O Governo Municipal de Mauriti por meio das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação realizaram ontem, 13, o encerramento da IX Semana do Bebê e lançaram o Programa Nascer Bem Mauriti. O evento aconteceu de forma virtual pelas plataformas da Prefeitura e contou com as presenças da secretária de Assistência Social, Claudia Fernanda, a de Saúde Evânia Furtado, a Presidente do CMDCA Ligianne Gonçalves e da articuladora do Selo Unicef, Silvia Maranhão.
Segundo a secretária de assistência social Claudia Fernanda Falar a semana do bebê foi desenvolvida para proporcionar as crianças, famílias e comunidade momentos de integração, afeto e uma mudança de realidade social dessas famílias e das crianças na sua primeira infância, através do programa Primeira Infância no SUAS. "Por meio da programação do Criança feliz desenvolvemos ações que visaram mostrar a importância desse período de 0 a 6 anos que são primordiais para o desenvolvimento da criança e a base para todo conhecimento durante a vida. Estamos juntos nesse desafio de mãos dadas junto com a saúde, a educação e governo municipal lutando e efetivando os direitos de nossas crianças", ressaltou Claudia.
Já a secretária de saúde Evania Furtado falou um pouco sobre a alegria de ter vivenciado a IX Semana do bebê, pois segundo ela foi um momento de fortalecimento de vinculo onde a saúde, a educação e a assistência tiveram a oportunidade de fortalecer o trabalho intersetorial. "Dizer da importância desse trabalho também junto com o CMDCA, com o Hospital e Maternidade São José, junto com a articulação do Selo Unicef, agradecer a participação de todos os equipamentos da rede social, das unidades básicas de saúde, dizer que foi um momento muito rico onde a gente teve diversas atividades conjuntas", frisou.
Ainda durante sua fala a secretária fez o lançamento do Programa Nascer Bem Mauriti que é um projeto para dar continuidade ao fortalecimento da rede materno infantil, e o fortalecimento de vínculos e proteção à criança, a mãe, a gestante, "porque a maternidade é um momento muito importante e muito bonito, mas ele precisa do apoio, precisa de políticas públicas que zelem, valorizem e protejam tanto a mãe durante o pré natal, o parto e puerpério, como a criança na sua primeira infância", ressaltou Evânia.
O Nascer Bem Mauriti é a oportunidade que o governo tem de realizar partos na maternidade local, e de ter novos mauritienses nascendo no município, porque segundo a secretária o que estava acontecendo é que as mães que optavam por cesariana ou não evoluía bem no parto normal precisavam ser transferidas para outras maternidades e os mauritienses acabavam nascendo em outras cidades. "Agora teremos a oportunidade de fortalecer a nossa maternidade. Está sendo lançado hoje o programa e vai ser efetivado em novembro, e vamos ainda ofertar para as mães em situação de vulnerabilidade social o material para os primeiros cuidados, como fraldas, roupas, material de higiene pessoal e uma bolsa", concluiu a secretária.