Natural do Município de Mauriti, Edelwass Barbosa Alves, de 38 anos, nasceu no dia 15 de dezembro de 1985 e passou parte da sua infância no distrito do Coité. Ele concluiu o ensino médio na Escola Adauto Leite em 2007.
No mesmo ano, Edelwass iniciou sua trajetória profissional como consultor de vendas em uma revendedora de motos no Município de Mauriti. Em 2008, foi aprovado no vestibular da Faculdade de Ciências Agrárias (FACIAGRA) para o curso de Engenharia Agronômica na cidade de Araripina, no estado do Pernambuco, onde se formou em 2013.
Após a formatura, Edelwass exerceu pela primeira vez a função de engenheiro agrônomo na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Mauriti, onde trabalhou de 2013 a 2017. Em 2018, ele começou a prestar relevantes serviços na área da saúde ao assumir o cargo de chefe dos transportes. Em 2020, assumiu a presidência do Instituto do Meio Ambiente de Mauriti (IMAM).
A partir de 2021, Edelwass passou a gerenciar a Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará (Ematerce) no Município de Mauriti, cargo que ocupa até hoje. Como gerente, ele é amplamente elogiado em suas diversas áreas de atuação e foi reconhecido pelo governo do Ceará como um dos gerentes que mais emitiu DAP e CAF no estado.
Edelwass Barbosa Alves acredita que "o sucesso é uma jornada, não um destino", refletindo sua dedicação e o reconhecimento mais que merecido por seu trabalho.