NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Educação Há 17 dia(s)

MAURITI É CONTEMPLADO COM SELO ALECE

No próximo dia 11 de dezembro, acontecerá a solenidade para entrega do selo ALECE ESG ao [...]

#Educação Há 59 dia(s)

NÚCLEO DE CIDADANIA DE ADOLESCENTES DE MAURITI RECEBE CERTIFICAÇÃO DO UNICEF

É com imensa alegria que compartilhamos uma grande conquista! Na última quinta-feira, di [...]

#Esporte Há 230 dia(s)

" DIA D" e o CICLOSESC EM MAURITI

Nesta terça feira, 7, na cidade de Juazeiro do Norte representantes da secretaria de esp [...]

#Educação Há 230 dia(s)

MAURITI PRESENTE NO SEMINÁRIO DE FORTALECIMENTO DO SISAN

Representantes do município de Mauriti participaram hoje, 06 de maio, do Seminário de Fo [...]

#Gabinete do Prefeito Há 234 dia(s)

IMPLANTAÇÃO DO IFCE EM MAURITI COMEÇA A DAR OS PRIMEIROS PASSOS

Na tarde da última sexta feira (03), o Governo Municipal de Mauriti recebeu o Magnífico [...]

#Educação Há 237 dia(s)

MAURITI PRESENTE NO ENCONTRO DE METODOLOGIA PARA O II FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF

Nesta última terça feira, dia 30/04, a Articuladora Municipal do Selo UNICEF - Ana Silvi [...]

#Educação Há 240 dia(s)

PREFEITO E SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE MAURITI SE REUNIRAM COM REITOR DO IFCE

Em Fortaleza, o prefeito João Paulo Furtado e o secretário de educação Gilberto Juca, se [...]

#Educação Há 242 dia(s)

GRANDE AVANÇO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM MAURITI-CE!

Na inesquecível data de 25 de abril, a Secretaria Municipal de Educação de Mauriti, em p [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito