A Prefeitura de Mauriti e o Conselho Municipal da Assistência Social realizou, no dia de hoje, 28, a XII Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro aconteceu no auditório da Escola Profissionalizante Padre João Bosco. Estiveram presentes a Secretária da pasta, Claudia Fernanda, o chefe de gabinete Teófilo Neto, representando o prefeito, a vereadora Celminha Santana e o presidente do conselho.
A edição teve como tema a "Reconstrução do SUAS (Sistema Único da Assistência Social): o SUAS que temos e o SUAS que queremos" e contou com a presença de representantes do poder público e sociedade civil.
No evento, foram eleitos os delegados que representarão o Conselho Municipal de Assistência Social nas conferências estaduais e aprovadas 60 proposituras que foram discutidas anteriormente, nos eixos: Financiamento; Controle social; Articulação entre os segmentos; Serviços, programas e projetos; Benefício e transferência de renda. As propostas foram debatidas em pré-conferências descentralizadas, realizadas ao longo do mês de julho.
Em espaço de caráter deliberativo e que permite o debate de ideias de maneira democrática, as conferências de assistência social são divididas em 3 âmbitos: municipal, estadual e nacional; e têm como objetivo avaliar a política de assistência social e definir as diretrizes para o aprimoramento do SUAS, de forma a consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais.