Missão
Promover e assegurar a saúde como um direito fundamental, através de ações pautadas na integralidade, equidade e universalidade, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS). Buscamos excelência nos serviços, com foco na prevenção, promoção e recuperação da saúde, contribuindo para o bem-estar e qualidade de vida da população mauritiense.
Visão
Ser referência em gestão de saúde pública, reconhecida pela eficiência, inovação e humanização dos serviços oferecidos. Almejamos construir uma cidade saudável, onde a população tenha acesso igualitário a serviços de qualidade, promovendo um ambiente propício para o desenvolvimento sustentável e a cidadania plena.
Valores
Valor e Ética
Integridade
Igualdade
1. Compromisso com a Vida: priorizamos a preservação da vida em todas as suas dimensões, orientando nossas ações para proporcionar um ambiente saudável e seguro;
2. Ética e Transparência: pautamos nossas decisões e ações em princípios éticos, promovendo a transparência em todas as esferas da gestão, fortalecendo a confiança da população e dos colaboradores;
3. Equidade e Justiça: buscamos a equidade no acesso aos serviços de saúde, respeitando as diversidades e promovendo a justiça social, para que todos tenham oportunidades iguais de alcançar o mais alto nível de saúde possível;
4. Integridade e Responsabilidade: agimos com integridade e responsabilidade em todas as nossas atividades, cumprindo com compromisso as obrigações para com a saúde da população;
5. Inovação e Qualidade: estimulamos a inovação como meio para alcançar a excelência na prestação de serviços, buscando constantemente melhorias na qualidade e eficiência dos processos;
6. Valorização dos Profissionais: reconhecemos e valorizamos o papel fundamental dos profissionais de saúde, proporcionando condições adequadas de trabalho, desenvolvimento profissional e respeito às suas contribuições.
Funções
Traçar diretrizes para elaboração de planos de saúde.
Acompanhar e fiscalizar o desenvolvimento de ações e serviços de saúde.
Coordenação das atividades de vigilância sanitária e execução complementar.
Atribuições da Secretaria
Exercer a administração da Secretaria Municipal de Saúde, praticando todos os atos necessários à gestão, notadamente os relacionados com a orientação, coordenação e supervisão das atividades a cargo das unidades administrativas integrantes do Órgão
Expedir instruções, portarias e outros atos normativos necessários à boa execução das leis, decretos e regulamentos, nos assuntos de sua competência.
Exercer outras atividades compatíveis com a natureza de suas funções que lhe foram atribuídas pelo Chefe do Poder Executivo e as previstas em lei.
Atribuições do Gestor
Praticar os atos pertinentes às atribuições que lhe forem outorgadas ou delegadas pelo Chefe do Poder Executivo Municipal
Exercer a gestão do Sistema Municipal de Saúde
Gerir os recursos financeiros e orçamentários repassados pelo Fundo Nacional de Saúde