O prefeito em exercício de Mauriti, João Paulo Furtado, aproveitou a inauguração dos sistemas de abastecimento para fazer uma solicitação direta ao Ministério do Desenvolvimento Regional, e entregou em mãos ao Ministro Daniel Ferreira um oficio solicitando a interligação do Canal da Transposição do Rio São Francisco com o Açude do Quixabinha.
Segundo João Paulo, a solicitação que o Governo Municipal apresentou é por considerar que são aproximadamente 50km de aquedutos, pontes, bueiros e passarelas em terras Mauritienses da transposição, sendo o reservatório relativamente próximo desses trechos, aproximadamente 600 metros de distância. Ressaltou ainda que no Lote 06, o qual passa no município, existe o maior Túnel Hidráulico da América Latina, o Cuncas I, e o segundo maior Bueiro Hidráulico do Brasil, o Bueiro Palha.
A segunda solicitação feita também ao ministro diz respeito a COMUNIDADE DO AÇUDE DE PEDRA. Uma comunidade localizada também no Distrito de Palestina, próximo ao Sítio Canabrava, composta por aproximadamente 25 famílias, que, apesar de estar localizada às margens do canal da transposição do Rio São Francisco, não foi contemplada pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional - PISF. Com isso, o Governo municipal espera que sejam atendidas as demandas que só trarão mais benefícios para Mauriti.