Secretaria de Assistência Social realizou capacitação do Sistema de Informações para infância e adolescência com os Conselheiros Tutelares do município de Mauriti
Secretaria de Assistência Social realizou capacitação do Sistema de Informações para infância e adolescência com os Conselheiros Tutelares do município de Mauriti visando aprimorar as ações em defesa das crianças e adolescentes. A capacitação foi realizada pelo Formador , José Carlos do município de Araripe.
O SIPIA é um sistema de registro de informação das violências e violações de direitos das crianças e adolescentes, operacionalizado pelos Conselheiros Tutelares, com vistas a possibilitar a mais objetiva e completa leitura possível da queixa ou situação da criança ou adolescente.
Conforme José Carlos, o sistema é de grande utilidade nas ações do Conselho Tutelar. "O SIPIA é muito útil, ele facilita a vida do Conselheiro Tutelar nas suas ações. O Conselheiro Tutelar através do SIPIA consegue registrar ou cadastrar a criança, consegue tipificar o direito violado, consegue identificar o agente violador. Depois de tudo isso que ele consegue fazer, ele registra as atividades do dia a dia pelo Sipia, formando um banco de dados e a partir disso fazer os acompanhamentos, os encaminhamentos e as requisições através de vias informatizadas e através de e-mail do próprio Sipia. Não tem muita dificuldade", disse.