O prefeito de Mauriti João Paulo Furtado, ao lado do secretário de educação Francisco José e da Procuradora Dra. Yanne Martins anunciaram em live na tarde de hoje, 06 de janeiro, o projeto de lei enviado para a Câmara que eleva o aumento do salário dos professores em 15%, após reunião com o vereador Tonhão Martins e os representantes do Sindicato dos Servidores Municipais. Na mesma oportunidade foi anunciado os motivos pelos quais não foi feito rateio para a classe durante o ano de 2022.
Segundo o secretário de educação, Francisco José, o município de Mauriti investiu em 2022 mais de 83% dos recursos do FUNDEB com pessoal e a Lei de Responsabilidade Fiscal impede o prefeito de elevar ainda mais o gasto com pessoal, por isso a gestão foi aconselhada pela assessoria contábil a não realizar o rateio.
Em contrapartida o prefeito João Paulo Furtado anunciou que arredondará o percentual do piso nacional dos professores acima do que foi anunciado pelo Governo Federal e pagará aos professores o percentual de 15% de aumento.