Na última sexta-feira, dia 03 de junho, a coordenadora do setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Ailla Suelle Brandão, esteve na Câmara de Vereadores apresentando os dados epidemiológicos, as ações desenvolvidas no combate as arboviroses, os fluxos de atendimento ao paciente suspeito, e as ações que estão sendo desenvolvidas pelo governo municipal no combate ao mosquito.
Segundo a coordenadora o município de Mauriti possui em casos notificados 743 de dengue, 549 de chikungunya, e 22 de zika; em casos confirmados são 429 de dengue, 281 de chikungunya e 02 de zica; e casos em investigação ainda temos 199 de dengue, 199 de chikungunya e 12 de zika, esperando parecer do LACEM.
O fluxo de notificação segue com os pacientes suspeitos procurando as Serviço de saúde PSF/HOSPITAL, depois eles notificam o setor da epidemiologia em 24h para ser feito o planejamento de ações de acordo com as informações recebidas e assim o setor de endemias e fazer as visitas domiciliares para fazer o bloqueio aos focos.
Com relação as ações desenvolvidas de prevenção e combate às arboviroses, a Secretaria de Saúde criou um Comitê Municipal Intersetorial de Combate as Arboviroses que trabalha em parcerias com as secretarias do governo; está fazendo educação em saúde nas redes sociais, carro de som, e com o Programa Saúde na Escola; programa na rádio; ação de prevenção nos distritos e sede; e o uso de UVB costal e UVB pesado (carro fumacê).
A coordenadora ainda relatou as ações realizadas pelos ACE's no programa de enfrentamento as arboviroses, mais de 45 mil imóveis foram inspecionados, 16 localidades onde foram feitos os bloqueios de casos com bomba costal motorizada, e 15 localidades com UBV com o carro fumacê. "Mas tudo isso só terá um resultado eficaz se a população nos ajudar, pois a maioria dos focos foram encontrados dentro das residências das pessoas", enfatizou Ailla.