Nesta manhã de quarta-feira (08) foi realizada em Mauriti a Caminhada de abertura da Semana de Prevenção ao Trabalho Infantil, uma mobilização popular que tem como objetivo chamar atenção da sociedade mauritiense para a necessidade de erradicação do trabalho infantil.
A caminhada teve início às 9 horas saindo do Proares e, percorrendo as ruas do centro até chegar à Praça Dr. Cartaxo. O momento contou com a participação de alunos das escolas da Rede Municipal. Foram apresentados temas relacionados à conscientização sobre os direitos de crianças e adolescentes, com foco na erradicação do trabalho infantil e na proteção.
O evento é alusivo ao Dia Mundial, Nacional e Municipal de Combate ao Trabalho Infantil, que é lembrado no próximo domingo, 12 de junho. No Brasil, o trabalho de crianças e adolescentes é proibido, exceto na condição de aprendiz. As instituições participantes da caminhada defendem o direito a uma infância plena, com ênfase no brincar, sonhar e estudar, em detrimento do trabalho precoce, que traz uma série de prejuízos físicos, psicológicos e sociais, especialmente nas atividades listadas pelo decreto federal 6.481, conhecida como "lista das piores formas de trabalho infantil".
"A caminhada é uma forma de levar à população a temática, com o objetivo de gerar conscientização social. O trabalho infantil atinge milhões de crianças brasileiras, e muitas delas estão na nossa região. A educação é a forma mais eficaz de erradicação deste mal", afirmou a presidente do CMDCA de Mauriti, Ligianne Gonçalves.