A Prefeitura Municipal de Mauriti por meio da Secretaria de Educação, realizou hoje, 26, uma audiência pública, na Câmara de Vereadores, para a apresentação da proposta de Estudos Regionais de História e Geografia do Município de Mauriti de acordo com a Lei Municipal de 1.613/2021. A audiência contou com as presenças do secretário da pasta, Francisco José e do Chefe de Gabinete, Teófilo Neto.
O secretário deu as boas-vindas a todos e falou sobre a Lei Municipal aprovada pela casa legislativa. Segundo Francisco José, a referida Lei dispõe sobre a inclusão dos estudos regionais: história e geografia do município de Mauriti na grade curricular do sistema municipal de ensino.
Após a fala do secretário, a professora Jeciany Severo fez um relato sobre o que diz a Lei e sua aplicação. Segundo a professora, no Art. 2º da Lei versa sobre a incumbência de adotar medidas administrativas e legais cabíveis a introduzir na grade curricular permanente do município a disciplina História e Geografia de Mauriti, respeitando-se a legislação vigente a nível Estadual e Federal, tendo como abordagem obrigatória.
A professora relatou ainda o que na sua opinião será de suma importância conter no livro para ampliar os conhecimentos dos alunos do 1º ano ao ensino fundamental da rede municipal.
Entre seus destaques estão: I. História do Município e dos Mauritienses; Iniciativa do Poder Legislativo; Reforçar a Identidade Regional, Local e sobressair os Distritos; temas contemporâneos transversais. II. Os distritos, relevo, vegetação, solos e clima do Município de Mauriti; conhecer os aspectos geográficos e reconhecer lugares; evidenciar pontos turísticos, os impactos da transposição do Rio São Francisco no município; III. A economia do município de Mauriti; Rio São Francisco; Mercado Interno; Turismo; Agricultura.