Teve início nesta semana a distribuição das sementes do Programa Hora de Plantar em Mauriti. Uma ação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a EMATERCE que beneficia os agricultores familiares do município com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, utilizando sementes e mudas e outros materiais de elevado potencial genético que propiciem o aumento da produtividade das culturas e melhorem o nível de renda dos(as) beneficiários(as).
Em Mauriti estão sendo distribuídas este ano 106 toneladas de milho hibrido, 03 toneladas de milho variedade catingueiro e 04 toneladas de forgo forrageiro. A distribuição de sementes e mudas, através do Projeto Hora de Plantar, tem contribuído, ao longo de seus 34 anos de existência, com incrementos significativos da produtividade agrícola e do aumento de suas rendas e garantia de segurança alimentar de inúmeros cearenses.
A quadra chuvosa se aproxima com boas chuvas, já registradas, e os sertanejos se preparam para a safra 2021/2022. De acordo com o secretário de agricultura, Paulo Gomes, os produtores já iniciaram todo um processo de preparo do solo para que, no momento certo, realizem a semeadura. "Os produtores estão otimistas para uma boa safra com a chegada das primeiras chuvas, que além de deixar a temperatura mais amena, também traz o cheiro de terra molhada aos agricultores", frisa o secretário.