Na manhã de ontem, 16, a Secretaria de Assistência Social de Mauriti em parceria com o Conselho Municipal de Direitos e Proteção da Pessoa Idosa realizaram Seminário de Apresentação do Plano Municipal da Pessoa Idosa - Município Cearense promotor da política da pessoa idosa, no plenário da Câmara de Vereadores com a presença do prefeito em exercício João Paulo Furtado, da secretária Claudia Fernanda, da presidente da Câmara Celminha Santana e do presidente do conselho, Cicero Furtado.
Ao fazer uso da palavra a secretária Claudia Fernanda agradeceu ao Prefeito em Exercício João Paulo pela adesão ao projeto, ao CMDPPI, a toda a comissão de elaboração e monitoramento da implantação e implementação do Plano Municipal da Pessoa Idosa de Mauriti, aos idosos presentes e a todos os envolvidos. "Não medimos esforços para desenvolver as etapas previstas nas oficinas propostas pelo estado e estamos pouco a pouco no caminho da certificação, que irá nos qualificar para o desenvolvimento de políticas efetivas que garantam a dignidade da pessoa idosa mauritiense", disse a secretária.
Ainda segundo a secretária o evento a nível é um convite para que todos possam conhecer melhor o Plano Municipal da Pessoa Idosa, que é um instrumento de planejamento e execução de ações no enfrentamento aos desafios municipais para melhoria da qualidade de vida dos idosos e que também devem ser discutidas e planejadas com a efetiva participação e ajuda de todos.
O prefeito João Paulo por sua vez falou sobre o governo municipal apoiar e implementar as políticas públicas de direitos para a pessoa idosa e pessoa com deficiência, dinamizar a atuação dos conselhos municipais existentes e estimular a criação de novos, além de alertar para a violação de direitos e violência praticadas contra esses segmentos populacionais. "Pessoas idosas e pessoas com deficiência são segmentos extremamente vulneráveis em nossa sociedade. A eles devemos um olhar atencioso e diário. E isso só conseguimos com políticas públicas e ações integradas entre Estado e municípios e com o fortalecimento dos conselhos municipais", defendeu o prefeito.