"Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver", esse foi o tema da 4ª Conferência Municipal da Juventude de Mauriti, realizada no último sábado, 30 de setembro, no plenário da Câmara Municipal. Com o objetivo de aproximar o poder público da sociedade civil para debater propostas direcionadas a juventude, a assembleia reuniu dezenas de jovens da rede pública de ensino e da sociedade civil como um todo.
A partir de três eixos por grupos de trabalho: Desporto e Lazer, Cultura e Educação; foram apresentadas as propostas de cada eixo e elaborado um documento final. Também durante o evento, foram eleitos os delegados para representar as demandas frente às diretrizes estaduais e nacionais, alinhando-as intersetorialmente.
Organizada pela Fundação Jesu Pimenta de Sousa em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer e da Secretaria de Cultura, a iniciativa ocorre em consonância com a 4ª Conferência Estadual de Juventude e da 4ª Conferência Nacional de Juventude, sendo o mais importante espaço de discussão e promoção de políticas públicas aplicadas à juventude no país.
Estiveram presentes ao evento o prefeito João Paulo Furtado, o secretário de juventude Marcio Roberto, o chefe de gabinete Teófilo Neto e a presidente da FUNEJEPS, Rejania Gomes.