Nesta manhã, diversos Agricultores Familiares e Associações Comunitárias do município se reuniram na Prefeitura Municipal de Mauriti para participarem do processo de licitação pública do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE.
A Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, determina que no mínimo 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e as comunidades quilombolas.
Segundo o secretário de educação Francisco José, "este encontro - da alimentação escolar com a agricultura familiar - tem promovido uma importante transformação na alimentação escolar, ao permitir que alimentos saudáveis e com vínculo regional, produzidos diretamente pela agricultura familiar, possam ser consumidos diariamente pelos alunos da rede pública", destacou o secretário.
Para o secretário de agricultura, Paulo Gomes, esse momento é uma forma de mais compra direta da agricultura familiar, Mais merenda nas escolas e Mais segurança alimentar e nutricional. "Além de tudo isso ainda temos mais ocupação e renda no campo para os nossos agricultores que tanto precisam", disse Paulo.