A Prefeitura de Mauriti, por meio das Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e do Núcleo de Educação Inclusiva, realizou nesta quarta-feira (30), o I Fórum Mauritiense do dia Mundial de Conscientização do Autismo, que será comemorado em 2 de abril. O encontro teve como objetivo principal discutir a importância da data como um instrumento de esclarecimento e informação sobre a inserção de pessoas autistas na sociedade.
O prefeito em exercício, João Paulo Furtado, fez a abertura do evento e falou sobre a importância deste dia na construção de projetos, e encaminhamentos para que o executivo possa buscar investimentos que visem melhorar a vida dessas pessoas. "Agradeço o empenho de todos que estão diretamente envolvidos nesta importante causa, pois sabemos que a vida em si já não é fácil, e quando se tem que viver com algum problema de saúde isso se complica ainda mais", comentou o prefeito.
A secretária de saúde, Evânia Furtado, também falou da alegria de participar e estarem plantando a semente no município, ressaltando a luta e empenho dos profissionais do CAPS que não medem esforços para atender a todas as crianças que tenham alguma deficiência. "Falta recursos do Governo Federal nesta área. Tudo relacionado a saúde mental está indisponível no momento, mas com este ato de coragem da gestão vocês terão o nosso apoio dentro das possibilidades do município na construção de políticas de assistência para as crianças com autismo. Compromisso com responsabilidade, apoio, força, coragem e boa vontade não vão faltar da nossa parte", disse Evânia.
Em sua fala a secretária de educação, Francisca Valdécia, falou da sua preocupação ao assumir a pasta em reativar o Núcleo de Educação Inclusiva, justamente por este público ser desassistido pelo poder público. "Estamos trabalhando, mas precisamos avançar mais inclusive no quesito acessibilidade. Falta ainda oportunidade para essas pessoas e essa também tem que ser uma das nossas preocupações", relatou a secretária.