Ação faz parte de um projeto do Programa Emulti, que consiste em promover um atendimento mais humanizado, melhor acompanhamento dos pacientes, avaliação clínica dos usuários, orientações de armazenamento de medicamentos, interações medicamentosas, entre outros cuidados.
Pensando em ajudar os pacientes a conseguir tomar corretamente os medicamentos, os Coordenadores do Emulti juntamente com as farmacêuticas da Secretaria de Saúde de Mauriti criaram caixas personalizadas que ajudam com tabelas e imagens de maneira lúdica. O objetivo é auxiliar pessoas idosas, com baixa visão, analfabetismo ou que vivem sozinhos a seguir horários, quantidade e dias.
CAIXINHA DE PAPELÃO
Segundo a secretária Evânia Furtado, "Foi desse jeito que criamos a "caixinha de papelão, do tamanho de uma caixa de sapatos, que virou um separador de remédios".
Além da caixinha de papelão com divisórias, de acordo com o número de medicamentos que cada paciente usa continuamente, os farmacêuticos usam a forma de bolinha coloridas e até desenhos específicos de comunicação visual para a paciente identificar horário e dosagem de cada remédio.
"O trabalho será também acompanhando e contará com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde, nas visitas que fazem periodicamente à casa dos nossos idosos", frisou a secretária.