A correta estratégia de aplicação imediata das doses de vacinas que são destinadas ao município continua tendo reflexos positivos. A queda no número de internações e mortalidade por Covid-19 comprovam que a vacinação é a melhor estratégia para a redução dos riscos. De acordo com a estimativa populacional do IBGE 2020, até o dia 26 de setembro, a Secretaria de Saúde já imunizou mais de 32 mil pessoas da população acima de 12 anos com a primeira dose e mais de 13 mil completaram o esquema vacinal.
Com a redução dos índices, a Secretaria Municipal de Saúde ressalta que agora também é fundamental reforçar as medidas de proteção como o uso de máscaras adequadas, higienização das mãos, distanciamento social, bem como concluir a vacinação, para o controle da pandemia.
Conforme explica a secretária de saúde, Evania Furtado, embora o município venha apresentando a melhora nos indicadores da Covid-19, como a redução da internação, taxa de ocupação dos leitos, menor positividade dos testes e redução da incidência, é importante salientar que o estado de pandemia ainda não acabou. "É claro que reduziu muito em relação ao nosso grande pico de 2021, mas ainda requer cuidados, por isso é de suma importância que todos tomem a segunda dose da vacina. E a equipe da secretaria tem trabalhado todos os dias para garantir a efetivação do esquema vacinal de todos os mauritienses", frisou a secretária.