Com o grande volume de chuvas observado nos últimos 15 dias, bem como nas últimas horas em todo o Município de Mauriti/CE, chegando a 160mm em determinadas localidades, o Prefeito Municipal, Joao Paulo Furtado, assinou nesta segunda-feira (27) o Decreto Municipal nº 18 que estabelece ESTADO DE ALERTA no Município de Mauriti, entre outras providências.
O referido decreto levou em consideração os diversos transtornos que vêm sendo observados em consequência do grande volume de chuvas, tais como famílias desabrigadas, aproximadamente 1.000 km (um mil quilômetros) de estradas vicinais desgastadas em diversas localidades do município e os rompimentos de boeiros apresentados na CE-384, o que a torna intrafegável no trecho que liga o Distrito de Umburanas a Cidade de Conceição/PB, mais precisamente nos Sítios Açude Velho e Machado.
Devemos ainda mencionar o aumento no volume de água armazenada em açudes do nosso município, em especial os localizados no Sítio Itabaiana, Sítio Carnaubinha - Distrito de Umburanas, Distrito do Anauá e os de pequeno porte de diversas localidades.
Com o ESTADO DE ALERTA todas as Secretarias Municipais e órgãos equivalentes deverão permanecer mobilizadas para o atendimento de situações emergenciais que venham a eventualmente ocorrer.
Ainda, as Secretarias Municipais de Infraestrutura e Obras Públicas, de Agricultura e Meio Ambiente, de Saúde e de Assistência Social, em conjunto com os demais órgãos da Administração Pública Municipal, deverão colocar servidores nelas lotados e equipamentos públicos à disposição da Defesa Civil do Município para auxiliar esta última na execução das ações necessárias à garantia da vida, da saúde e da integridade física dos munícipes em situação de risco em decorrência das chuvas.
O Decreto também cria e designa a COMISSÃO ESPECÍFICA PARA ELABORAÇÃO, MONITORAMENTO, AVALIAÇÃO E FISCALIZAÇÃO de ações necessárias para o atendimento de situações emergenciais que venham a eventualmente ocorrer.