DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
"Existe uma História do Povo Negro sem o Brasil.
Mas não existe uma História do Brasil sem o Povo Negro."
Januário Garcia (fotógrafo brasileiro)
A Secretaria Municipal de Educação de Mauriti-CE, por meio do Setor Pedagógico, realizou, nessa última semana, inúmeras visitas às unidades de ensino em funcionamento, levando consigo o grupo de Capoeira King Ginga de Ouro. Em cada escola do município que os Técnicos Pedagógicos chegavam, juntamente com o grupo King Ginga de Ouro, eram feitas belíssimas apresentações de Capoeira, como forma de evidenciar e valorizar os traços culturais e históricos do Povo Negro na sociedade brasileira.
Segundo a secretária professora Lourinha, não apenas o Setor Pedagógico fez um trabalho de revisitação às produções africanas e afrodescendentes como também as escolas o fizeram.
"Hoje, em cada instituição de ensino municipal em funcionamento, aconteceu a culminância do Projeto sobre a Consciência Negra, com a exibição de material produzido pelos estudantes, juntamente com seus professores, sobre os costumes, os alimentos, a religiosidade, a arte, a cultura de uma forma geral e toda a contribuição dos negros para a formação da sociedade brasileira", comentou a secretária.
Ainda segundo Lourinha na parte da noite foi feito o encerramento do Projeto sobre Consciência Negra Sankofa e com a presença de Gestores, funcionários, professores, representantes de alunos, técnicos da Secretaria de Educação do municícpio e representantes da CREDE.
" A Cultura Negra será rebuscada de tal forma que, desde a exposição de louças de barro da comunidade Extrema, a exibição da peça teatral "O Navio Negreiro", pelo grupo ASSOMARTE, a apresentação de Capoeira pelo grupo King Ginga de Ouro, até a degustação de Acarajés - "comida de Axé," tudo soará como um verdadeiro hino em homenagem ao Povo Negro, uma das principais bases históricas de nosso Brasil", finalizou a secretária.
#prefeiturademauriti #CuidandoDasPessoas #mauriti #DiaDaConsciênciaNegra