃO DE METAS FISCAIS DO 2º QUADRIMESTRE DE 2021

A Prefeitura de Mauriti, por meio da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), realizou na última s [...]

#Esporte Há 20 dia(s)

PREFEITURA REALIZA JOGO AMISTOSO NO ESTÁDIO OTÁVIO CRUZ SAMPAIO

A prefeitura de Mauriti através da Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer r [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito