É um Mauritiense nato, filho do casal Francisca Lindalva Henrique e Raimundo Henrique Siqueira, conhecido por todos como Tôzo Henrique.
José Henrique Carneiro nasceu em 13/10/1969 e pertence a uma grande família de dezesseis irmãos. Casou-se duas vezes, tendo como fruto da primeira união seu filho mais velho chamado Elon Freire Cirilo Carneiro e, do casamento com sua atual esposa, Paloma Martins Lúcio Carneiro gerou dois filhos, Pâmela Martins Lúcio Carneiro e Pablo Martins Lúcio Carneiro.
Estudou na Escola André Cartaxo e no Centro Educacional de Mauriti, mas, após concluir o ensino médio, parou os estudos sempre imbuído pela paixão familiar em torno da música.
Assim como seus pais, irmãos e tios começou a cantar ainda muito criança e, em 1981, apresentou-se ao público pela primeira vez, juntamente com a Banda Skema 7, formação musical fundada por seu pai. A apresentação ocorreu no extinto e saudoso Sorema Clube e marcou o início de sua carreira artística.
A partir de sua primeira apresentação, José Henrique passou a fazer parte da banda Skema 7 até o ano de 1988, quando o conjunto musical foi encerrado. Contudo, o amor pela música não permitiu que ele se afastasse dos palcos por muito tempo, e, em 1989, José Henrique fundou a Banda Os Originais da Terra, juntamente com os amigos Barbosa, Guerreiro e seu tio Eugênio Henrique.
A formação do Conjunto Musical Originais da Terra conquistou o público em geral, fazendo shows em diversas cidades da nossa região e, mesmo após mudanças em seus componentes, alegra os fãs até os dias atuais.
Além de músico, José Henrique é também empresário e Funcionário Público, tendo sido servidor efetivo no Município de Mauriti entre os anos de 1988 e 2004 e, atualmente, servidor comissionado do Município de Missão Velha, onde ocupa alguns cargos de confiança desde o ano de 2005.
Em 2016, a convite do então prefeito Evanildo Simão, afastou-se de todas suas atividades para compor a chapa de concorrência ao Executivo Municipal, como candidato a Vice-prefeito, sem, contudo, lograr vitória. Desta sua experiência carrega, no entanto, boas recordações em especial do carinho recebido da população mauritiense.
José Henrique, apesar de ter uma vida profissional firmada em outras localidades, nunca saiu de Mauriti e, mesmo diante de muitas provações aqui vivenciadas, sempre fez questão de residir, junto com sua família, em sua terra natal.
Como podemos ver, este homem perseverante, humilde e batalhador é um exemplo de mauritiense que luta para alcançar seus objetivos, ultrapassando as dificuldades da vida e carregando consigo a força do trabalho, a honestidade, o amor ao próximo, a caridade e, sobretudo, a fé em Deus